Nós já falamos aqui algumas vezes sobre a agressividade (no bom sentido) da Kawasaki no mercado nacional, afinal, a japonesa mostra esforços para manter o Brasil atualizado com seus principais lançamentos globais. Foi assim com a Z900 RS, por exemplo, exibida ao mundo em outubro de 2017 e apresentada no Brasil já no mês seguinte. Mas e quanto a outras novidades, como a naked média Z 400 e a clássica W800, será que desembarcam aqui? Nossa aposta é sim e não, respectivamente.
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Kawasaki Z 400 no Brasil
Como já acontecia com a antecessora de 300 cm³, a Z 400 divide a mesma plataforma da irmã carenada, no seu caso a divertida (e rápida) Ninja 400. Outro fator comum entre as novas naked e esportiva é o fato de que representam um salto de tecnologia e desempenho em relação às suas gerações anteriores – e é justamente isto que pode dar nova vida às vendas da naked verde no Brasil.
A Z400 promete fazer sucesso se vier ao nosso mercado – o que nos faz acreditar que em breve será lançada aqui. É mais leve (173kg para 167 kg, em ordem de marcha), potente (48 cv e 3,9 kgf.m de torque ante os 39 cv e 2,8 kgf.m) e ágil (com novo chassi e embreagem deslizante mais leve) que a Z300. Também tem iluminação em LED, freios ABS (com discos de 310 mm e 220 mm atrás) e o painel digital da Z650. Saiba tudo sobre a Z400 aqui.
Claro que a Z300 é uma moto repleta de qualidades (relembre nosso teste), mas sofreu com o lançamento de concorrentes e suas vendas caíram à medida que as da Yamaha MT03, por exemplo, cresceram quase 50%. Isso talvez porque faltava um pouco de vigor à Kawasaki, algo que será suprido pela Z400 – assim como ocorreu com a evolução da Ninja 300 para a 400.
EMPLACAMENTOS NAKED ‘PREMIUM’ – 300 A 500 CM³ |
||||
Kawasaki Z 300 | Yamaha MT03 | Honda CB500 | KTM 390 DUKE | |
2015 | 713 | – | – | – |
2016 | 1.239 | 4.519 | 3.255 | 308 |
2017 | 1.032 | 6.672 | 3.523 | 280 |
2018 | 714 | 6.732 | 6.005 | 386 |
Total | 3.698 | 17.923 | 12.783 | 974 |
W800 é hipótese descartada
Sobre a W800 temos um posicionamento oficial da Kawasaki – e a resposta é não. A marca reconhece a importância do crescente segmento das clássicas, mas enfatiza que permanecerá representada nele com a Z900 RS e Z900 RS Café, apenas. Também aproveitou o contato para lembrar que fez outros importantes lançamentos no Brasil em 2018, com a chegada de Ninja 400 e Vulcan S.
Já para 2019, a Kawa afirmou em nota que “a meta oficial é crescer 10%, porém somos uma empresa que adora desafios e vamos novamente trabalhar forte pra conseguirmos superar essa meta. Para isso continuamos com uma política comercial agressiva, com diferentes ações a cada mês, e vamos ter outros lançamentos significantes” – por exemplo o da Z400, imaginamos. Vamos aguardar.