Competições Por motonline 11/03/2006 11:17 (há 20 anos).

Robert Cumberford, maior cr¡tico de design automobil¡stico do mundo, participa do 3§ Prˆmio Design da Quatro Rodas – O designer estar  no Brasil entre os dias 12 e 19 de mar‡o .

A revista Quatro Rodas, com o patrocino da Fiat, promove no dia 14 de mar‡o a entrega do 3§ Prˆmio de Design, a partir das 21h30, no Espa‡o Blast, na rua Gomes de Carvalho, 820, em Pinheiros, SÆo Paulo. O evento deste ano ter , como um dos jurados, o convidado de honra Robert Cumberford – considerado o maior cr¡tico de design automobil¡stico do mundo.

Aos 19 anos, Robert j  fazia parte do time do lend rio Harley Earl, que durante mais de 30 anos ditou o estilo de design da GM, dos anos 1920 a 1950. Entre os primeiros trabalhos de Cumberford na empresa, estÆo: o projeto do Corvette, o SR-2, a primeira versÆo oficial de corrida e o face-lift para o modelo 1958 de s‚rie, seu £ltimo trabalho em Detroit, antes de seguir como designer independente.

Apesar de sua especializa‡Æo em carros esportivos e de corrida, o designer acredita que seu melhor trabalho foi o Geito, um projeto com estrutura de madeira que visava o mercado automobil¡stico brasileiro. Foi vislumbrando essa id‚ia, que Robert lutou por um visto no Brasil, entretanto, quando conseguiu a autoriza‡Æo para ficar no pa¡s e estava a caminho do consulado, viu a seguinte manchete no New York Daily News: “Quadros Renuncia!”.

A not¡cia entÆo, mudou os rumos do designer automobil¡stico para o M‚xico e, logo depois, de volta aos Estados Unidos, justamente quando a Ford voltava …s competi‡äes. Em 1964, Robert fundou a Cumberford Design International, com sede em Nova York. Sete anos depois, ele se mudou para a Fran‡a onde trabalhou em projetos para a Renault e a Citro‰n. Atualmente, o maior designer automobil¡stico do mundo passa uma parte do ano em sua casa, escrit¢rio e est£dio na Fran‡a, e a outra nos Estados Unidos. Seu £ltimo projeto foi um sedÆ V8 de quatro portas para um grande fabricante.

3§ Prˆmio Design
O tema desta edi‡Æo do Prˆmio Design da Quatro Rodas que come‡ou em setembro £ltimo, foi “Carros Compactos Urbanos” e atraiu mais de 500 inscritos, divididos nas categorias estudante e profissional. Cada participante teve como missÆo criar um novo carro baseado na proposta. Para cada uma das categorias, que tamb‚m inclui voto popular, haver  trˆs finalistas.

Entre os principais convidados para a festa de entrega estÆo todos os diretores de arte e designers da Editoras Abril; diretores da Fiat; a equipe da agˆncia Leo Burnett; diretores de cria‡Æo das maiores agˆncias de SÆo Paulo e personalidades do mundo automobil¡stico.

Os vencedores receberÆo como prˆmio um Fiat Stylo, na categoria profissional, uma viagem ao centro de design da Fiat, na It lia e um est gio na  rea da Fiat, em Betim (MG), na categoria estudante. J  o vencedor da categoria voto popular, receber  como prˆmio uma viagem ao centro de estilo da Fiat, em Betim (MG).

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos