Mercado Por Fernando Santos 25/02/2022 11:22 (há 2 anos).

Grandes marcas são donas de diversos nomes! O Grupo Fiat, por exemplo, tem sob sua asa expoentes como a Ferrari, Maserati, Dodge e Jeep. Já o Grupo Volkswagen possui a Audi, Lamborghini e a Ducati, por exemplo. Naturalmente, isso acontece com marcas de motos também. Que tal conhecer alguns dos conglomerados mais poderosos?

Benelli, Montesa, KTM, Vespa, Aprillia, Ducati, Indian, Norton. Estas são apenas algumas das marcas de motos que, na verdade, pertencem a outros conglomerados do setor

Mahindra Group – Marcas de motos

O Mahindra Group é um conglomerado multinacional indiano que tem operações em mais de 100 países. Há cinco anos toca o projeto “Classic Legends”, uma iniciativa com objetivo de reviver marcas de motocicletas extintas. Para isso, a empresa já comprou Jawa, Yezdi e a BSA, assumindo para isso o controle acionário dos nomes.

Mahindra Group está reativando marcas como a BSA

Bajaj – Marcas de motos

Alguns conglomerados são como uma matrioska, aquelas bonecas russas colocadas umas dentro das outras, da maior até a menor. A austríaca KTM, por exemplo, atualmente é propriedade da Pierer Mobility (51,7%) e da indiana de motos Bajaj (48%).

KTM tem grande parte de seu investimento em mãos dos indianos

Em 2013, a KTM adquiriu a ex-fabricante sueca de motocicletas Husqvarna de seu proprietário anterior, a BMW Motorrad. Já a espanhola Gas Gas foi comprada pelos austríacos em 2019. Com isso, são três grandes nomes sob o olhar indiano.

MV Agusta, marcas de motos italianas

Falando nos suecos, a Husqvarna já foi da italiana Cagiva, que também comprou as marcas registradas da MV Agusta, em 1991. Mais tarde, em 1996, os italianos se desfizeram da Ducati e Moto Morini. E depois disso, para fins estratégicos, a MV Agusta tornou-se o nome principal do catálogo, composto pela Cagiva.

Direitos do nome Cagiva pertencem ao grupo que tem como destaque MV Agusta

Para confundir um pouco mais, em 2008, a Harley-Davidson comprou a MV Agusta. No ano seguinte, os americanos colocaram tudo à venda, que foi recomprado pelo filho do fundador e ex-proprietário, Claudio Castiglioni. Hoje a marca Cagiva não está mais ativa, sendo a produção focada na MV Agusta.

Volkswagen  

Mais uma matrioska! Atualmente, a italiana Ducati é uma empresa de propriedade direta da Lamborghini, cuja empresa-mãe é a alemã Audi, de propriedade do Grupo Volkswagen. A compra foi impulsionada pelo presidente da Volks, Ferdinand Piëch, um entusiasta de motocicletas.

No fim das contas, a Ducati pertence a Volks…

Lamentando ter perdido a oportunidade de comprar a marca de motos, em 1984, houve outra chance. Assim, a subsidiária Automobili Lamborghini S.p.A, da AUDI AG, adquiriu 100% das ações da Ducati Motor Holding S.p.A, em julho de 2012.

Honda, maiores marcas de motos do mundo

Como se não bastasse ser a maior em volume de vendas, a Honda ainda é proprietária de outras marcas de motos. Entre elas a Montesa, subsidiária da japonesa desde 1986. A fabricante espanhola, que antes se dedicava a modelos off-road, agora faz motos de competição de hard enduro e trial. Suas motos já estiveram no Brasil, entre 1981 a 1983, com modelos como a Enduro 250 H6 e a Enduro 360 H6.

Montesa segue viva, mas pertence a Honda

Outra marca, a Hero, iniciou suas operações em 1984 como uma joint venture entre os indianos da Hero Cycles e os japoneses da Honda. No entanto, em 2012 a Hero MotoCorp aprovou juntar-se ao braço da Hero Investment Pvt. Ltd. Daí em diante a montadora seguiu sozinha.

TVS – Marcas de motos indianas

A inglesa Norton já passou por algumas mãos. Por volta dos anos 1990, os direitos de uso do nome pertenceram a financistas norte-americanos. De 2008 a 2020, uma linha de motocicletas chegou a ser produzida sob a propriedade do executivo-chefe, Stuart Garner.

Norton agora é um investimento dos indianos da TVS

Mas devido ao fracasso financeiro com grandes dívidas, em abril de 2020, os administradores concordaram em vender os negócios de Garner para o Project 303 Bidco Limited. Um grupo incorporado pela marca indiana de motocicletas TVS Motor Company.

Kawasaki 

A Bimota é uma fabricante italiana de motocicletas personalizadas e de produção. Foi fundada em 1973 por Valerio Bianchi, Giuseppe Morri e Massimo Tamburini. O tempo passou e em outubro de 2019 a Kawasaki Heavy Industries comprou uma participação de 49% na empresa. Com isso, não é surpresa ver hoje modelos “vestidos à moda italiana”, mas com toda mecânica dos japoneses.

Italiana segue viva com o aporte japonês da Kawasaki

Geely

Os chineses da Geely Holding Group são donos da QJmotor, marca com a missão de comercializar na terra natal motos e scooters. Por sua vez, são donos também da italiana de motos Benelli, desde 2005. Não satisfeitos, eles também detém a Keeway Motors, marca utilizada para exportações para Ásia, Europa e América do Sul. Mas o chineses tem ainda no seu catálogo o grupo austríaco KSR Moto.

Benelli agora tem investimento por parte da China

Piaggio 

O grupo italiano da Piaggio produz uma série de veículos de duas rodas e comerciais compactos. Não por menos, são sete marcas sob sua asa. A grande Piaggio, Vespa, Gilera, Moto Guzzi, Derbi, Scarabeo e Aprilia. Essa última foi adquirida ainda em 2004 e se destaca pelas esportivas e sua participação na categoria principal do MotoGP.

A marca das esportivas da MotoGP pertence ao mesmo grupo das pequenas scooter de época…

Polaris

A Polaris Inc. é um fabricante norte-americano de motocicletas, motos de neve, off-road e elétricas. Na América do Norte eles contam com a Victory Motorcycles, marca que compete diretamente com a Harley-Davidson e similares. Enfim, a briga ficou mais direta em 2011, quando a Polaris comprou a Indian Motorcycle.

A Indian agora pertence ao grupo Polaris

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. fernandosantos@motonline.com.br
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