Homologado como Campeonato Brasileiro de Motovelocidade desde sua terceira edição, realizada no ano passado, o Moto 1000 GP dará início à quarta temporada de sua história no dia 4 de maio. A primeira das oito etapas terá as corridas das categorias GP 1000, GP Light, GP 600 e GPR 250 no Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira, em Santa Cruz do Sul (RS). Neste ano, o evento passa a ter oficialmente um caráter internacional.
Por intermédio da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo, o Moto 1000 GP obteve homologação pela FIM, a Federação Internacional de Motociclismo. O reconhecimento oficial do evento acarretará benefícios adicionais aos pilotos estrangeiros. “Neste ano, conforme os contatos já feitos, nós deveremos ter um aumento substancial no número de participantes de outros países”, manifesta Gilson Scudeler, promotor e organizador do campeonato.
A homologação internacional do calendário permite oficialmente, dentre outras vantagens, que as companhias de seguro contratadas pelos pilotos em seus países de origem ofereçam assistência médica e serviço de remoção em caso de acidente. “Até então os estrangeiros que vinham correr no Brasil com licença da FIM não conseguiam essa cobertura. Essa demanda surgiu com o interesse cada vez maior dos pilotos de outros países pelo Moto 1000 GP”, explana Scudeler.
Criado em 2011, o Moto 1000 GP experimenta desde seu segundo ano um processo prático de internacionalização – sobretudo a partir da edição de 2013, quando foi homologado pela Confederação Brasileira de Motociclismo como Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Os competidores do Brasil já enfrentaram, nesses três primeiros anos, pilotos da Argentina, do Uruguai, da Venezuela, de Portugal, da Itália, da Espanha e da França.
A homologação é benéfica tanto aos pilotos estrangeiros quanto aos do Brasil, na análise de Firmo Alves. “A chancela da FIM vai trazer mais pilotos de outros países ao Moto 1000 GP. Os brasileiros vão ter acesso novas técnicas através do contato com pilotos de outras escolas sem precisar ir para a Europa, por exemplo. A expectativa é de trazermos o que há de melhor no mundo para a motovelocidade brasileira, fortalecendo pilotos e patrocinadores”, finaliza.
Calendário do Moto 1000 GP 2014
4 de maio – Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira / Santa Cruz do Sul (RS)
15 de junho – Autódromo José Carlos Pace / São Paulo (SP)
27 de julho – Autódromo Internacional Ayrton Senna / Goiânia (GO)
31 de agosto – Autódromo Zilmar Beux / Cascavel (PR)
28 de setembro – Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira / Santa Cruz do Sul (RS)
26 de outubro – Autódromo Internacional de Curitiba / Pinhais (PR)
16 de novembro – Autódromo Internacional de Campo Grande / Campo Grande (MS)
7 de dezembro – Autódromo Internacional Ayrton Senna / Goiânia (GO)