Publicidade

Confirmando os fortes rumores, a Kawasaki trouxe ao Brasil a novíssima ZX 4R. A esportiva ganhou repercussão mundial pela sua ficha técnica e vocação racing, destacada pelo motor de 399 cc e 4 cilindros com 80 cv de potência. Mas a apresentação do modelo por aqui teve uma particularidade: Kawasaki apresentou um modelo, anunciado como outro e vestido como um terceiro.

kawasaki zx 4rr

Não confunda: Kawasaki mostrou a ZX 4R SE, vestida de ZX 4RR e apresentada no evento de lançamento (foto) como ZX 4R

 

Kawasaki ZX 4R no Brasil

Calma, a gente explica. A nova ZX está disponível em três versões mundo afora, ZX 4R (standard), ZX 4R SE e ZX 4RR, com variações mecânicas e estéticas entre si. Aqui teremos a intermediária a SE, mas durante o lançamento ela foi apresentada sob nome 4R e, na ocasião, estava ‘vestida’ com a carenagem da RR.

Publicidade

Apresentada em Interlagos como ZX 4R, a Kawasaki ZX 4R SE será vendida por R$ 55.990

 

O que muda entre as versões

A diferença mais visível entre a Kawasaki ZX 4 RR e a 4R SE é o design. Segundo a matriz da Kawa no Japão, apenas a RR possui ‘gráficos de nomenclatura RR’ e somente ela ostenta o esquema de cores Kawasaki Racing Team na maioria dos mercados. Assim, no próprio Japão (como na Europa e Estados Unidos), a SE é vendida unicamente em cores sólidas (como preto e azul). Entretanto, países como a Tailândia possuem a versão com os grafismos KRT (e só um R na carenagem, claro), o que deve se repetir no Brasil.

zx 4r

Além de um R a menos na carenagem, a ZX 4R SE (foto), que será vendida no Brasil, tem diferenças na suspensão e peso em comparação com a ZX 4RR

Publicidade

As suspensões também diferem. A versão SE têm garfo dianteiro Showa SFF-BP com regulagem de pré carga, mesmo ajuste encontrado na suspensão traseira. Já a topo de linha RR mantém a suspensão frontal mas usa outro conjunto atrás – segundo a marca, o mesmo tipo de amortecedor traseiro Showa BFRC-lite com ajuste completo encontrado na ZX-10R.

kawasaki zx 4r azul

O modelo SE costuma ser encontrado em cores sólidas (como azul ou preto), deixando a combinação Kawasaki Racing Team à versão topo de linha. Porém, no Brasil deve ser inspirada nas cores da KRT

Assim, os cursos das suspensões também são outros. A SE tem 112 mm na roda traseira, contra 124 mm da RR. Além disso, a SE é um quilo mais pesada, marcando 190 kg na balança. Já a versão de entrada ZX 4 R tem suspensão dianteira Showa FF-BP não ajustável, com traseira idêntica a da versão SE. E também é mais leve, com 188 kg.

 

Publicidade

Para fechar, os preços mudam. Vamos tomar como base o Japão, terra natal da marca. Por lá, a ZX 4R SE custa 1.122.000 ienes, enquanto a 4RR sai por 1.155.000 ienes. Já a ZX-4R padrão, versão mais acessível do modelo, não está à venda no país. Em conversão direta, estamos falando de R$ 37.200 e R$ 38.400.

 

 

Ficha técnica da Kawasaki ZX 4R SE

O maior destaque da ZX-4R SE é o motor, único 399 cc de 4 cilindros da atualidade. Já equipado com o sistema Ram Air, ele entrega 80 cv de potência e 4 kgf.m de torque máximos, a 15.000 e 13.000 rpm. O câmbio é de 6 marchas, com quickshifter bidirecional, além de embreagem assistida e deslizante.

A ZX 4 R SE tem suspensões dianteira e traseira com ajuste de pré carga, mas o destaque maior fica com o motor girador de 4 cilindros e 80 cv

 

Na tecnologia, conta com 4 modos de pilotagem, mapas de potência, controle de tração, tomada USB e sistema de conectividade bluetooth, integrado ao aplicativo Rideology. A iluminação é full LED e todos os recursos são gerenciados pela tela TFT de 4,3 polegadas, personalizável em dois modos de exibição

Para fechar, a ciclística. O modelo tem freios ABS assinados pela Nissin, com discos dianteiros duplos de 290 mm e disco simples de 220 mm atrás. Os pneus são Diablo Rosso III e o tanque, de 15 litros. Sobre o consumo, Kawasaki japonesa afirma que a ZX-4R faz médias de 20,4 a 24,4 km por litro.

A Ninja ZX 4R SE tem painel TFT, modos de pilotagem, conectividade bluetooth, quickshifter bidirecional e muito mais

 

Preço e vendas da ZX-4 R no Brasil

Por aqui o modelo foi apresentado dia 21 de junho, nas redes sociais da Kawasaki, e posteriormente exibido em Interlagos. Segundo a marca, a ZX 4 R deve chegar às concessionárias em outubro de 2023, com preço sugerido de R$ 55.990. Detalhe: valor já com frete incluso.

Segundo a Kawa, a ZX 4R SE vendida no Brasil terá visual ‘inspirado nas cores e grafismos da Kawasaki Racing Team’, devendo se aproximar da versão oferecida em países como a Tailândia (foto: Motosaigon)

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza