Publicidade

Já falamos algumas vezes da KLX 230 aqui no Motonline. Assim como a Honda Tornado, que deixou saudades aqui no Brasil, a moto trail da Kawasaki parece ser uma legitima off-road emplacada, leve, potente e ágil. Então: poderia essa Kawa atender a demanda do pessoal que sonha em ter uma motocicleta aventureira raiz?

Tornado 250 deixou saudades

A Honda XR 250 Tornado foi uma motocicleta de uso misto lançada em 2001 no Brasil e produzida até 2008, quando deu lugar à XRE 300. O modelo foi um grande sucesso de vendas, chegando a vender 9x mais que a concorrente direta Yamaha XT 225. Por isso, deixou saudades e é até hoje constantemente lembrada por motociclista que buscam uma ‘trail de verdade‘ para usar nas ruas.

Tornado é a trail raiz que faz falta aqui no nosso mercado

A Tornado tinha fácil condução, com suspensões de longo curso – dianteira de 245 mm e 242 mm (ou 224 mm) na traseira. Outro destaque era o motor, mesmo usado na CBX 250 Twister: monocilíndrico de 249 cm³, com 23,3 cv e torque de 2.42 kgf.

Publicidade

No entanto, a moto que dominava as vendas no segmento de motos on-off road – que se tornou um símbolo de agilidade e resistência – ficou para traz no tempo e viu concorrentes como a XTZ 250 Lander chegarem. Com isso, o modelo foi aposentado no nosso mercado, mas segue viva em países como a Argentina.

 

Moto trail da Kawasaki: substituta à altura?

Será que uma moto trail da Kawasaki poderia ser a substituta para o nicho que a Tornado deixou? A KLX 230, vendida no exterior, apresenta todas as características que vimos na antiga Honda. Uma aventureira com 233 cc, cerca de 20 cv de potência e 1,9 kgf.m de torque.

moto trail kawasaki - klx 230

Leve, resistente, esguia, alta, simples. A KLX 230 poderia ser uma opção aos órfãos da Tornado 250 no Brasil

Publicidade

Além de visual off-road, essa Kawa conta com roda dianteira de 21 polegadas e traseira de 18, ambas raiadas. E suspensões de longo curso, claro, estão incluídas também no pacote. Ou seja, seria a trail raiz que hoje falta aqui no nosso mercado.

E o preço? Essa moto trail da Kawasaki pode ser considerada barata. Em países como os Estados Unidos, ela custa 4.999 dólares (R$ 25,6 mil em conversão direta), quase 20% menos que a Versys 300 ABS. No Brasil, a Versys parte de R$ 35.510.

 

 

Publicidade
moto trail kawasaki - versys x-300

A Kawasaki prefere trazer aventureiras mais refinadas ao Brasil, com foco na família Versys. Modelos como as KLX 230 e 650 estão fora da lista

Por que a KLX 230 não vem ao Brasil?

Sem dúvidas, a moto trail da Kawasaki seria um produto diferente aqui no Brasil. Isso porque a proposta de um modelo de uso misto – com ênfase no fora de estrada – não teria nenhuma concorrente direta.

No entanto, essa trail não deve chegar ao nosso mercado. Isso porque a Kawa aposta em modelos premium aqui no Brasil. Como exemplo, temos a linha Versys representando as motos de uso misto da marca. Além disso, a KLX não compartilha componentes com outros modelos, exigindo uma linha de montagem exclusiva na fábrica em Manaus, o que aumentaria seu preço.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]