MotoGP Por motonline 23/10/2013 23:16 (há 11 anos).

JAPÃO, MAIS UMA OPORTUNIDADE PARA MÁRQUEZ

Márquez tem nova chance de conquista do título antecipado em Montegi

Na última corrida da sequência de três provas no Extremo Oriente, o  Grande Prêmio AirAsia do Japão, em Motegi, Marc Márquez, da Repsol Honda Team, tem mais uma oportunidade de conquistar o título se superar Jorge Lorenzo, da Yamaha Factory Racing, por oito pontos, ou mais.

Márquez, que na última corrida foi desclassificado devido a erro da equipe quanto à janela de tempo para fazer a troca obrigatória de moto, vai tentar se reabilitar na pista caseira da Honda. Com uma natureza “stop-and-go”, ele e o colega de equipe Dani Pedrosa serão dois dos favoritos à vitória em Motegi. Lorenzo estará motivado pelo fato do campeonato estar outra vez ao seu alcance e isso será um grande incentivo depois da convincente vitória em Phillip Island. O homem da Yamaha sabe que só uma vitória lhe serve, o que torna a corrida com as Honda ainda mais interessante. O seu colega de equipe Valentino Rossi vai tentar estar entre os três primeiros depois do pódio da semana passada.

LORENZO FALA SOBRE A DRAMÁTICA VITÓRIA EM PHILLIP ISLAND

Jorge Lorenzo da Yamaha Factory Racing em Phillip Island

Num momento em que tenta defender o título de Campeão do Mundo de MotoGP™, Jorge Lorenzo falou sobre o grande resultado alcançado no Grande Prêmio Tissot da Austrália dizendo que teve sorte por ter acrescentado 25 pontos à sua pontuação e pela desclassificação de Marc Marquez.

O adversário de Lorenzo na conquista do título, Marc Márquez, viu a bandeira preta por ter entrado nos boxes fora da janela para trocar de moto, enquanto Lorenzo fez uma corrida perfeita, conseguindo assim tirar a máxima vantagem pelo erro do espanhol. Lorenzo largou para a corrida a 43 pontos do jovem, sabendo que se Márquez conseguisse marcar mais oito pontos do que ele, o título seria entregue quando faltam ainda duas etapas para disputar. Contudo, depois do resultado da corrida de domingo, Lorenzo está agora a apenas 18 pontos de Márquez, quando ainda faltam correr as etapas de Motegi e Valência.

Falando sobre a sua vitória numa corrida encurtada para 19 voltas, que incluiu uma mudança de moto obrigatória devido ao novo asfalto da pista de Phillip Island, Lorenzo afirmou: “Foi uma corrida louca e caótica, a primeira vez que tivemos de mudar de moto numa corrida seca. Foi preciso uma grande atenção por parte de todos e os mecânicos precisavam de estar sempre prontos, pois qualquer coisa podia acontecer”. “Treinamos muito a mudança de moto e isso foi uma das chaves da vitória. Fui mais lento no warm up e tivemos de mudar algumas coisas. Alteramos a estratégia e introduzimos algumas melhorias. Estive muito rápido na corrida, mas o Marc e o Dani (Pedrosa) também estavam muito rápidos”.

Falando sobre o toque com Márquez, quando o jovem da Honda deixava o pit lane na segunda moto, e a bandeira preta que foi mostrada ao seu adversário ao título, Lorenzo acrescentou:  “Freei muito tarde e o Marc estava saindo sair do pit lane, por isso houve o toque e tivemos sorte em evitar a queda. Erramos os dois. Ele não olhou para ver que eu vinha, mas foi 50/50. Quem já está na pista deve ter prioridade. Não sei exatamente o que aconteceu ao Marc, se foi um erro dele ou da equipe ou se ele não viu a placa da equipe”.

Consciente da sua sorte e da grande oportunidade que tem agora para reconquistar o título, Lorenzo acrescentou: “Tivemos muita sorte. Sem o erro do Marc acho que ficava em primeiro ou segundo. Agora o Campeonato mudou muito. Antes da corrida tínhamos 2 ou 3% de hipóteses e agora é de 20 ou 30%. Mas, o Marc é muito competitivo em todas as pistas, por isso precisamos dar o máximo em Motegi e Valência”.

MÁRQUEZ RECONHECE ERRO DA EQUIPE

Momento em que Márquez entra nos boxes para troca de moto no GP da Austrália

Marc Márquez admitiu que ele e a sua equipe não compreenderam a janela temporal da troca obrigatória de motos na corrida de Phillip Island, o que resultou na cara desclassificação da corrida.

O piloto da Repsol Honda começou o dia sabendo que podia garantir o título de MotoGP™ de 2013 caso somasse oito pontos ou mais que o rival Jorge Lorenzo na corrida daAustrália, que foi encurtada para 19 voltas; contudo, ele acabou perdento 25 pontos da vantagem que tinha para para o Campeão do Mundo Jorge Lorenzo.

Com a Bridgestone reconhecendo problemas de durabilidade dos pneus após os treinos livres e warm up, as alterações no regulamentos por circunstâncias especiais na reasfaltada pista de Phillip Island fez com que todos os pilotos tivessem de trocar de moto durante a corrida para poderem completar a segunda parte com pneus novos. A nova regra temporária dizia que nenhum piloto podia fazer mais que dez voltas com qualquer pneu slick, ou de chuva, e que em circunstâncias normais os pilotos teriam de trocar de máquina no final da nona, ou da décima volta. O colega de equipa de Márquez, Pedrosa, trocou de moto no final da nona volta e Lorenzo no final da décima, mas Márquez ficou na pista por mais uma volta com a primeira moto.

Após a corrida Márquez explicou que a sua equipe como um todo tinha compreendido que era possível completar 11 voltas. Ele afirmou: “O plano que tínhamos não era o correto, pensamos que podíamos fazer aquela volta. Pensamos que podíamos ir para o pit lane no final da 11ª volta. O problema não foi com a placa do muro dos boxes, isso estava bem; quando vi “Box” entrei. Agora temos de esquecer isto e concentrar-nos em Motegi”.

Questionado sobre se ainda acredita na conquista do campeonato nesta que tem sido uma impressionante temporada de estréia, Márquez respondeu de sorriso na cara: “Disse na quinta-feira que o campeonato é muito longo. Hoje aconteceu isto e talvez em Motegi aconteça outra coisa. Sei que estamos na direção certa, sinto-me bem com a moto. Hoje podia ter lutado pelo pódio, ou pela vitória”.

INFORMAÇÕES DO CIRCUITO

Localizado entre exuberante natureza do distrito de Kanto, o Circuito de Twin Ring, em Motegi, Japão, é composto por uma pista oval com um traçado de velocidade de 4,64 km de extensão, construído de acordo com os padrões internacionais.

Edificado pela Honda como a derradeira instalação de testes em Agosto de 1997, o circuito de velocidade tornou-se casa do MotoGP em 2000, enquanto a pista tinha por objetivo introduzir a cultura norte-americana de automobilismo no país.

O Twin Ring Motegi é uma grande atração para os fãs dos esportes motorizados durante todo o ano, já que é também o local onde se encontra o Honda Cellection Hall, um museu que abriga uma ilustre coleção de motos, carros e máquinas de competição de várias décadas. O complexo inclui também uma escola de direção defensiva e de pilotagem, uma pista de terra, uma de Kart, um hotel, restaurante, lojas e vários salões para eventos, além de empregar cerca de 300 pessoas.

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos