E aรญ, bora continuar aprendendo como fazer curva de scooter e outros tipos de motos? Dica muito รบtil a todos os motociclistas, em especial aos que tรชm scooter, esta รฉ a terceira publicaรงรฃo da sรฉrie 5 Segredos das Curvas. Assim, o terceiro segredo aborda os dois limites de inclinaรงรฃo, os quais o piloto deve conhecer e confiar.
- 5 segredos das curvas pt.1: as trรชs partes da curva
- 5 segredos das curvas pt.2: olhar que atrai ou distrai
- Moto parada na quarentena? Veja dicas de manutenรงรฃo para evitar surpresas
Na sรฉrie explicamos detalhadamente a melhor forma de fazer curvas em uma pilotagem defensiva. Entรฃo, para recordar, no primeiro tรณpico falamos sobre as trรชs partes da curva e, no segundo, relembramos a importรขncia de olhar para o ponto correto enquanto se pilota, no olhar que atrai ou distrai?
Hora de fazer curva de scooter ou motocicleta. Qual รฉ o limite da inclinaรงรฃo?
Antes de comeรงarmos a falar sobre a inclinaรงรฃo em si precisamos nos ater para alguns aspectos externos. Eles podem prejudicar a seguranรงa na pilotagem urbana e estradeira, seja com uma motocicleta ou com sua scooter:
– Curvas mal projetadas: como as curvas em superelevaรงรฃo negativa – que jogam a moto para fora da curva exigindo do piloto maior inclinaรงรฃo para superar a forรงa centrรญfuga;
– Buracos e outras imperfeiรงรตes de solo: encostar algo fixo da moto (pedaleiras, por exemplo) em uma vala ou buraco pode causar um travamento e consequente queda;
– Tipo de soloโ nรญvel de aderรชncia: saber diferenciar solo asfรกltico de solo terroso ampliarรก a capacidade do piloto em aplicar tรฉcnicas apropriadas a cada tipo de chรฃo;
– Pouca visibilidade da trajetรณria da curva: pilotagem em condiรงรตes adversas de tempo (meteorologia), noturna e falta de iluminaรงรฃo artificial nas vias;
– Pneus em mรกs condiรงรตes e mal calibrados: o pneu รฉ um dos itens principais para a seguranรงa em uma trajetรณria sinuosa.
Pronto? Entรฃo vamos nessa!
Afinal, quais sรฃo os dois limites de inclinaรงรฃo?
1: Limite de seguranรงa
2: Limite fรญsico
O limite de seguranรงa (fator piloto)
Sentir um frio na barriga ao avistar uma curva รฉ algo que acontece com praticamente todos os motociclistas, entรฃo saiba que vocรช nรฃo estรก sozinho. Ainda mais importante, lembre-se de que motos foram feitas para contornar curvas.
Uma das provas disso estรก nos pneus. Por incrรญvel que possa parecer, as laterais do pneu (que vamos chamar โborda de ataqueโ ou โombro dos pneusโ) sรฃo as que possuem maior รกrea de contato da borracha com o solo.
Desse modo, como diria o amigo e instrutor de pilotagem Tite Simรตes “o maior perigo estรก nas retas, onde o contato do pneu ao solo รฉ menor. Jรก nas laterais, o contato ao solo รฉ maior e, portanto, gera mais aderรชncia”. Portanto, รฉ isso mesmo.
Geralmente, a borracha na borda de ataque รฉ macia o suficiente para dar โdeformaรงรตesโ que ajudam a ampliar o limite de inclinaรงรฃo, fazendo atรฉ mesmo chegar a encostar partes fixas da moto nas curvas. O maior perigo, portanto, nรฃo estรก no limite de seguranรงa, mas sim no limite fรญsico. Entenda:
Limite fรญsico (fator mecรขnico)
Aqui, entendemos por fรญsico tudo o que estรก ‘preso’ (fixo) ร moto. Escapamento, carenagens, slider e, principalmente, as pedaleiras. Assim, aqui estรก uma das principais diferenรงas na hora de fazer curva de scooter ou com outro tipo de motocicleta, jรก que as scooter tรชm mais itens prรณximos ao solo do que, por exemplo, as street (como a CG 160) ou as trail (como a Crosser 150).
O perigo aqui รฉ o contato dessas partes fixas com o solo. Caso isso aconteรงa de forma abrupta a queda pode ser inevitรกvel. Por isso, conhecer esses limites รฉ um tema muito importante ministrado em cursos de pilotagem defensiva.
Geralmente, o primeiro item a encontrar o solo quando se inclina a moto sรฃo as pedaleiras – que podem atรฉ ser retrateis, diminuindo as chances de causar uma queda. Contudo, irรก variar de um modelo de moto ou scooter para outro. Pode ser o cavalete central ou o pezinho lateral, por exemplo.
De scooter ou moto, รฉ conhecer para confiar
Neste quesito as scooter requerem um cuidado especial. ร comum que elas tenham carenagens longas ou escapamentos baixos que podem tocar o solo ‘facilmente’, alรฉm, claro, dos cavaletes e pezinhos. Assim, รฉ fundamental que o piloto conheรงa os limites e caracterรญsticas da prรณpria motocicleta.
Desse modo, algumas motos (como as trail) possuem limites fรญsicos maiores, enquanto outras (como as custom) sรฃo mais limitadas neste quesito. Neste aspecto, as scooter estรฃo mais prรณximas do segundo time do que do primeiro, entรฃo tenha cautela.
Aproveitando, preciso fazer uma ressalva aqui. Nรฃo estou incentivando vocรช a fazer curvas em inclinaรงรฃo mรกxima, raspando o cotovelo (ou a pedaleira) como se estivesse em uma prova da MotoGP. Apenas estou buscando lhe dar mais seguranรงa ao mostrar que as motos foram sim projetadas para fazer curvas.
E, ainda, รฉ importante lembrar que muitos acidentes ocorrem por falta de conhecimento ou por medos em determinadas situaรงรตes. Entรฃo, fique tranquilo e busque perder o medo de inclinar aos poucos.
Prรณximo episรณdio: a danรงa
E aรญ, curtindo a nossa sรฉrie? Estamos sendo detalhistas em cada um dos aspectos, em cada um dos 5 segredos das curvas. No prรณximo episรณdio iremos dar continuidade ao tema รขngulos de curvas ao falar sobre o movimento do corpo. ร hora de chamar sua moto, seja uma scooter ou nรฃo, para bailar!
Atรฉ a prรณxima semana ๐