Publicidade

Melandri vence após emocionante duelo com Hayden

Marco Melandri foi o grande vencedor da derradeira jornada do Campeonato do Mundo de MotoGP, o betandwin.com Grande Pr‚mio da Comunidade Valenciana, que se realizou nesta tarde de domingo no circuito Ricardo Tormo. O italiano da Movistar Honda efetuou excelente largada do segundo posto para assumir de imediato a lideran‡a da corrida, nÆo mais a perdendo at‚ final, confirmando o segundo triunfo consecutivo e garantindo o vice-campeonato.

Contudo, a tarefa de Melandri nÆo foi f cil, pois Nicky Hayden, o £nico piloto que lhe podia roubar o segundo posto no Campeonato caso somasse mais dez pontos, nÆo deu tr‚guas. O norte-americano da oficial Repsol Honda rodou de forma impressionante e tentou o triunfo at‚ … derradeira volta, chegando mesmo a provocar um ligeiro erro por parte de Melandri, mas que acabou sem consequˆncia.

Enquanto isso, o detentor da pole Sete Gibernau apresentava-se como o £nico piloto na pista capaz de fazer frente ao alucinante ritmo dos dois primeiros, mas problemas com o motor da sua RC211V ditaram prematuro abandono na terceira volta da corrida. Com os v rios milhares de espectadores privados do her¢i local e com os dois primeiros postos longe do alcance do restante do pelotÆo, o outro p¢lo de grande interesse foi a magn¡fica recupera‡Æo do CampeÆo do Mundo Valentino Rossi.

Publicidade

Ap¢s ter largado da 15¦ posi‡Æo devido a uma azarada queda na qualifica‡Æo que nÆo lhe permitiu melhor resultado no grid, “The Doctor” buscou de imediato fort¡ssima recupera‡Æo para, ao cabo de duas passagens pela linha de chegada, rodar j  entre os dez primeiros. Rossi continuou entÆo o seu ataque para come‡ar a lutar pelo terceiro posto perto do meio da corrida.

Carlos Checa ainda tentou defender a sua posi‡Æo, mas acabou por nÆo conseguir apresentar os argumentos necess rios para deter o CampeÆo do Mundo. Ainda assim, o espanhol nÆo baixou os bra‡os e foi, tamb‚m ele, autor de excelente competi‡Æo nesta sua £ltima prova ao servi‡o da Ducati Marlboro, chegando mesmo a tentar recuperar a posi‡Æo. No entanto ao aperceber-se da situa‡Æo, o piloto da Yamaha aumentou o andamento para se isolar no terceiro posto numa altura em que h  muito j  havia deixado de lutar por uma posi‡Æo mais alta no p¢dio devido ao atraso que tinha para os dois primeiros.

Enquanto isso, o veterano brasileiro Alex Barros (Camel Honda) terminava a derradeira corrida do ano na sexta posi‡Æo depois de animado duelo com o italiano Max Biaggi (Repsol Honda). Loris Capirossi, apesar de ainda nÆo estar 100% recuperado da lesÆo contra¡da quando da forte queda em Phillip Island, conseguiu neste seu regresso confirmar o s‚timo posto, levando a melhor sobre o companheiro de equipa de Rossi, Colin Edwards, Makoto Tamada e Toni Elias, este a fechar o Top 10.

Shinya Nakano foi o melhor entre as Kawasaki ao concluir a corrida em 11§ seguindos-se Ryuichi Kiyonari – que substituiu o acidentado Troy Bayliss na Camel Honda -, John Hopkins (o primeiro das Suzuki), com o retorno do Alex Hofmann e Rubens Xaus a confirmar o derradeiro ponto desta temporada de 2005.

Publicidade