Lançamentos Por Guilherme Augusto 17/11/2023 15:00 (há 6 meses).

A Honda fez hoje seu principal lançamento de 2023, apresentando a Sahara 300. A nova geração da XRE chega às lojas a partir de dezembro e terá seu preço revelado apenas na próxima semana. Enquanto não podemos avaliar seu custo e benefício, que tal dar uma olhada nas versões, ficha técnica e novidades da aguardada aventureira?

 

Como é a nova XRE 300 Sahara

Primeiro, uma observação sobre o nome. Apesar de manter o ‘XRE‘ em registros oficiais e até nos documentos que estarão nos aplicativos dos proprietários, a Honda optou por chamar o modelo apenas de ‘Sahara 300′ neste momento. Digamos que este é o ‘nome comercial’ que será visto em carenagens e peças publicitárias.

Visual da Sahara pode até lembrar o visual da antiga XRE, mas ficha técnica é completamente diferente

Como esperado, a Sahara é uma nova moto. Apesar de (às vezes) usar o nome da XRE 300 e herdar linhas de seu design, é um produto diferente, que adota motor, eletrônica e demais itens diferentes do que vimos na sua antecessora.

 

Motor da CB 300F, chassi da CRF 250F

Como esperado, o novo modelo usa o mesmo motor da CB 300F Twister, lançada ano passado. Ou seja, uma usina de 293,5 cm³, OHC e com arrefecimento a ar e com radiador de óleo. Entretanto, produz 25,2 cv de potência e 2,74 kgf.m de torque.

Os números são levemente superiores aos da CB, com seus 24,7 cv e 2,6 kgf.m. A diferente se dá por itens periféricos, como dimensões do filtro de ar e características do escapamento, além de um remapeamento para atender às futuras exigências do Promot5 Fase2. O câmbio é o mesmo da street. Ou seja, há 6 marchas e embreagem assistida e deslizante.

Motor e câmbio vieram da CB 300F Twister. Já o chassi foi baseado na CRF 250F, uma moto curta e ágil

O chassi de berço semi duplo e tubos de aço, como previsto, deriva da CRF 250F. Entretanto, sua sessão traseira é diferente, a fim de acomodar os itens exclusivos da Sahara – como o banco mais largo e bagageiro.

Já as suspensões são baseadas na antiga XRE. Na frente ela não é rigorosamente idêntica, pois têm nova calibração de molas e válvulas na dianteira. Entretanto, mantém as já conhecidas dimensões: 245 mm de curso, 41 mm de diâmetro. Atrás, a novidade é o amortecedor com ajustes de pré-carga.

Os freios seguiram um caminho parecido. Adotam os mesmos materiais, dimensões e características da XRE, mas têm acerto e pontos de fixação próprios. Assim, o disco dianteiro mede 256 mm, enquanto o de trás possui 220 mm. Como antes, o ABS não pode ser desligado.

Por sua vez, as rodas e aros seguem com as medidas já conhecidas da XRE 300 anterior, mas são novos. E os pneus são inéditos, Metzeler Karoo Street. A capacidade do tanque também foi mantida: 13,8 litros, podendo rodar com gasolina ou etanol. Já na balança, a nova geração marca 1 kg a menos, pesando 147 kg a seco.

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Eletrônica

O pacote eletrônico também não surpreendeu. Como a Sahara 300 herda muitos componentes da CB 300F, era esperado que ela também receberia alguns de seus recursos eletrônicos. E assim foi.

Desse modo, a nova XRE tem iluminação full-LED, tomada USB-C e painel LCD com fundo invertido (Blackout). A novidade ficou a cargo do sistema de segurança ESS. Aliás, essa é a primeira moto da Honda com menos de 470 cilindradas a receber o sinal de frenagem de emergência.

Pacote eletrônica deriva diretamente da CB 300F Twister, incluindo o painel LCD. Porém, só a Sahara tem o Sinal de Frenagem de Emergência (ESS)

 

Melhor que a antiga XRE 300?

Ainda não foi possível andar com o modelo, mas a ficha técnica dá claros indícios de que a nova Sahara é mais ágil, econômica e confortável que sua antecessora. Além de ser melhor equipada.

O novo motor tem funcionamento mais suave, graças aos balancis roletados. Também é mais resistente, como já foi comprovado pelas ‘irmãs’ CRF 250F e CB 300F Twister. Além disso, promete um ganho em aceleração.

Nova Sahara promete ser mais ágil e econômica que a antiga XRE, além de ter acelerações melhores

Já o câmbio de 6 velocidades, com escalonamento completamente diferente e 6 marchas, deve garantir mais conforto na hora de pegar a estrada. Com rotações mais baixas, o consumo também tende a diminuir. Aliás, a irmã CB 300F manda muito bem neste quesito.

Por fim, a ciclística. O novo chassi é baseado na CRF 250F, uma off-road, criada para os desafios do enduro e das trilhas. Assim, promete mais agilidade que víamos na antiga XRE, que tinha chassi ‘inspirado’ na XR 250 Tornado. Nesse quesito, a novidade ainda irá se beneficiar do menor peso e novos pneus.

 

Preços e versões da Sahara 300

Assim como a ‘antiga’ XRE, a Sahara será oferecida em três versões: Adventure e Rally, com grafismos exclusivos, e a básica, ABS. Além disso, cada uma estará disponível em apenas uma opção de cor.

Assim como já acontecia com a XRE ‘antiga’ e como se vê nas CB 300F Twister, PCX e Africa Twin AE, cada versão da Sahara está disponível em cor única

A novidade é que a Adventure terá recursos exclusivos. Será a única a sair da fábrica com protetores de carenagens e cárter, além do para-brisa mais alto. Esses itens podem ser comprados como opcionais nas demais versões.

Porém, o preço ainda não foi revelado. O valor de cada uma das versões será divulgado na próxima sexta-feira, dia 24 de novembro.

A Adventure sai da fábrica com protetores de motor e cárter, além de para-brisa elevado. Nas demais versões, esses itens são opcionais

Preço será determinante para o sucesso da nova Sahara 300

Sem saber o preço, é impossível falar sobre o custo benefício da nova Sahara. Tampouco cravar se é ou não uma moto digna das economias de milhares de motociclistas Brasil afora. Entretanto, saber o ‘preço público sugerido’ não basta.

Com preço sugerido de ‘apenas’ R$ 25 mil, a antiga XRE constantemente era vista nas lojas custando mais de R$ 30 mil

Infelizmente, muitas concessionárias ignoram os valores sugeridos pela fabricante e cobram preços mais salgados de seus consumidores. Isso acontecia com a própria XRE, que custava em média 20% mais nas lojas. Na hora de fechar o negócio, o preço ia dos competitivos R$ 25 mil sugeridos pela marca para mais de R$ 30 mil. Em muitas lojas, especialmente fora do Sudeste, o salto era ainda maior.

Caso a situação se repita, pode acabar gerando um problema para a nova Sahara. Afinal, a concorrência tem opções interessantes nesta faixa de preços. Movida por um motor de 2 cilindros e 40 cv, a Kawasaki Versys X-300 custa R$ 36.400 nas lojas. Já a BMW G 310 GS, com todo o prestígio da marca alemã, sai por R$ 38.300.

Preço da Sahara será revelado na próxima semana. Já a entrega às concessionárias deve acontecer entre dezembro e janeiro

 

Além disso, a sempre rival Yamaha Lander 250 custa ‘apenas’ R$ 26.700 nas lojas. Os valores são da Fipe. E novas opções continuam surgindo, como a Triumph Scrambler 400X, oferecida por R$ 33.990 em seu lote de lançamento.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza
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