Publicidade

A motocicleta é sinônimo de agilidade e praticidade para enfrentar o trânsito no dia a dia. Além disso, a hora de voar nas pistas chegou! Literalmente.

Uma moto voadora está sendo desenvolvida na Califórnia, nos Estados Unidos, e se chama Speeder. O modelo chega a velocidade máxima de 240 km/h, terá duas versões e o próprio software.

O Speeder é um empreendimento da JetPack Aviation, que passou pelo seu primeiro teste neste ano e já almeja novos voos. 

moto voadora

A moto voadora possui duas versões planejadas para o mercado

Publicidade

Contudo, não é a primeira vez que a empresa californiana investe em produtos voadores. Em 1960 a JetPack começou os estudos para desenvolver mochilas voadoras e, ao longo do tempo, criou até um centro de treinamento com simuladores para testar seus produtos.

 

Veja também:

Moto voadora: uso civil ou militar

O modelo ocupa a vaga de um carro no estacionamento

Publicidade

É possível pensar em motos voadoras em diferentes cenários, desde passeios até fazendo parte da segurança nacional de algum país. Dessa forma, a JetPack Aviation está criando uma versão comercial para recreação e outra opção militar.

Assim, a versão comercial do Speeder terá controle manual, mas também será possível programar a moto para voar de maneira autônoma. 

Contudo, a versão militar pode receber aprimoramento de autonomia

Além disso, o modelo será equipado com oito miniturbinas tendo uma autonomia de 20 minutos de duração, podendo alcançar até 240 km/h e 4.500 metros de altura

Publicidade

A moto também pode decolar e pousar verticalmente na maioria das pistas e ocupa o espaço de um carro no estacionamento. No entanto, a versão militar pode receber algum aprimoramento para garantir uma melhor autonomia.

Empesa é famosa pela suas mochilas voadoras, que começaram a ser desenvolvidas na década de 60

Moto voadora: preço de R$ 1,9 mi

Dessa forma, a moto voadora deve ser encomendada e o valor final chega  a 380 mil dólares

De acordo com a empresa, a moto voadora será mais leve do que a maioria das motocicletas de 125 cc, pesando 105 kg, totalmente estabilizada e simples de voar. A Jetpack Aviation também desenvolveu seu próprio software de controle de voo para monitorar e ajustar.

Uma versão atualizada do protótipo do Speeder passará por testes mais intensos até o início de 2022. Por fim, para encomendar a moto voadora é preciso desembolsar 10 mil dólares e após a finalização do projeto, é necessário pagar o total de 380 mil dólares. Em conversão direta, estamos falando de R$ 1,9 milhão.

moto voadora

Por fim, a empresa ainda não tem previsão de chegada para a moto voadora em outros países

Até o momento, a marca ainda está realizando os testes nos Estados Unidos e não revelou em quais países irá comercializar a moto voadora em versão civil. O brasileiro interessado no modelo terá que já ir guardando os quase 2 milhões de reais para garanti-la.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha