Lançamentos Por Thays Martins 04/11/2021 11:43 (há 3 anos).

Isso mesmo que você leu, vamos falar sobre a moto CR7, ou CR700W, como preferir. Esse modelo da Crighton Motorcycles tirou do papel a ideia de fabricar uma motocicleta com motor rotativo… que entrega 200 cv em apenas 690cc!

A mente por trás da marca é a de Brian Crighton, o tricampeão britânico nas 50cc que trouxe sua experiência em corridas para trabalhar no desenvolvimento de motos. Dessa forma, o ex-piloto é um dos entusiastas dos motores rotativos e participou da exibição da moto CR7, garantindo muita fumaça e ronco do motor. 

.

  • Confira o vídeo com Brian mostrando o barulho do motor da CR7:

 

Conheça o motor rotativo 

Assim é a aparência do motor pequeno e compacto

O que caracteriza esse tipo de motor é a ausência dos pistões, que dão lugar aos rotores. Assim, o rotor realiza movimentos circulares, algo muito comum em propulsores de aeronaves.

O motor da CR7 tem rotor duplo de 690 cc, que consegue entregar potência máxima de 220 cv a 10.500 rpm e o generoso torque de 14,5 kfg.m a 9500 rpm. Além disso, as dimensões do propulsor também são interessantes. Ele mede 34 cm de comprimento e 24 cm de diâmetro, pesando apenas 24 kg, ou 43 kg incluindo a caixa de marcha com seis velocidades.

Assim, o modelo terá apenas 25 unidades comercializadas

Isso significa que essa moto, que era o sonho idealizado de Brian, é mais potente que um carro de fórmula 1 ou uma moto da MotoGP. A CR7 consegue render 319 cv por litro! Um motor aspirado usado na F1, como o Ferrari F2004, entrega 309 cv por litro e  as motos da MotoGP têm cerca de 300 cv por litro.  Entendeu a comparação entre a CR700W e o CR7 do futebol? Afinal, os dois são uma máquina!

Veja também:

.

Componentes e preço

Modelo sendo planejado pelo piloto e o engenheiro

Toda essa potência carrega uma moto que pesa 129,5 kg a seco. Partindo para os componentes, o modelo recebeu rodas Dymag de fibra de carbono e os freios são Brembo. Assim, uma parte curiosa é que os clientes poderão escolher se irão querer que a moto receba a suspensão Ohlins ou Bitubo.

Dessa forma, todo o projeto foi pensado para aguentar uma potência incrível

Por fim, o modelo custa algo em torno de R$ 646 mil em conversão direta e só haverá 25 unidades fabricadas por Brian, que atualmente está com 73 anos. “De muitas maneiras, o CR700W é o culminar das conquistas da minha carreira. Desenvolvido com meu excelente engenheiro-chefe, Shamoon Qurashi, ele encapsula o melhor da minha sabedoria em engenharia. E eu acredito que o resultado é a última palavra em motocicleta de pista e corrida ”, disse Brian.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos