MotoGP Por motonline 20/10/2013 09:51 (há 11 anos).

Pol Espargaró recuperou a liderança do Campeonato do Mundo de Moto2™ ao vencer o Grande Prêmio Tissot da Austrália deste domingo, na ausência do lesionado Scott Redding. Tom Lüthi e Jordi Torres completaram o pódio, com Tito Rabat terminando em oitavo.

Pol Espargaro da Tuenti HP 40 em Phillip Island, Austrália

Quando se olhar para trás para a corrida de 2013 de Phillip Island, a prova será provavelmente lembrada como um ponto de virada na temporada. A vantagem de Redding sofreu um duro golpe no sábado quando o britânico, há muito na liderança do campeonato, foi considerado inapto para correr após a queda da qual resultou fratura no pulso esquerdo. Depois de uma operação na noite de sábado o piloto da Marc VDS Racing Team teve de se resignar e ver a corrida do lado de fora da pista.

Espargaró (Tuenti HP 40) largou da pole pela quinta vez nesta temporada, com a companhia do colega de equipe e vencedor da corrida do fim-de-semana passado, em Sepang, Tito Rabat, que mostrou rapidez desde o início dos treinos na sexta-feira. A prova encurtada viu os pilotos lutarem pelas melhores posições durante 13 voltas no traçado australiano, com alguns receios em relação à durabilidade dos pneus surgidas na qualificação de sábado e a levarem à redução da distância de prova.

Fratura no pulso impede Scott Redding de correr, o que lhe custa a liderança do campeonato

Espargaró acabou liderarando desde o apagar das luzes para conquistar a quinta vitória da campanha e o segundo consecutivo em Phillip Island; pelo caminho o catalão passou para a liderança do campeonato pela primeira vez desde a abertura da temporada no Qatar. Num dia brilhante para Espargaró em termos de campeonato, o colega de equipe Rabat conseguiu apenas o oitavo posto após uma incursão para fora da pista.

Tom Lüthi (Interwetten Paddock Moto2 Racing) pressionou Espargaró durante toda a corrida para terminar em segundo e garantir o quinto pódio do ano, o segundo no espaço de uma semana. Jordi Torres levou a Aspar Team Moto2 ao terceiro posto, o seu primeiro pódio desde que venceu o Grande Prêmio da Alemanha em Julho. O Top 5 foi completado por Simone Corsi (NGM Mobile Racing) e pelo antigo vencedor de Phillip Island Alex de Angelis, que chegou a estar em segundo com a moto da NGM Mobile Forward Racing nos momentos iniciais da prova. O colega de equipe de Redding, Mika Kallio, foi sétimo, com Nico Terol (Aspar) e o piloto da casa Anthony West (QMMF Racing) completando os dez primeiros.

Foram cinco os pilotos que não terminaram: Julian Simon (Italtrans Racing Team), Johann Zarco (Came Iodaracing Project), Xavier Simeon (Maptaq SAG Zelos Team), Louis Rossi (Tech3) e Alex Mariñelarena (Blusens Avintia), enquanto Alex Pons (Tuenti HP 40) foi 24º após uma saída de pista. Pons, Takaaki Nakagami (Italtrans) e Marcel Schrotter (Maptaq SAG Zelos Team) foram os três penalizados por queimar a largada.

Faltando apenas as provas do Japão e Valência por disputar, Espargaró lidera agora o campeonato com 16 pontos de vantagem sobre Redding. Rabat é terceiro, a 36 pontos.

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos