Publicidade

Quando se fala em marca de motos chinesa ainda há muito preconceito, ligado a produtos de baixa qualidade ou cópia descarada de modelos já conhecidos do mercado. Mas nem todas apostam no copia e cola.

A Qianjiang Group, uma empresa de propriedade da Geely, parece estar disposta a mudar esta imagem. Além de levar vários modelos interessantes à Europa, a QJ Motor criou um poderoso motor em V de 1300 cc para provar a qualidade de sua engenharia.

 

Marca de motos chinesa tem V-Twin de 1300cc

Foi a partir do registro de patente que o design do novo motor da Qianjiang foi conhecido. Como a empresa é dona da Benelli – afinal, existe uma lista grande de fabricantes donas de outras marcas –  a novidade é cotada para equipar a nova geração de motos da empresa italiana.

Publicidade
motos chinesa tem motor de 1300cc

Bicilíndrico em V de 1.301 cilindradas da marca chinesa

O suposto nome de código da unidade (QJ2V108MYL) foi que indicou algumas coisas sobre o motor. As duas primeiras letras revelaram a fabricante (Qianjiang). O (2V) revelou o número e disposição dos dois cilindros, sendo o (108) o diâmetro deles.

A partir deste primeiro flagra, foi possível perceber que a unidade é muito parecida ao LC8, da fabricante austríaca KTM. Nada menos que o V-twin que equipa a hyper-naked 1290 Super Duke R. Ambos os motores têm ângulos em V de 75 graus, além de curso e diâmetro semelhantes.

Motor LC8 da KTM

Publicidade

Veja também:

Motor é uma cópia chinesa da KTM?

Em um primeiro momento, a grande semelhança entre os motores KTM e Qianjiang pode levar a impressão de que estamos diante de uma cópia. No entanto, esse pode não ser o caso…

Os chineses têm uma ligação com os austríacos, através das motos fabricadas pela KTM para o Campeonato da Moto3, categoria base da MotoGP. Neste ano, a marca chinesa estampa as motos do time da Avintia, enquanto os europeus movem a equipe.

motos chinesa de corrida

Chineses patrocinam time na Moto3 que é movido pela KTM. Ao que tudo indica, uma grande parceria entre as duas marcas está surgindo

Publicidade

Além disso, a KTM já tem vários de seus motores fabricados na China. No entanto, graças a um acordo com a empresa CFMoto, que produz as séries de motores de dois cilindros paralelos “790″ e “890″.

Do outro lado, a gigante chinesa Qianjiang tem parcerias com marcas ocidentais. A empresa já desenvolve um novo modelo Harley-Davidson de entrada. Além disso, desenvolveu uma big trail em parceria com a MV Agusta. Então, não seria surpresa se o novo motor se tratar de uma cooperação com a KTM.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]