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A big trail da Husqvarna, Norden 901, já chegou o Brasil. Foi uma ação quase silenciosa, sem movimentos de grande impacto no mercado, mas que já comercializou o pequeno lote inicial trazido ao país – mesmo com cada moto custando mais que uma Ducati Multistrada V4S (R$ 149.900). Nunca antes uma dúzia de Husqs foi tão cobiçada…

Husqvarna Norden 901 no Brasil

Enquanto grande parte do mercado de motos no Brasil estava em êxtase com o lançamento da big trail da Harley-Davidson, a Pan America 1250, outra novidade desembarcava no país. E tão interessante quanto.

Husqvarna Norden 901

Husqvarna Norden 901 compartilha componentes com a KTM 890 Adventure e tem preço para poucos no Brasil: R$ 165 mil

A representante da Husqvarna no Brasil, a Power Husky, começou a vender a Norden 901. O modelo foi lançado na Europa ao final do ano passado, depois de mais de um ano da apresentação do conceito.

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Por aqui, a moto chegou em seu primeiro lote de 12 unidades. O preço de R$ 165 mil não intimidou os compradores, que já esgotaram as vendas na única concessionária da marca no país, localizada em São Paulo.

Apesar da Husqvarna ser sueca, a motocicleta é fabricada na Áustria, casa da KTM, marca proprietária dos escandinavos. Foi de lá que os modelos chegaram de importação direta, sem montagem local ou quaisquer isenções fiscais.

Baseada na KTM 890 Adventure

Sendo a Husqvarna uma subsidiária da KTM, parte mecânica da Norden 901 vem de um conjunto familiar… O modelo sueco usa a base da KTM 890 Adventure, moto presente no Brasil também, em duas versões, com preço igualmente salgado: R$ 140 mil.

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Com isso, a Norden compartilha o motor, transmissão e suspensão dianteira com a 890. Estamos falando do bicilíndrico com 889 cm³ refrigerado a água, que na Norden 901 rende 105 cv de potência a 8.000 rpm e torque de 10 kgf.m a 6.500 rpm.

Husqvarna Norden 901 no brasil

Até agora, apenas 12 cobiçadas unidades vieram ao Brasil – e venderam como pão quente

Outros detalhes são o câmbio de seis marchas com transmissão secundária por corrente. A moto tem embreagem assistida e deslizante e quickshifter bidirecional. As referidas suspensões contam com jogo WP Apex, garfo invertido com curso de 220 mm e monochoque na traseira com curso de 210 mm.

As rodas raiadas têm na dianteira aro 21 e 18 na parte de trás. Tudo calçando pneus radiais Pirelli Scopion Rally ATR nas medidas 90/90 e 150/70, respectivamente. O modelo tem peso em ordem de marcha de 223 kg e conta com freio ABS atuante em curvas e desligável – para um melhor proveito no off-road.

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Veja também:

KTM 890 Adventure também é disponibilizada no país e custa quase R$ 20 mil a menos. Assim, sai por ‘apenas’ R$ 139.900

 

Diferenças das Husqvarna e KTM

Com preço muito próximo, o que a Husqvarna Norden 901 oferece como exclusividade frente a opções domo Pan America e KTM 890? Ela tem personalidade própria!

Uma moto que não se confunde na imensidão do mercado atual das big trails. O modelo tem design que remete ao estilo retrô. Deixa de lado também as tendências das contemporâneas concorrentes Triumph Tiger, Ducati Multistrada e a rival direta BMW F 850 GS.

Modelo oferece uma nova e própria personalidade ao conjunto da fabricante austríaca

Tudo isso é confirmado pelo grande farol redondo na dianteira junto da carenagem. Linhas arredondadas, que podem ecoar nos antigos fãs das clássicas Yamaha Tenéré do passado. O visual é aliado a um confortável banco largo, um tanque alto e a moderna iluminação full-LED.

A tecnologia também está presente no controle de tração e três modos de pilotagem – street, rain e off-road. Tudo isso monitorado pelo painel de instrumentos em tela TFT, que exibe também a pressão dos pneus. O modelo tem ainda um para-brisa que oferece proteção aerodinâmica.

bigtrail Husqvarna Norden 901

Motor de 120 cv, ABS comutável, suspensões de longo curso e visual inspirado nas máquinas clássicas do Dakar. De quebra, a Norden tem ares de big trail exclusiva

A Norden 901 tem tanque com capacidade para 19 litros, que promete autonomia superior a 400 quilômetros. São 22,2 km/l de consumo médio, segundo a marca. Com tudo isso, a trail se apresenta como um escolha seleta e com personalidade, frente a irmã da KTM.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]