A Honda segue com sua estratégia de colocar novos produtos em nichos bem específicos e ratifica seu objetivo de ganhar mais espaço no mercado brasileiro; agora é no segmento de scooters

Os últimos movimentos da Honda no mercado brasileiro não deixam dúvidas de que a líder não está disposta a ceder qualquer fatia, por menor que seja, de sua gigantesca participação. Dos modelos de motocicletas mais básicos, passando pela médias em diferentes segmentos e chegando nas grandes, esportivas, turismo, trail, street, bigtrail, …. em todos os segmentos e tamanhos a Honda lançou uma novidade. Se não foi uma moto nova, foi alguma reestilização ou renovação de modelo de moto já existente.

PCX 150 pode ampliar o segmento de scooters no Brasil
PCX 150 pode ampliar o segmento de scooters no Brasil

Apresentada rapidamente em novembro último durante uma convenção de concessionárias em Salvador (BA), o mais recente fruto deste movimento da Honda no nosso mercado é o scooter PCX 150. Atenta aos movimentos do mercado, a líder segue também o bom desempenho da linha PCX na Europa, com mais de 23 mil unidades vendidas em 2011 e número semelhante em 2012. Além da novidade, a Honda trará a versão mais completa do scooter PCX, equipada com motor 150 e que tem uma característica que o valoriza em termos de economia e menor poluição. É a opção de cortar o motor para economizar combustível nas paradas do trânsito, enquanto se espera a abertura de um semáforo, por exemplo.

O Honda PCX 125 tem linhas atuais e mecânica avançada para uma performance sustentável
O Honda PCX 125 tem linhas atuais e mecânica avançada para uma performance mais sustentável

Se essa opção estiver selecionada, ao parar o motor é cortado e somente entra em funcionamento ao se acionar o punho do acelerador. Automaticamente se dá a partida e a moto arranca, em aceleração. Nos scooters, assim como nos carros automáticos, a embreagem também é automática para arrancar o veículo. Nesse caso, um problema acontece quando se segura o veículo com o freio: a embreagem fica agarrando, bem de leve, para colocar o veículo em movimento assim que se soltam os freios. Todo combustível queimado nessa hora é desperdiçado, assim como num veículo com câmbio manual.

Em alguns carros automáticos já é utilizada essa técnica, de desligar o motor nas paradas rápidas para arrancar logo em seguida, ao se acelerar. Mas nos scooters a Honda é pioneira e esse sistema pode fazer muita diferença no fim do mês.

Painel com todas informações em um visual adequado
Painel com todas informações em um visual adequado

Para o uso diário ele conta com diversos toques interessantes como um bom espaço sob o banco para objetos onde cabe um capacete integral, um painel completo com várias funções, entre elas um pequeno visor em cristal líquido para o medidor de combustível e hodômetro.

Esse motor recebeu bastante atenção para reduzir atritos internos e aumentar a durabilidade
O motor recebeu bastante atenção para ficar bem compacto, reduzir atritos internos e aumentar a durabilidade

Esse motor conta com várias virtudes: o cilindro é deslocado do centro do virabrequim, para diminuir o atrito sobre a parede do cilindro; o peso do pistão é bastante reduzido; a camisa do cilindro, na sua parte externa tem pequenas aletas para ajudar no arrefecimento e evitar detonação (batidas de pino) ; menor volume na caixa de transmissão primária para diminuir a quantidade de óleo e diminuir o arrasto dinâmico dele (menor atrito); sistema de descompresssão para a partida que permite acionamento mais silencioso, mais rápido e com menos necessidade de corrente (pode ter bateria menor) no sistema de partida elétrica.

O chassi em tubos de aço tem reforço central para minimizar as flexões
O chassi em tubos de aço tem reforço central para minimizar as flexões

O chassi é em tubos de aço e conta com maior reforço central, para mais rigidez contra torções. A distância entre eixos combinada com as rodas de aro 14′ permite uma configuração de suspensão bem apropriada ao tipo de calçamento brasileiro. A suspensão com curso mais longo tem que trabalhar menos por causa das rodas maiores. A capacidade de manobras é grande por causa do grande ângulo de esterço da direção e permite boas manobras no trânsito, com grande confiança.

Os freios são a tambor atrás e a disco na frente, com diâmetro de 220mm e pinça de três pistões e conta com o sistema “combined” da Honda para um efeito seguro. Aplicando um ou outro freio isoladamente, o outro também recebe pressão do sistema para manter maior equilíbrio da frenagem.

O Honda PCX tem cara de scooter maior, mas não é. Sua performance em termos de economia de combustível foi medida pela Honda na Europa em 47 km/litro (2,1 litro / 100 km) no padrão WMTC (procedimento de teste mundial harmonizado), mas na vida real deve ser um pouco menos. Resta esperar e ver o teste completo. O produto parece bom, se tiver preço adequado ao mercado brasileiro, deverá fazer sucesso por aqui também.

Ficha técnica (modelo europeu)

FT PCX150

HondaPCX 8HondaPCX 7HondaPCX 6HondaPCX 4HondaPCX 3HondaPCX 2

Receita destinada ao sucesso, mas depende do preço
Receita destinada ao sucesso, mas depende do preço
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