Salão Duas Rodas 2015 Por Bitenca 07/10/2015 10:46 (há 9 anos).

A Indian Motorcycle foi a primeira fabrica americana de motocicletas e apresenta a sua linha de produtos no Brasil no Salão Duas Rodas, em São Paulo. As motocicletas Indian Scout, Chief Classic, Chief Vintage, Chieftain e Roadmaster, a linha de acessórios e vestuário com a grife Indian, uma rede de concessionárias e perspectivas do negócio foram apresentadas aos jornalistas do setor,  na apresentação da abertura do Salão Duas Rodas.

Rodrigo Lourenço, diretor geral da Polaris para a América do Sul, detentora da marca Indian

 

As motocicletas são equipadas com emblemáticos motores V-Twin fabricados pela própria marca. O de 1133cc equipa o modelo Scout e o motor Thunder Stroke de 1811cc propulsiona as outras motos, restante da linha. Câmbios de seis velocidades, chassi em alumínio forjado e assentos em couro são características importantes nos modelos que serão produzidos no Brasil, no sistema CKD, em Manaus, AM.  “A chegada da Indian Motorcycle é um marco na indústria de motocicletas do país e isso só aumenta a nossa responsabilidade e compromisso em oferecer aos entusiastas de motos custom, produtos com alto padrão de acabamento, excelente performance e uma experiência premium no relacionamento com a marca”, define Rodrigo Lourenço, diretor geral da Polaris para a América do Sul, detentora da marca.
Até o fim de 2015 serão quatro concessionárias nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis, como lojas exclusivas da Indian Motorcycle. Além de contar com um showroom de produtos acessórios e vestuário, estarão disponíveis oficinas completas para atender aos clientes da marca. Novas concessionárias serão anunciadas em 2016, nas demais regiões do país. Com isso, a ideia da Indian Motorcycle é propiciar ao mercado brasileiro uma experiência completa de uma marca com grande herança histórica, mas com grandes novidades relacionadas a design e tecnologia para um futuro promissor.

Para Lourenço, a expectativa é que sejam comercializadas em torno de 800 motos no primeiro ano de atuação no país. “O Brasil continua sendo um dos mais relevantes mercados da indústria de motocicletas e em pouco tempo deverá tornar-se um dos maiores mercados para a Indian Motorcycle, fora dos Estados Unidos. Devido ao cenário econômico atual, estamos iniciando as operações com mais cautela e acreditamos em forte crescimento no longo prazo”.

A marca tem história cheia de realizações importantes em competições e em aplicações de tecnologia

HISTÓRIA
Fundada em 1901, nos Estados Unidos, em poucos anos, a Indian Motorcycles criou o primeiro motor americano V-Twin a 42 graus para motocicletas. Naqueles primeiros anos, as motos produzidas firmaram diversos recordes de velocidade e distância dos Estados Unidos e obtiveram recorde de vendas com 32.000 motos vendidas, já em 1913. Foram pioneiros em tecnologia, como a suspensão dianteira ajustável, a partida elétrica, a iluminação elétrica, a balança na suspensão traseira, o próprio punho rotativo no acelerador e a transmissão com duas velocidades.

Durante as guerras mundiais, a Indian Motorcycles direcionou seus esforços para as demandas militares. O mais importante foi o modelo Powerplus que se mostrou confiável e com um motor que atendia bem as necessidades das tropas.

Mais tarde, em 1950, a produção é interrompida assim como todas as suas atividades e só em 2011 a Polaris adquire o direito de uso da marca mais tradicional americana.

A performance das Indian Motorcycles levou Burt Munro a perseguir incansavelmente um recorde mundial de velocidade. O Neo Zelandês modificou sua Indian Scout intensamente, até que finalmente ele firma o recorde de 183,586 mph (293,735 km/h) no ano de 1967 em Bonneville Salt Flats. O recorde depois, foi corrigido para 184,087 mph (294,539 km/h) pela (American Motorcycle Association) AMA em 2014. Munro tinha 68 anos quando fez a façanha e a sua história foi contada em um filme, “A Indian mais rápida do mundo“. A moto que ele usou como ponto de partida foi uma Indian Scout de 600cc fabricada em 1926

Hoje essa herança histórica e paixão reacendem sob a nova administração da empresa norte-americana Polaris Industries. Com faturamento de US$ 4,5 bilhões em 2014, a Polaris está presente, além do Brasil, em mais de 130 países.

CONCESSIONÁRIAS
Com toda essa herança histórica e expectativa gerada pela inédita chegada da marca no Brasil, a Indian Motorcycle promete, até o final de 2015, abrir concessionárias em quatro importantes capitais do país: São Paulo, SP, Rio de Janeiro, RJ, Florianópolis, SC e Belo Horizonte, MG. Todas elas são exclusivas para comercialização de produtos e serviços da marca e oferecem oficinas autorizadas com mão de obra especializada, além de uma loja de acessórios e vestuário, onde estarão disponíveis itens masculinos e femininos como jaquetas, camisetas e luvas, além de bonés, canecas, chaveiros e outros itens colecionáveis, possibilitando que o cliente tenha uma experiência completa com a marca: “Nessa primeira fase focamos nas regiões Sul e Sudeste por se tratar de mercados com maior presença do segemento custom. Para 2016, devemos expandir a rede de concessionárias para as demais regiões. Nosso principal objetivo é oferecer lojas exclusivas, dentro  do padrão mundial da Indian Motorcycle e proporcionar um atendimento de excelência para os clientes de motos premium”, explica Lourenço.
A marca pretende dobrar o número de concessionárias até o final de 2016.

AS MOTOS
No primeiro momento, com previsão de chegada nas lojas no mês de Novembro, estarão disponíveis a Indian Scout, a Chief Classic e a Chief Vintage. Os modelos Chieftain e Roadmaster estão previstos para o primeiro trimestre de 2016. Todos os produtos se destacam pelo alto padrão de acabamento, potência e suavidade do motor, além de dois anos de garantia de fábrica sem limite de quilometragem.

INDIAN SCOUT
Mantendo o estilo autêntico o motor V-Twin 1133 cc tem refrigeração líquida, isso demonstra a tecnologia atual empregada no seu projeto. O motor tem operação suave e uma transmissão de seis velocidades. Disponível nas cores vermelho, prata e preto (Indian Red, Silver Smoke e Black Smoke), possui chassi em alumínio forjado com peso reduzido e assento em couro premium, garantindo agilidade e conforto na pilotagem.
Preço Sugerido: R$49.990,00

CHIEF CLASSIC
A Chief Classic une a tradição e a modernidade mantendo o DNA original.  O motor é o V-Twin Thunder Stroke 111 de 1811cc, com transmissão de seis velocidades, chassi em alumínio forjado, sistema de partida sem chave e cruise control (piloto automático). A Chief Classic está disponível nas cores vermelho e preto.
Preço Sugerido: R$79.990,00

CHIEF VINTAGE
A Chief Vintage volta do passado com o motor V-Twin Thunder Stroke 111 de 1811 cilindradas, cruise control, chassi em alumínio forjado, partida sem chave, alforjes laterais e assentos em couro premium, além de para-brisa removível. A moto está disponível nas cores verde e branco (Willow Green & Ivory Cream) e preto (Thunder Black).
Preço Sugerido: R$89.990,00

CHIEFTAIN
Desenvolvida para combinar potência e conforto, a Chieftain é equipada com o motor V-Twin Thunder Stroke 111, transmissão de seis velocidades, partida sem chave, para-brisa elétrico, cruise control, monitoramento de pressão dos pneus, sistema de áudio de 100 watts com bluetooth, alforjes rígidos a prova d’água, bagageiro traseiro com trava elétrica ativados via controle remoto e assentos em couro premium. O modelo estará disponível em duas opções de cores: vermelho e preto. A previsão de chegada da Chieftain nas concessionárias é para o primeiro trimestre de 2016.

ROADMASTER
Feita para longas viagens, a Roadmaster expressa design inovador e conforto combinados com tecnologia. O motor é o V-Twin Thunder Stroke 111 de 1811 cc, o modelo possui transmissão de seis velocidades, partida sem chave, para-brisa elétrico “horizon”, cruise control, monitoramento de pressão dos pneus, sistema de áudio de 200 watts com bluetooth, alforjes rígidos a prova d’água, bagageiro traseiro com travas elétricas ativados via controle remoto e assentos em couro premium com aquecimento duas zonas.
O modelo estará disponível nas concessionárias da marca no país no primeiro trimestre de 2016.

Bitenca
Pioneiro no Motocross e no off-road com motos no Brasil, fundou em 1985 o TCP (Trail Clube Paulista). Desbravou trilhas em torno da capital paulista enquanto testava motos para revistas especializadas.
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