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Nas idas e vindas das indústrias de motos e de carros nomes surgem enquanto outros são aposentados. E alguns retornam. No Brasil temos o caso clássico da Volkswagen, que retomou a produção do Voyage após um hiato de 13 anos. Já em nível mundial, uma moto Honda ficou longe das concessionárias por muito mais tempo…

… mas retornou. Estamos falando da clássica ST DAX, uma mini moto que fez muito sucesso nos anos 1970 ao lado da Monkey – que jamais deixou de ser produzida. Se antes era encontrada em versões de 50, 70 e 90 cilindradas, 22 anos depois ela retorna à vida como uma interessante 125.

moto honda dax 125

A DAX voltou à vida após mais de 20 anos de hiato. Modelo foi febre nos anos 1970 e teve algumas edições limitadas nas décadas seguintes. Agora retorna com o mesmo DNA, mas outro nível de acabamento e tecnologia

 

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ST DAX, a moto Honda que voltou das cinzas

A Honda DAX surgiu em 1968 com a ST 50, que logo seria exportada à Europa, Estados Unidos e Canadá. Algumas unidades acabariam até chegando em mercados mais distantes, como o Brasil. Se caracterizava pelas rodas pequenas, pneus ‘balão’ e especialmente pelo quadro caricato, que comportava o tanque de combustível dentro dele. Teve câmbios de 3 e de 4 marchas, com velocidades máximas variando de 45 a 75 km/h.

moto honda - st 50 1968

A ST 50, mais clássica das DAX – como a linha ST ficou conhecida em muitos mercados. Primeiro modelo surgiu em 1968

Ela seguiu em produção até 1982, quando já tinha opções de 90 e 70 cilindradas e dividia espaço com a Monkey. Como o modelo deixou saudades novas gerações surgiram, especialmente no Japão. Assim, a ST 70 ganho nova produção de 1991 a 1994 e a clássica ST 50 teve uma atualização de 1995 a 2000. Mas desde então ela deixou as lojas, para retornar apenas 22 anos depois.

moto honda 125 - dax vermelha

Rodas de 12 polegadas (mas agora em alumínio), banco plano para duas pessoas, luzes redondas, guidão alto e o tradicional chassi que esconde o tanque de gasolina. Os anos passaram, mas ela ainda é a Dax

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Como é a nova Honda DAX 125

Agora esta moto Honda ressurge aliando a tecnologia atual ao seu conhecido DNA. Assim, o chassi mantém a estrutura integral de aço, que suporta um banco para dois ocupantes – adultos, em tese. As rodas pequenas continuam lá, calçando rodas aro 12 em alumínio e pneus largos, com 120 mm na dianteira e 130 mm atrás.

 

O motor é herdado de outras Honda, como a SuperCub. É um monicilíndrico, SOHC, de 124 cm³ e arrefecimento a ar, que entrega 9,4 cv de potência e 1,1 kgf.m de torque máximos. A alimentação é por injeção eletrônica e o câmbio tem 4 velocidades, com embreagem semiautomática – como na Biz.

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E a tecnologia? Há freio ABS na roda dianteira e painel de instrumentos em LCD. Além disso, a iluminação é em LED e a suspensão dianteira tem garfo (de 31 mm) invertido. A tecnologia também contribuiu à economia, afinal agora o modelo faz cerca de 64 km por litro. Assim, o diminuto tanque de 3,8 litros (‘escondido’ dentro do chassi) garante autonomia superior aos 240 km.

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Quanto custa a nova moto Honda 125

A DAX 125 é mais uma daquelas motos que adoraríamos ter no Brasil. É econômica, leve (tem 104 kg já abastecida) e muito divertida. Além disso, chama a atenção por onde passa, se diferenciado das demais motos e scooter de baixa cilindrada.

dax 125 é uma das novas moto honda

Ainda não sabemos quanto a Dax 125 irá custar no exterior, mas seu preço deve ficar próximo dos 4 mil euros cobrados pelas outras mini motos da marca. Não há previsão de vir ao Brasil

Seu lançamento no exterior deve ocorrer em breve, já como modelo 2023, ocasião em que seu preço será divulgado. Na Europa ela ter valor próximo aos das também mini motos Monkey e MSX, pouco acima dos 4 mil euros (R$ 22 mil, em conversão direta). Estará à venda em cinza (Cadet Gray) e, claro, no atemporal vermelho (Pearl Nebula Red). Até aqui não há previsão de vir ao Brasil.

Grom, Dax e Monkey são algumas das mini motos oferecidas pela Honda no exterior atualmente

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza