Já falamos algumas vezes da KLX 230 aqui no Motonline. Assim como a Honda Tornado, que deixou saudades aqui no Brasil, a moto trail da Kawasaki parece ser uma legitima off-road emplacada, leve, potente e ágil. Então: poderia essa Kawa atender a demanda do pessoal que sonha em ter uma motocicleta aventureira raiz?
Tornado 250 deixou saudades
A Honda XR 250 Tornado foi uma motocicleta de uso misto lançada em 2001 no Brasil e produzida até 2008, quando deu lugar à XRE 300. O modelo foi um grande sucesso de vendas, chegando a vender 9x mais que a concorrente direta Yamaha XT 225. Por isso, deixou saudades e é até hoje constantemente lembrada por motociclista que buscam uma ‘trail de verdade‘ para usar nas ruas.
A Tornado tinha fácil condução, com suspensões de longo curso – dianteira de 245 mm e 242 mm (ou 224 mm) na traseira. Outro destaque era o motor, mesmo usado na CBX 250 Twister: monocilíndrico de 249 cm³, com 23,3 cv e torque de 2.42 kgf.
No entanto, a moto que dominava as vendas no segmento de motos on-off road – que se tornou um símbolo de agilidade e resistência – ficou para traz no tempo e viu concorrentes como a XTZ 250 Lander chegarem. Com isso, o modelo foi aposentado no nosso mercado, mas segue viva em países como a Argentina.
Moto trail da Kawasaki: substituta à altura?
Será que uma moto trail da Kawasaki poderia ser a substituta para o nicho que a Tornado deixou? A KLX 230, vendida no exterior, apresenta todas as características que vimos na antiga Honda. Uma aventureira com 233 cc, cerca de 20 cv de potência e 1,9 kgf.m de torque.
Além de visual off-road, essa Kawa conta com roda dianteira de 21 polegadas e traseira de 18, ambas raiadas. E suspensões de longo curso, claro, estão incluídas também no pacote. Ou seja, seria a trail raiz que hoje falta aqui no nosso mercado.
E o preço? Essa moto trail da Kawasaki pode ser considerada barata. Em países como os Estados Unidos, ela custa 4.999 dólares (R$ 25,6 mil em conversão direta), quase 20% menos que a Versys 300 ABS. No Brasil, a Versys parte de R$ 35.510.
- O Xis da Questão: Yamaha XTZ 250 Lander ou Honda XR 250 Tornado?
- A valente Yamaha XTZ 125: review, ficha técnica e vídeo
- A história da Kawasaki KLR 650; A trail que resiste há décadas
Por que a KLX 230 não vem ao Brasil?
Sem dúvidas, a moto trail da Kawasaki seria um produto diferente aqui no Brasil. Isso porque a proposta de um modelo de uso misto – com ênfase no fora de estrada – não teria nenhuma concorrente direta.
No entanto, essa trail não deve chegar ao nosso mercado. Isso porque a Kawa aposta em modelos premium aqui no Brasil. Como exemplo, temos a linha Versys representando as motos de uso misto da marca. Além disso, a KLX não compartilha componentes com outros modelos, exigindo uma linha de montagem exclusiva na fábrica em Manaus, o que aumentaria seu preço.