Capacetes Por Fernando Santos 03/05/2024 13:30 (há 2 semanas).

Que o capacete é um item obrigatório para rodar de moto no Brasil, todo mundo sabe… Entretanto, nem todos podem estar por dentro das mais recentes exigências sobre o equipamento. Por isso, vamos conferir tudo que você precisa saber sobre o capacete.

Lei do capacete em 2024

Vale destacar que, primeiramente, nada mudou sobre a lei de uso do capacete. Contudo, nem todo mundo pode lembrar a risca às exigências básicas. Por isso, vamos conferir alguns aspectos importantes.

Fique atento, segundo a lei brasileira o ato de rodar com capacete em estado inadequado é o mesmo andar sem o item de proteção

Por exemplo, um capacete para estar de acordo com a legislação brasileira precisa ter as fitas refletivas nas posições laterais, traseira e frontal. Além disso, condições de travamento da cinta jugular. E, mais importante, ter o selo de certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

É possível verificar se o selo está de acordo com o capacete ou se trata-se de uma falsificação. Isso pode ser feito através do link do INMETRO aferindo se o número de lote e se demais informações conferem com o item. Saiba o passo a passo aqui.

O item não tem prazo de validade, mas deve ser trocado após uma queda ou dano, nada de rodar com aquele modelo velho…

Capacete tem prazo de validade? 

Outra dúvida comum: tem prazo de validade? Conforme orientação da área técnica do INMETRO, o item de segurança não possui validade. É um produto não perecível, ou seja, um bem durável.

Cabe ainda informar que a validade do capacete não é exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A título de informação, a validade de capacete não é exigida em nenhum país!

Contudo, o item deve ser substituído após qualquer choque, mesmo que não haja danos visíveis. Ou seja, pode resistir por anos, ou mesmo apenas um dia. Tudo depende do uso, cuidado e da qualidade do equipamento.

Não adianta ser importado, de carbono, ser super tecnológico e não ter o selo do INMETRO. Ou menos nas ruas esta é a lei

Veja também:

Todos os modelos são permitidos? 

Se um capacete tem um selo de certificação do INMETRO, ele é um item legalizado para rodar no país. Entretanto, sabemos que o grau de proteção dos itens pode variar de acordo com o modelo e tipo de uso do motociclista.

Países como a Espanha já proibiram o capacete aberto

Nesse sentido, surgem dúvidas como se o do tipo articulado é seguro. Já conferimos vários aspectos desse tipo de modelo, que você pode ver aqui. Também há dúvidas sobre o modelo aberto, neste sentido, existem países da Europa que já proibiram esse padrão, saiba mais aqui.

Enfim, o item é um tema que sempre está literalmente na cabeça de todos os motociclistas. Por isso, temos um link aqui com todas as novidades, dicas e leis sobre o equipamento.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. fernandosantos@motonline.com.br
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos