Competições Por motonline 15/06/2013 13:40 (há 12 anos).

Emoção, adrenalina, força de vontade e superação. Todos esses componentes foram necessários aos pilotos que participaram da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Moto-Turismo, a prova CBM – Hiperação de motociclismo de resistência, e com certeza também serão importantes para os participantes da segunda etapa.

Na etapa anterior, foram três modalidades: 1000 km em 24 horas – Prova calor, 1500 km em 24 horas – Prova chuva e 2000 km em 24 horas – Prova vento. Já na próxima etapa, que acontece nos dias 29, 30 e 31 de agosto, em São Paulo (SP), a competição contará com uma modalidade a mais: 3000 km em 48 horas – Prova noite.

As provas de resistência em motociclismo são propostas aos pilotos que buscam o desenvolvimento e aprimoramento em técnicas e bons procedimentos para a prática de Moto-Turismo de longas distâncias, onde o planejamento e a atenção com a segurança do competidor e da motocicleta estão entre as prioridades. As distâncias percorridas em uma competição podem variar de 1000 a 7000 km, com condições técnicas e tempo pré-determinados, mas sempre com respeito às regras e leis de trânsito. “A ideia dessas provas é superar os seus próprios limites e se autodescobrir nessas provas. Ao contrário do que pensam, atenção, segurança, condicionamento físico, gestão emocional, conservação da motocicleta, e atender as regras e leis de trânsito, são prioridades. Por isso, o planejamento é fundamental para a realização de provas, onde conscientização e atitude são fundamentais”, ressalta Oswaldo Fernandes Junior,  diretor de Moto-Turismo da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo. Por isso, os pilotos que tiverem melhor estratégia, controle físico e emocional, tem chances de obter melhor desempenho e superação nessas competições.

O piloto Gustavo Araújo que participou da Prova Vento, na primeira Etapa, aprovou a competição: “Foi uma experiência única, identificar e superar os limites do corpo. É mais um passo no autoconhecimento tanto da máquina quanto do piloto. Estamos um passo a frente, sabemos até aonde podemos ir”.

Na primeira etapa foi instalado um rastreador veicular em cada motocicleta, para que a organização de prova, familiares e amigos pudessem seguir e rastrear cada piloto, avaliando posicionamento real, velocidade de pista, rota realizada e condição técnica de cada piloto. Foi uma ferramenta importante para supervisão e acompanhamento geral da prova.

As inscrições para a segunda etapa já estão abertas. Para participar da competição, o piloto deve ser filiado ou filiar-se à CBM. Após fazer a filiação pelo site da CBM – solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail: info@mototurismocbm.com.br.

Confira o resultado da primeira etapa:

Calor: 1000 km em 24 horas
Fernando Porto

Chuva: 1500 km em 24 horas
Alceu Yamauti
Pedro Luiz Gomez Cardoso
Hugo Eneas Salomone Filho
Rindley Silva
Daniel Fernando Martines
Claudinei De Paula Santos
Luiz Miguel Muñoz Faria

Vento: 2000 kms km em 24 horas
Gustavo Dias Araújo Dos Santos
Luis Antonio Arakaki
Antonio Marcos Lara Dias
Fausto Marcos Sampaio
Rodrigo Tonieti
Antonio Lopes
Cesar Peralta

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos