Uma Yamaha XSR 700 foi customizada com cores que remetem a saudosa RD 350. Mais do que isso, o modelo foi preparado e ganhou até uma garrafa de Nitro para o seu motor! Confira mais sobre esse projeto.
Moto Yamaha nas cores da RD 350
A Yamaha XSR 700 customizada foi encomendada pela Yamaha Europa como parte de sua iniciativa Yard Built. Toda a sua aparência remete à RD 350 conhecida dos brasileiros. No entanto, a real inspiração foi a moto de corrida Yamaha FZR 750R com emblemas Sonauto Gauloises, de 1985.
Essa nova máquina foi construída por Brice Hennebert, na sua loja Workhorse Speed Shop, com sede na Bélgica. Apelidada de “Sakura” a motocicleta foi construída também para competir no Sultans of Sprint Factory Class.
Para quem não sabe, o Sultans of Sprint é um festival, uma mostra que tem regras diretas para a Classe de Fábrica. Nada acima de dois cilindros é permitido e nada de modificação do quadro em torno de onde o motor é montado. E o braço oscilante não pode ser aumentado em mais de 20% de seu comprimento original.
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Projeto ousado!
Depois de reduzir a XSR 700 apenas ao essencial, Hennebert começou a criar a carenagem. Reproduções de peças da época de 1985 não existem no mercado. Então ele martelou e moldou chapas de alumínio em uma réplica da FZR 750R.
O farol deu lugar a um radiador para receber ar fresco soprando direto da pista. O tanque de combustível real está escondido na frente do motor. São apenas cerca de dois litros – o suficiente para uma corrida de 200 metros. Afinal de contas, estamos falando de uma moto dragster – para arrancadas.
No lugar do tanque original estão agora alojados componentes eletrônicos e o controlador NOS. Sim, essa máquina tem nitro! Um sistema NOS 150 Pro Series e controlador Max Extreme V2. Misturada à carroceria está a garrafa, com seu medidor informando a todos que esta máquina está pronta para rugir.
O motor também não foi esquecido! Originalmente, o propulsor de dois cilindros paralelos tem 689 cc e rende 73,8 cv. Na Sakura, o bloco ganhou válvulas de titânio e pistões forjados. Um virabrequim sob medida foi adicionado, para lidar com as tolerâncias mais apertadas e exigentes.
Hennebert não revela números, mas deve ser um resultado interessante. Afinal de contas, depois de todas as modificações a moto pesa cerca de 40 kg a menos que os 186 originais.
Continuando com a transformação da XSR700, Hennebert teve que criar um subquadro completamente novo. E ele construiu tudo com tubos de cromoly de 20 mm. O garfo dianteiro é de uma velha Yamaha YZF-R1 e a traseira tem amortecedor de corrida Nitron de uma R3.
Para dar o toque final, Hennebert recorreu à Silver Machine, em Amsterdã, para o trabalho de estofamento. E tudo valeu a pena, a cada olhada uma nova surpresa é vista nessa máquina.