Publicidade

O painel da motocicleta, de qualquer marca ou modelo, merece uma atenção especial. Analógico, eletrônico, simples, do tipo retrô, colocado defronte ao motociclista ou adaptado na lateral de motocicletas customizadas, ele deve estar sempre em dia.

Nas motos em que o painel está mais exposto a limpeza é ainda mais importante

Nas motos em que o painel está mais exposto a limpeza é ainda mais importante

Através da leitura rápida do painel o motociclista recebe dados como velocidade, rotação, quilômetros parciais ou totais rodados, entre outras. O nível de óleo do motor também é indicado ali. Manter o painel em dia é muito fácil. Para isso, basta limpá-lo da poeira e dos resíduos que a poluição urbana (poeira de obras viárias e fumaça dos escapamentos) despeja em cima da motocicleta diariamente.

O painel possui pequenas frestas nas partes de encaixe, por onde a poeira e os resíduos podem penetrar com o tempo. Com algumas semanas, ou meses, esses elementos estranhos despejados pelo trânsito das grandes cidades ou na prática do off-road, terminam por danificar o interior dos instrumentos. E comprometem seriamente os dados de leitura.

Publicidade

Os resíduos invasores podem ser facilmente eliminados. Ao menos uma vez por semana dê um trato básico: com uma flanela limpe os relógios, especialmente nos visores e nas extremidades dos mesmos, onde a poeira depositada pode formar crostas. Observe também o estado dos cabos de ligação entre o painel o as partes mecânicas da motocicleta. Eles devem ser cuidadosamente limpos com uma flanela ou pano seco. Aproveite para observar os encaixes e as folgas.

Mas o maior inimigo dos painéis das motos é a chuva. Depois de tomar uma chuva, não se esqueça de secar os componentes com muito cuidado. Outro inimigo é a maresia. Após uma viagem ao litoral, não custa nada – e rende muito – limpar completamente o painel, eliminando os traços de maresia que possam estar depositados em suas extremidades.

Fazendo assim, você terá um painel sempre ok para o uso cotidiano da moto e manterá os dados de leitura e de sua aferição sempre em dia.

Por Marcelo Bartholomei ([email protected])

Publicidade