Customização Por Fernando Santos 01/09/2022 18:15 (há 2 anos).

Uma Yamaha XSR 700 foi customizada com cores que remetem a saudosa RD 350. Mais do que isso, o modelo foi preparado e ganhou até uma garrafa de Nitro para o seu motor! Confira mais sobre esse projeto.

Moto Yamaha nas cores da RD 350

A Yamaha XSR 700 customizada foi encomendada pela Yamaha Europa como parte de sua iniciativa Yard Built. Toda a sua aparência remete à RD 350 conhecida dos brasileiros. No entanto, a real inspiração foi a moto de corrida Yamaha FZR 750R com emblemas Sonauto Gauloises, de 1985.

Essa nova máquina foi construída por Brice Hennebert, na sua loja Workhorse Speed ​​​​Shop, com sede na Bélgica. Apelidada de “Sakura” a motocicleta foi construída também para competir no Sultans of Sprint Factory Class.

Para quem não sabe, o Sultans of Sprint é um festival, uma mostra que tem regras diretas para a Classe de Fábrica. Nada acima de dois cilindros é permitido e nada de modificação do quadro em torno de onde o motor é montado. E o braço oscilante não pode ser aumentado em mais de 20% de seu comprimento original.

Moto Yamaha customizada foi construida para o Sultans of Sprint

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Projeto ousado!

Depois de reduzir a XSR 700 apenas ao essencial, Hennebert começou a criar a carenagem. Reproduções de peças da época de 1985 não existem no mercado. Então ele martelou e moldou chapas de alumínio em uma réplica da FZR 750R.

Radiador ocupa toda a dianteira da moto

O farol deu lugar a um radiador para receber ar fresco soprando direto da pista. O tanque de combustível real está escondido na frente do motor. São apenas cerca de dois litros – o suficiente para uma corrida de 200 metros. Afinal de contas, estamos falando de uma moto dragster – para arrancadas.

No lugar do tanque original estão agora alojados componentes eletrônicos e o controlador NOS. Sim, essa máquina tem nitro! Um sistema NOS 150 Pro Series e controlador Max Extreme V2. Misturada à carroceria está a garrafa, com seu medidor informando a todos que esta máquina está pronta para rugir.

Sistema de nitro foi adicionado ao conjunto

O motor também não foi esquecido! Originalmente, o propulsor de dois cilindros paralelos tem 689 cc e rende 73,8 cv. Na Sakura, o bloco ganhou válvulas de titânio e pistões forjados. Um virabrequim sob medida foi adicionado, para lidar com as tolerâncias mais apertadas e exigentes.

Hennebert não revela números, mas deve ser um resultado interessante. Afinal de contas, depois de todas as modificações a moto pesa cerca de 40 kg a menos que os 186 originais.

A cada momento vemos uma nova nuance das mudanças na moto

Continuando com a transformação da XSR700, Hennebert teve que criar um subquadro completamente novo. E ele construiu tudo com tubos de cromoly de 20 mm. O garfo dianteiro é de uma velha Yamaha YZF-R1 e a traseira tem amortecedor de corrida Nitron de uma R3.

Para dar o toque final, Hennebert recorreu à Silver Machine, em Amsterdã, para o trabalho de estofamento. E tudo valeu a pena, a cada olhada uma nova surpresa é vista nessa máquina.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. fernandosantos@motonline.com.br
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