Já falamos bastante sobre a Royal Enfield Meteor 350 aqui no Motonline. Antecipamos sua chegada, apresentamos o lançamento e já teve até um teste completo. E agora ela voltou a ser notícia graças aos seus números de vendas.
Em agosto o modelo emplacou 721 unidades, consolidando assim o maior registro da marca dentro de um único mês. Para se ter uma dimensão do feito, o modelo mais emplacado da montadora em 2020 foi a Himalayan, com 866 unidades – em um ano.
Meteor 350: sucesso de vendas
Então você está pensando se vale a pena comprar uma Meteor 350 saiba que não está sozinho. Afinal, a motocicleta mais barata da Royal Enfield no Brasil foi a única na história da marca por aqui a vender mais de 500 motos em um único mês.
Para conhecimento, o segundo modelo mais emplacado da RE em agosto de 2021 foi a trail Himalayan, com ‘apenas’ 136 registros. Depois vêm as Interceptor e Continental GT, com 103 a 53 unidades, respectivamente.
Neste ritmo é fácil deduzir que a Meteor 350 irá encerrar o ano no posto de modelo mais vendido da Royal Enfield no Brasil. Até aqui (de janeiro a agosto) a Himalayan lidera a corrida com 1.262 motos, mas a Meteor já soma 865 – sendo que os primeiros registros surgiram apenas em junho.
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Fórmula do sucesso
Diferentes razões fudamentam este sucesso inicial da Meteor 350 no Brasil. A principal delas é a boa relação custo benefício do produto, afinal seu preço sugerido parte de R$ 17.990, bem abaixo do valor cobrado por outros modelos nesta faixa de cilindrada.
Além disso há uma explicação mercadológica. A Meteor é a única opção de moto zero do estilo custom / clássico entre as 150 e as 650 cilindradas. Ou seja, ela não tem concorrentes diretas.
Motor e top speed da Meteor 350
E ela tem seus méritos, é claro. No nosso teste comprovamos sua agilidade e conforto para rodar nas cidades. Além disso, no design está seu ponto mais forte. Tem farol redondo guidão curvado, tanque em formato de gota, banco dividido em duas partes e bem acolchoado, lanterna traseira redonda em LED. Tudo com muito estilo.
Já o motor merece alguns ajustes, pois seu desempenho não é condizente com a cilindrada. Nas rodovias ele tem dificuldade para manter velocidade média de 120 km/h (no painel), com seu top speed ficando bem perto disso.
Estamos falando de um monocilíndrico, refrigerado a ar e óleo, de 349 cm³, que gera 20,4 cv a 6.100 rpm e 2,75 kgf.m de torque, a 4.000 rpm. Seu câmbio é de 5 velocidades e a missão é deslocar uma moto que pesa 191 kg em ordem de marcha, já abastecida e com todos os fluídos. O tanque de combustível é de 15 litros.
Ou seja, a Meteor 350 é uma boa opção para quem quer rodar com estilo, se distanciando da multidão – algo ainda mais fácil com suas opções de cores e versões. É um upgrade natural para quem vem das custom 125 ou 150 e uma moto que fará feliz aquele que quiser curtir passeios sem pressa de chegar.
Meteor 350: preços e versões
A Meteor 350 está disponível em três versões, que compartilham a mesma base mecânica e tem apenas itens de série (como para-brisa e sissy bar) específicos. Os preços sugeridos são: R$ 17.990 na Fireball; R$ 18.490 na Stellar; e R$ 18.990 pela Supernova.
Assim, no Brasil temos as mesmas versões à venda no exterior. Vale lembrar que estes preços não incluem despesas como frete ou seguro. Segundo a Tabela FIPE, nas concessionárias elas custam um pouco mais: R$ 18.390 (Fireball), R$ 18.995 (Stellar) e R$ 19.874 (Supernova).