Motos Elétricas Por Fernando Santos 15/07/2022 18:00 (há 2 anos).

A conversão de carros clássicos para a motorização elétrica já é uma realidade no mercado, embora seja um nicho. Agora, uma empresa adota a mesma ideia e aplica isso para motocicletas de época da BMW, criando novas motos elétricas! Dá uma olhada em que inusitado…

Convertendo antigas BMWs em motos elétricas

A empresa holandesa LM Creations lançou um kit de conversão para motos clássicas da BMW. A novidade transforma as motocicletas da velha escola, a combustão, em uma elétrica movida a bateria.

Modelos da BMW são transformados em elétricas com kit

Tudo isso sem destruir a aparência característica dos modelos, afinal de contas, o kit é dedicado às lindas R45, R60, R75, R80, R90 ou R100. Basicamente qualquer máquina de 1969 a 1995 da marca alemã. E por mais que pareça tarefa fácil, não é tão simples como se sugere…

Uma coisa é trocar um motor de um carro a combustão por um motor elétrico. Toda a mudança pode ficar escondida sob a carroceria e capo. Mas para motocicletas – onde o motor é um elemento-chave do estilo e estrutural – isso não é uma tarefa fácil.

Para resolver esse problema, a LM Creations coloca o motor elétrico em uma carcaça de liga, especialmente fundida. Tudo isso reproduzindo o visual do cárter do velho boxer twin original da BMW.

Clássico motor boxer twin é simulado na moto elétrica

Como surgem as novas motos elétricas

No protótipo da LM Creations, a nova carcaça que segura o motor elétrico mantém as proporções e a aparência do motor boxer original. No entanto, um toque deixa instantaneamente claro que não se trata de uma BMW normal.

Não há cilindros na moto! Em vez disso, as tampas das válvulas originais são mantidas no lugar por pinos longos. O motor elétrico em si é uma unidade de 20 kW (27 cv), então o desempenho não é emocionante, mas produz mais de 7 kgf.m de torque aos 7.500 giros.

Com isso, a nova unidade de força é acoplada à caixa de câmbio original da moto BMW. A bateria é de 4,3 kWh e fica escondida dentro de uma réplica de fibra de vidro que simula o tanque de combustível. Tudo isso é parafusado ao quadro da motocicleta, mantendo a suspensão e freios originais inalterados.

A bateria instalada é pequena e pesa apenas 24 kg – pouco mais que um tanque cheio de gasolina. Com isso, a criação não sofre o típico problema de sobrepeso de muitas motos elétricas. Por outro lado, o alcance é de apenas cerca de 80 km entre as cargas, e isso em velocidades digamos… Urbanas.

Motor elétrico fica escondido em estrutura que simula motor a combustão

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Quanto custa a ‘moto elétrica da BMW’?

Embora o desempenho e o alcance da conversão para motos elétricas não sejam incríveis, o resultado é criativo e estiloso. E futuramente a LM Creations pretende introduzir mais kits para outras marcas, incluindo Moto Guzzi, Triumph, Harley-Davidson e Ural.

Na Holanda, converter uma antiga BMW em elétrica custa praticamente os mesmos 9 mil euros de uma F 900 R zerinho. Qual das duas você compraria?

Por enquanto, na Holanda, a conversão dos modelos da BMW para uma moto elétrica custam os seguintes valores, em conversão direta:

Motor elétrico: € 3.950 – R$ 21.400
Bateria: € 4.550 – R$ 24.600
Carregador de 1,8kw: € 950 – R$ 5.100
Ou carregador de 3,3kw: € 1.450 – R$ 7.800
Réplica do tanque de polifibra: € 550 – R$ 2.900

Mas se você encomendar o kit completo da moto recebe um desconto. Todo o material com um carregador de 1,8kw sai por cerca de R$ 48.500. Já um kit com carregador de 3,3kw sai por aproximadamente R$ 51.200. Por lá, a BMW mais barata à venda é a G 310 R, que custa 6.550 euros (R$ 35,7 mil) e é movida a gasolina, claro.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. fernandosantos@motonline.com.br
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