Poder transportar sua motocicleta em uma picape compacta é o sonho de muito motociclista por aí. Principalmente se for um modelo para trilha ou qualquer outro tipo que não convém rodar pelas ruas.
De qualquer forma, um transporte para sua bike é sempre bem vindo. Melhor ainda se o veículo de carga é um furgão que, além de comportar duas ou mais motocicletas, é fechado, discreto e seguro. É o caso do Furgão Mercedes-Benz Sprinter, que avaliamos aqui no transporte de motocicletas.
A grande vantagem de um furgão é que a carga, no nosso caso uma ou mais motocicletas, não fica á vista, além de ficar também protegida das intempéries. Por outro lado, a ausência de janelas laterais e traseira dificultam extremamente as manobras, uma vez que a visibilidade lateral e traseira só é possível por meio dos dois espelhos retrovisores laterais. Apesar da sua excepcional manobrabilidade, dar uma marcha a ré, por exemplo, exige sempre ajuda externa.
Existem muitas versões de furgões Sprinter da Mercedes-Benz, com três distâncias entre-eixos e duas alturas de teto. A versão avaliada é um Sprinter 313 curto, com entre-eixos de 3.000 mm e teto baixo, de 1.633 mm de altura interna. O volume total do compartimento de carga é de 7 metros cúbicos (mais de 20 vezes o tamanho do porta-malas de um carro médio). Nesse espaço é possível transportar até três motocicletas, dependendo de seu tamanho e sua disposição no interior do compartimento. Logicamente, motocicletas maiores têm limitação e, se for uma grande e larga Harley-Davidson, certamente caberá apenas uma. Mas com muito espaço de sobra e muita comodidade na operação de carga e descarga.
O furgão Mercedes-Benz Sprinter 313 curto avaliado, dotado de duas portas laterais corrediças – o que facilita ainda mais o trabalho de prender as motocicletas, além de permitir carga e descarga de objetos menores de qualquer lado da calçada – custa R$ 84.366, e é equipado com sistema de áudio e ar-condicionado. Infelizmente não possui travamento central das portas, o que obriga a todo momento trancar e destrancar cada uma das cinco portas. A porta dupla traseira pode ser aberta a 90o, parando automaticamente nessa posição por uma trava, ou a 270o, quando, manualmente, se solta cada uma dessas travas. Essa posição é extremamente favorável para que as portas abertas não atrapalhem a operação de carga e descarga, pois ficam coladas às laterais da carroceria.
O furgão Sprinter 313 curto tem PBT (peso bruto total) de 3.550 kg, o que, de acordo com a legislação de trânsito, exige que o motorista tenha carteira de habilitação da categoria C. Para conduzir automóveis é exigida a categoria B e para motocicletas as categoria A.
Existe, no entanto, uma nova versão desse furgão, o Sprinter Street 311, que pode ser conduzido por motoristas que tenham apenas a carteira da categoria B. Essa versão, que é igual à 313 mas com PTB menor que 3.500 kg, custa um pouco menos, R$ 80.015, sem as duas portas laterais corrediças.
Para quem deseja ainda mais capacidade de carga, há outras configurações do furgão Sprinter. Com distância entre-eixos de 3.550 mm, 550 a mais que o avaliado, o furgão tem volume interno de 9,1 metros cúbicos, com o teto baixo, e 10,4 metros cúbicos com o teto de 1.855 mm de altura interna. Nos dois casos o PTB é o mesmo, 3.550 kg.
Para um transporte profissional há ainda o Sprinter 413, com distância entre-eixos de 4.025 mm e altura interna de 1.855 mm. O volume de carga nesse caso é de 13,4 metros cúbicos, mas, como a largura de todas as versões é a mesma, dificilmente se conseguiria dispor mais que três motocicletas em seu interior. O Sprinter 413 tem PTB de 4.600 kg e, por isso, tem rodagem dupla no eixo traseiro, como nos caminhões, e custa, com as duas portas laterais corrediças, R$ 109.482.
Dirigir um furgão é muito fácil, pois a posição de condução e a ergonomia dos comandos é excelente, o mesmo se podendo dizer da manobrabilidade e da visibilidade para a frente e para os lados. Apenas para trás é que a coisa aperta, o que dificulta muito as manobras com marcha a ré. Para prender convenientemente as motocicletas no interior do compartimento de carga existem muitos ganchos, tanto na altura do piso quanto à meia altura, nas laterais.