Gerais Por Thays Martins 13/10/2021 18:22 (há 3 anos).

Já imaginou um espaço dedicado exclusivamente para contar a história das motocicletas? Pois é, a Itália resolveu valorizar o título de país dos veículos e está investindo 2,3 milhões de dólares em um grande museu de motos.

O investimento surgiu por meio do Ministério da Cultura, que financiará um projeto de aproximadamente R$ 13 milhões. Assim, é pretendido construir um Museu Nacional de Motocicletas em um complexo já usado por uma famosa montadora para contar a história de suas motos.

.

Museu de motos já é um amor antigo dos italianos

A Beelli já possui seu próprio museu e chamou a atenção dos governantes para o investimento

Os italianos já entenderam que museus são muito importantes para a valorização da cultura duas rodas no país. Prova disso é o sucesso da Galeria da Academia de Belas Artes, em Florença, e o frequente investimento nesse tipo de turismo. 

Assim, para preservar sua história, a tradicional marca italiana possui o Museu Pesaro Benelli e o Museu Officine Benelli onde são expostos os modelos mais famosos da marca. A fabricante de motos possui 110 anos de atuação, sendo a mais antiga companhia de motociclismo italiana em funcionamento e uma das fábricas de motocicletas mais antigas do mundo em atividade.

O complexo será um grande acervo histórico sobre as motocicletas

Sabendo do sucesso da Benelli, o Ministério da Cultura da Itália resolveu investir na construção de um novo museu de motos próximo a esses dois espaços. Assim, fará com que seja criado um grande complexo de museus sobre motocicletas. Desse modo, facilita o passeio dos amantes das duas rodas para que conheçam tudo em uma única região.

.

Capital mundial das duas rodas

A Benelli funciona na cidade de Pesaro há mais de 100 anos

Todo o complexo ficará localizado na cidade de Pesaro, a 300 km de Roma e 270km de Florença. Assim, o prefeito Matteo Ricci foi enfático em dizer que quer transformar o município em a “capital mundial das duas rodas”. Afinal, o museu da Benelli já conta a história dos 110 anos da fabricante e reúne mais de 200 motos entre Benelli e MotoBì.

“Um local de grande valor, que só poderia nascer na nossa cidade, a ‘Terra dos Pilotos e Motores’, onde vivem muitos colecionadores, a começar pela coleção Morbidelli atualmente exposta no Museu Pesaro Benelli”, afirmou o prefeito.

Veja também:

.

Retomada das visitas

O museu da fabricante italiana foi reaberto no primeiro semestre deste ano

Desde o dia 29 de maio os museus Benelli retomaram as visitas presenciais. Com isso, estão observando como é trabalhar a partir das restrições para controlar o avanço da covid-19 no país. Dessa forma, voltaram com uma grande exposição da coleção Morbidelli do Automotoclub Storico Italiano (ASI), composta por 71 motocicletas de 30 marcas diferentes.

Quem disse que motocicleta não é cultura? A Benelli conta a história de motos incríveis e traz seu museu como uma opção de lazer

Assim, a nova exposição tem como objetivo atrair de volta o público que curte motos por meio da exibição de motos marcantes da  Moto Guzzi, Harley-Davidson e Moto-Rêve. Por fim, o Ministério da Cultura terá um termômetro de como será o novo projeto em termos de visitação e movimentação do turismo na região.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos