Mercado Por Fernando Santos 06/03/2024 13:18 (há 2 meses).

Quem é melhor, Lander 250 ou Sahara 300? Recentemente, a Yamaha ‘atualizou’ sua veterana trail para o modelo 2024, mas sem nenhuma mudança relevante. Entretanto, mesmo sem novidades, a rival da Honda segue surpreendendo nas vendas. Confira!

Lander surpreende Sahara nas vendas

Lançada há poucos meses, a Sahara é melhor equipada e mais potente que a Lander. Porém, se você achou que a Honda iria deixar a consagrada Lander comendo poeira no ranking de vendas, errou.

Mesmo mais simples e sem novidades relevantes há anos, a Lander está fazendo frente à Sahara no ranking de emplacamentos

Ao menos neste início de 2024, a veterana Yamaha está fazendo frente à inédita Sahara no quesito desempenho de mercado. Mesmo mais simples e sem novidades relevantes há anos, a Lander vendeu apenas 7,6% menos que a rival nos dois primeiros meses do ano. Os números são da Fenabrave.

  • Sahara: 6.958 unidades
  • Lander: 6.461 unidades

Em números absolutos, apenas 497 unidades separam a aguardada Sahara da tradicional Lander 250. Não é uma grande diferença, ainda mais considerando que a rede de concessionárias da Honda é maior que a da Yamaha. Segundo a Abraciclo, são mais de 1.000 lojas de uma, ante cerca de 400 da outra.

Lander não surpreende pela ficha técnica ou itens de série, mas aposta na relação custo benefício

Veja também:

 

O que está acontecendo?

A velha Honda XRE 300, agora fora de linha, mantinha uma vantagem mais generosa em relação à Lander 250. No início de 2022, último ano antes que os rumores de uma substituta prejudicassem suas vendas, a XRE emplacou 50% mais motos que a rival. Em janeiro e fevereiro daquele ano, foram 3.627 unidades da Honda contra 2.417 da Yamaha. Porém, a Sahara ainda não conseguiu repetir essa margem sobre a concorrente. Por quê?

Nas lojas, a Sahara custa cerca de R$ 6 mil a mais que a Lander. Preço elevado pode estar freando seu desempenho nas vendas

Primeiramente, devemos considerar que a Sahara é um produto novo. Desta forma, o modelo ainda pode ter dificuldades referente a sua disponibilidade, algo frequente com lançamentos.

Outro ponto importante são as estratégias diferentes adotadas pelas marcas. A Honda oferece um produto mais refinado, com desempenho e itens de série superiores. E cobra mais por isso – especialmente nas concessionárias. Já a Yamaha, com um produto competente mas simples, aposta na relação custo benefício. Assim, atrai muitas pessoas que buscam ‘apenas uma trail média confortável e econômica’. Confira ainda mais sobre esse assunto aqui.

 

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. fernandosantos@motonline.com.br
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos