Competições Por Guilherme Augusto 17/10/2019 23:07 (há 5 anos).

A equipe Kawasaki Racing Team conquistou o seu quinto título mundial no SuperBike e com uma rodada de antecedência. O piloto Jonathan Rea levou o time ao pódio na última etapa, na Argentina, assegurando  o pentacampeonato por equipes ao grupo japonês.

Pentacampeonato da Kawasaki no WSBK veio após uma virada quase inacreditável sobre a Ducati – que venceu as oito primeiras provas

Hegemonias fazem parte do universo do esporte a motor, F1 e MotoGP são exemplos. Mas no WSBK quem está mandando é a equipe da Kawasaki e o homem a ser batido é Rea. Desde que a fórmula da moto japonesa o piloto inglês ganhou liga, já se foi meia década de domínio no Mundial de SuperBike.

Kawasaki celebrando título no Mundial de SuperBike. Mais uma vez

Kawasaki e Ducati protagonizam duelo no SuperBike

Entretanto, vencer em 2019 não foi tão fácil. A equipe oficial da Ducati, a Aruba Racing, iniciou com nada menos que oito vitórias nas quatro primeiras etapas da temporada. O ex-coadjuvante da MotoGP Álvaro Bautista levou a nova Panigale V4 ao lugar mais alto no pódio nas rodadas duplas, deixando Rea amargar constantemente o segundo posto.

Salvas as devidas proporções, os dois pilotos da Kawa foram fundamentais para a conquista – e as quedas consecutivas de Rea, também

Imola mostrou-se o ponto de virada para Kawasaki, quando o inglês retornou à vitória. Mas foi só em Misano que a equipe chegou na frente do campeonato das equipes. Isso graças ao triunfo de Rea no tempo chuvoso e o retorno ao pódio do colega Leon Haslam, na sétima etapa.

Depois disso, Bautista perdeu parte do seu brilho, faturando apenas duas vitórias e um terceiro lugar. O espanhol chegou a obter uma vantagem de 61 pontos sobre Jonathan, mas caiu em quatro corridas consecutivas; na Espanha, Itália, Grã-Bretanha e Estados Unidos. A consistência do piloto da Kawasaki, já vista nos embates iniciais, mostrou-se fator importante.

O elegante pentacampeão Jonathan Rea

Temporada brilhante

A Kawasaki Racing Team alcançou 37 pódios em 2019 no WSBK (31 de Rea, 6 de Haslam). O time venceu um total de 14 corridas, todas com o piloto agora pentacampeão. Rea também fez 11 voltas mais rápidas durante a temporada deste ano. Faltando ainda a derradeira etapa em Losail, no final de semana, pode ser que estes números aumentem. Mas nem tudo acabou. A 13ª e última etapa do Mundial de SuperBike 2019 acontece no Qatar, de 24 e 26 de outubro.

Resultado do WSBK 2019 após 12 etapas

Jonathan Rea (GB) Kawasaki – 544 pontos
Álvaro Bautista (SPA) Ducati – 415
Alex Lowes (GB) Yamaha – 279
Michael van der Mark (NED) Yamaha – 274
Toprak Razgatlioglu (Tur) Kawasaki – 260
Leon Haslam (GBR) Kawasaki – 239

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos