Lançamentos Por Guilherme Augusto 26/02/2018 21:51 (há 7 anos).

A Magneti Marelli Cofap Aftermarket é conhecidíssima no segmento de reposição automotiva no País e agora está entrando em um novo mercado. A marca lançou uma nova gama de produtos dedicada às motos: as velas de ignição Magneti Marelli. Segundo a gigante, o catálogo é composto por 22 códigos, o suficiente para atender ‘mais de 95%’ da frota brasileira.

Gigante no segmento de reposição automotiva no Brasil, a Magneti Marelli passa a fabricar velas de ignição para motos

Os produtos chegam divididos nas versões Resistiva e Standard, e prometem fazer jus à história vencedora da marca em competições de motovelocidade. A Magneti está presente no Mundial de Motovelocidade, a MotoGP, fornecendo componentes eletrônicos a equipes oficiais de fábrica (como a Movistar Yamaha MotoGP), por exemplo, e também será a fornecedora oficial de ECU (Engine Control Unit, ou unidade de controle do motor) para o Mundial de Moto2 a partir do ano que vem, 2019.

Assim, a marca italiana pisa em um gramado até então dominado por outra gigante, a japonesa NGK, praticamente hegemônica no Brasil (e no mundo) para este componente de todos os motores a combustão. “Além das novas velas de ignição, a empresa também oferece ao mercado de reposição de motocicletas diversas outras linhas de produtos: baterias, bombas de combustível, filtros, lâmpadas, bielas e kits de motor Magneti Marelli; amortecedores, tubos internos e kits relação Cofap”, destaca a marca italiana.

Cuidados com a vela de sua moto

Não custa reforçar a importância da vela de ignição, um componente de aparência tão simples mas funcionalidade vital ao conjunto mecânico das motos, exceto as elétricas, claro. Ela é responsável por conduzir a corrente elétrica gerada no transformador até a câmara de combustão e transformar em centelha elétrica de alta tensão, dando início à combustão – queima da mistura ar/combustível.

Muitas vezes ignoradas no momento da revisão, as velas são cruciais para o bom funcionamento do motor e do sistema de partida. Recomenda-se a inspeção do componente a cada 10 mil quilômetros

Por isso, e por trabalhar em adversas condições de pressão e temperatura (que varia dos 70ºC aos 2.500°C), optar por um componente de alta qualidade é imprescindível. Também é importante manter a vela sempre em ótimo estado para evitar funcionamento irregular do motor, dificuldade na partida ou aumento do consumo de combustível. Geralmente, as fabricantes do componente recomendam a inspeção da peça a cada 10 mil quilômetros ou um ano de uso, mas cada montadora mantém um calendário específico para cada modelo de motocicleta.

Magneti Marelli e NGK na briga pela preferência do consumidor

Para todos os motociclistas, as duas marcas são velhas conhecidas e sempre lembradas pela qualidade de seus produtos. Para nós no Motonline, também. Por isso, acompanhamos seus avanços no mercado há bastante tempo, como em 2010, quando a NGK participou da feira Automechanika, na Argentina, ou ainda antes, quando a marca japonesa salientava a importância da manutenção preventiva com as velas… há quase dez anos.Do mesmo modo, acompanhamos os investimentos que as duas marcas têm feito em busca de continuar como referências no mercado. Por exemplo, falamos sobre o novo centro tecnológico da Magneti Marelli no Brasil, em 2013, e a respeito da nova linha de equipamentos para diagnóstico eletrônico da italiana, em 2010. Abordamos, também, a diversificação em linhas já conhecidas das duas marcas, como as novas baterias da Magneti Marelli e os terminais de vela coloridos da NGK.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos