Apesar de não estar à venda no Brasil, a CRF 300 é uma moto famosa por aqui. Isso porque muitos queriam que ela dividisse espaço nas lojas com a XRE 300, sendo uma opção superior à trail nacional, ou até a substituísse.
Acontece que enquanto ela não vem para cá segue inspirando aventureiros pelo mundo. Por isso a empresa britânica Rally Raid Products criou um pacote de atualizações, tanto para a CRF 300 L quanto para a versão Rally. Tudo isso, para fazer do modelo digno de grandes aventuras.
Honda CRF 300 L
As CRF 300 são modelos inspirados nas motos de competição off-road da marca. No entanto, podem ser emplacadas e tem conjunto dedicado ao uso urbano, na terra ou asfalto. Elas não estão disponíveis no Brasil e parecem artigos de luxo, vistas ao olhos dos fãs aqui no mercado nacional.
No entanto, na Europa as CRF 300 L são nada mais que motos trilha urbanas, baratas, leves e divertidas. Com isso, surgiu quem quisesse uma versão mais bem equipada.
Pensando nisso, a Rally Raid oferece dois conjuntos de suspensão, bagageiros, suportes para tomada e um novo descanso lateral.
Segundo o proprietário da Raid, John Mitchison, muitos condutores como ele não querem ter que lidar com uma máquina de 250 kg. Por isso, a CRF 300 se tornou atrativa com seu peso seco na ordem dos 142/153 kg. Mas faltava algumas coisas, diz ele, então é aí que sua marca entrou em ação.
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Suspensão Rally Raid para a Honda CRF 300L
As maiores atualizações individuais para a CRF são os componentes de suspensão, Nível 1 e Nível 2. Ambas oferecem as mesmas melhorias no amortecimento (assim como no ajuste). No entanto, tem diferentes tamanhos de curso (210 mm e 250 mm, respectivamente).
Na opinião de John, o conjunto original é tão suave que, no momento em que você se senta na moto, o curso total perde-se até a metade. Com o kit de nível 1 de 210 mm, foi definida a curvatura corretamente, para que os ciclistas acabem com a mesma quantidade de curso disponível para eles.
Já o nível 2 de 250 mm é efetivamente uma atualização com mais 40 mm, com um aumento da altura do assento associado. Além de oferecer mais curso, o garfo têm também um corpo de amortecedor e pistão de 35 mm de diâmetro, aproximadamente três vezes maior que a unidade original.
Tanto o kit de garfo de nível 1 quanto o de nível 2 custam 660 euros, cerca de R$ 4.400 em conversão direta. Enquanto o choque traseiro sai por 498 euros (aproximadamente R$ 2.500). Em breve a empresa promete novidades, um kit de rodas de 19 polegadas, voltadas ao asfalto.
Segundo a Rally Raid, isso abre as possibilidades do que se pode fazer com a moto. Tanto é que John pretende se aventurar na rota Trans Euro Trail com a CRF 300 – nada de big trail ou modelo preparado de alto custo.
Quanto custa uma CRF 300 L em 2022
A CRF 300 é leve, magra e eficiente, um verdadeiro modelo dos sonhos para muitos brasileiros – especialmente pelo preço. Entretanto, em alguns lugares do exterior, como países da Europa, ela é bastante acessível, quase popular.
Na Europa, a 300 L tem preço sugerido de 5.600 euros (cerca de R$ 29 mil em conversão direta), enquanto a Rally sai por 1.200 euros a mais (R$ 36 mil). Para comparação, a versão básica é um pouco mais cara que um scooter pequeno como o SH 150i, vendido por 3.800 euros. No Brasil, a XRE 300 tem preço sugerido partindo de R$ 22.450, mas pode custar mais de R$ 28 mil nas concessionárias – segundo a Fipe.