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O desespero de todo piloto, seja ele experiente ou não, está no momento de precisar usar os freios nas paradas emergenciais, onde existe a possibilidade de derrapagem da roda traseira ou da dianteira. A tecnologia do sistema de freios ABS veio para ajudar a evitar tais derrapagens, assim como o artigo anterior nos ajudou a entender. Então, como devemos usar os freios (principalmente o traseiro) quando a moto não possui tal sistema eletrônico?  Freie sem usar a embreagem, ou seja, freie em conjunto com o FREIO MOTOR em situações de emergência. Veja o vídeo abaixo.

No vídeo acima foi usado uma moto sem ABS, mas com a utilização do freio traseiro e do motor. Veja que a moto pára com estabilidade e eficiência. A impressão que dá é que existe algum sistema eletrônico ajudando nas frenagens. Que nada! Foi o motor que “imitou” o ABS. Agora veja o outro vídeo quando não se usa o freio motor, com a mesma moto.

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Interessante, não é mesmo? Lembre-se, existem três freios na moto: freio dianteiro, freio traseiro e freio motor. Por isso utilize os três nas frenagens emergenciais e defensivas. Somente assim poderemos pilotar com maior segurança, pois um dos momentos mais perigosos e difíceis na pilotagem é quando precisamos parar a moto emergencialmente. Assim, veja como a moto pára de maneira segura e estável no vídeo abaixo:

É isso aí,  amigo leitor. Tente colocar em prática estes exercícios de frenagens em um lugar seguro e tire suas próprias conclusões. É muito importante entender que frenagem segura não é uma questão de força repentina, mas sim de força progressiva usada no manete e pedal de freio de sua moto.

Obs.: Os testes de frenagem foram feitos em pista seca e a 40 km/h, em curso de pilotagem defensiva, com ambiente seguro e controlado.

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Carlos Amaral
Carlos Amaral - Instrutor de pilotagem defensiva certificado pela Honda, instrutor de trânsito do Detran-SP na especialidade Direção Defensiva, palestrante da Porto Seguro Cia de Seguros Gerais, blogueiro e diretor operacional da Carlos Amaral Motorcycle Training