As motos podem ganhar grande destaque no mercado pela sua agilidade, conforto, versatilidade ou economia. Mas já parou para pensar sobre quanto custa a moto mais cara do mundo? Vamos falar sobre seu valor, segmento e origem.
Sem rodeios, a moto mais cara do mundo custou 11 milhões de dólares, em 2008 – cerca de R$ 42,68 milhões de reais na cotação da época. Já separou o cofrinho para ver se o montante guardado dará para moto de ouro?!
Assim, a moto se chama Neiman Marcus Fighter Limited Edition e pertence ao segmento streetfighter. O nome extenso vem de uma grande rede de lojas americana especializada em clientes de luxo intitulada ‘ ‘Neiman Marcus’. A loja existe desde 1907, data que Carrie e Herbert Marcus Neiman a criaram.
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Paixão por motos motivou a criação
Dessa forma, os proprietários da loja voltada para produtos luxuosos nutrem uma paixão por motocicletas e bolaram a ideia de organizar um leilão – só para os clientes mais abastados – de uma moto que seria, dito por eles, a ‘motocicleta mais exclusiva do mundo’.
Contudo, a história não para por aí. Para conseguir o feito de leiloar a moto mais exclusiva, os empresários tiveram que encomendar o protótipo do zero ao Confederate Motorcycles, empresa de renome no mercado das duas rodas.
Assim, a empresa produziu 45 unidades da Fighter pelo preço inicial de 110 mil dólares. Uma mixaria. Por isso um comprador anônimo resolveu esbanjar dinheiro e pagou por ela CEM VEZES o valor incial. Assim, arrematou a máquina por 11 milhões de dólares.
Moto mais cara: propulsor e design valem os 11 milhões?
O motor é um velho conhecido da Harley-Davidson com seus dois cilindros em V que compõem o V-Twin que entrega 1.996 cc. Com isso, esse sistema refrigerado a ar atinge 120 cv de potência e 18.6608 kfg.m de torque que pode chegar a máxima de 305 km/h.
Por fim, seu estilo foi inspirado em um produto de luxo vendido pela Neiman Marcus: relógios exclusivos. Dessa forma, o chassi é feito de titânio, alumínio e fibra de carbono de origem aeroespacial que remete aos relógios comercializados para os clientes de luxo.