Leve, com mais de 30 cv e conceito modern cafe racer a Husqvarna Vitpilen 250 é mais uma das muitas motos que gostaríamos de ter no Brasil. Por aqui, seria certeza de exclusividade e diversão em um segmento marcado pela economia e onipresença de marcas japonesas.
- Triumph Trident 660: motos que queremos no Brasil
- KTM 200 Duke: o que muda na nova geração
- A KTM Adventure 390 deve vir ao Brasil – em 2021
Uma 250 com 31 cv
O motor que equipa o modelo é o mesmo monocilíndrico, arrefecido a líquido e com 249 cm³ que move a KTM 250 Duke. Isso acontece porque a Husqvarna pertence ao grupo da fabricante austríaca, que por sua vez tem a indiana Bajaj como uma das acionistas. Por isto é comum ver a Vitpilen à venda em países onde a Bajaj tem operação, como na sua terra natal Índia.
O propulsor entrega 31,3 cv a 9.000 rpm e 2,44 kgf.m de torque a 7.250rpm e atua junto de um câmbio de seis velocidades. Além do motor, essa Husqvarna compartilha com a KTM o fornecedor de freios, a ByBre, marca do grupo Brembo, e também o conjunto de suspensões, assinados pela WP.
Como a missão do conjunto é mover apenas 153 kg o resultado é uma moto ágil e quase arisca. Ainda, oferece posição de pilotagem agressiva, com guidão baixo e pés levemente recuados, permitindo ao condutor desfrutar curvas com esportividade.
A Vitpilen tem uma ‘irmã’ scrambler com quem compartilha praticamente todos os componentes, a Svartpilen 250. A dupla adota o design de motos maiores, como as Vitpilen 701 e a Svartpilen 401. Não por acaso, a KTM oferece as Duke 390 e 690, compartilhando motor e outros itens com as Husq.
Husqvarna Vitpilen 250 no Brasil
Se imaginar rodando com uma Vitpilen 250 no Brasil, desfrutando do prazer ao guidão em curvas sinuosas numa ensolarada manhã de domingo, ainda é uma cena de amor platônico para nós. Isto porque o modelo não tem tendência a vir ao Brasil, uma vez que por aqui a marca é representada por outra empresa (a Power Husky) e com foco em motos de competição, sobretudo off-road.
Num hipotético cenário de vinda ao país a Husqvarna elevaria o nível das street médias, onde disputaria a preferência do consumidor com modelos como Honda CB 250F Twister, Yamaha Fazer 250, KTM 200 Duke e até BMW G 310 R. Entretanto, entregaria um projeto muito mais divertido e com estilo único no setor, atraindo infinitos olhares a cada parada em ruas ou estradas.