MotoGP Por motonline 28/09/2013 10:54 (há 12 anos).

OS NÚMEROS DO GRANDE PRÊMIO IVECO DE ARAGÃO

Aragão será o palco da 14ª das 18 etapas do Campeonato do Mundo de MotoGP™. Há quem diga que o número mais importante é o 25, os pontos de uma vitória num grande prêmio, mas há sempre muitos mais fatos no ar…

71Bradley Smith somou 71 pontos nas 13 primeiras corridas da classe de MotoGP™, o que é já o maior total de um britânico na temporada de estreia no MotoGP™ desde que James Toseland totalizou 105 pontos em 2008.

43 anos – No primeiro dia de treinos do Grande Prêmio de Aragão passaram-se exatamente 43 anos do dia em que Barry Sheene estreou nos grandes prêmios no circuito citadino de Montjuic, em Barcelona, pilotando uma Suzuki. Sheene liderou a corrida nos momentos iniciais, terminando em segundo, atrás de Angel Nieto.

28 – O quinto lugar de Dominique Aegerter em São Marino foi o 28º resultado consecutivo com marcação de pontos. A última corrida em que ficou sem marcar foi na primeira prova do ano passado, no Qatar, em que terminou em 18º. Essa foi a única vez em 39 corridas na Moto2™ que Aegerter não pontuou. Por coincidência, o suíço festeja o 23º aniversário na segunda-feira após o GP de Aragão.

28 – No dia da corrida do Grande Prêmio de Aragão, Dani Pedrosa celebra 28 anos.

25Nico Terol celebrou 25 anos no primeiro dia de treinos.

16 – Os pilotos KTM venceram as últimas 16 corridas de Moto3™. Esta é a terceira mais longa sequência de vitórias sucessivas na categoria mais baixa por parte de um construtor. Só a Honda conta com sequências mais longas: 19 vitórias nas temporadas 1990/91 e 17 em 1992/93.

4 – Os mesmo três pilotos (Jorge Lorenzo, Dani Pedrosa e Marc Márquez) estiveram no pódio nas últimas quatro corridas de MotoGP™. Esta á primeira vez na história que os mesmos três pilotos terminam no pódio em quatro corridas consecutivas da categoria rainha dos grandes prêmios.

4 Valentino Rossi terminou em quarto nas últimas quatro corridas. Esta é apenas a segunda vez na história que o mesmo piloto terminou em quarto em quatro provas consecutivas da categoria rainha. O outro piloto com igual registo é Ron Haslam, que foi quarto em quatro GPs consecutivos de 500cc na temporada de 1984.

3 – Com Yuki Takahashi a não ter partido para a corrida de Misano são agora apenas três os pilotos que partiram em todas as corridas de Moto2™ disputadas desde a estreia da classe em 2010: Scott Redding, Dominique Aegerter e Simone Corsi.

3 – Aragão é um dos apenas três traçados do atual calendário do Mundial em que Jorge Lorenzo não conquistou uma vitória em qualquer uma das três classes dos grandes prêmios; os outros dois são Sachsering, na Alemanha, e o Circuito das Américas em Austin, Texas, traçado estreou este ano no calendário.

2 – No Grande Prêmio de Aragão Maria Herrera Muñoz vai participar na Moto3™. Isso significa que, pela primeira vez desde o GP de Espanha de 1994, o grid contará com duas pilotos. Nesse GP de Espanha em particular Daniela Tognoli e Tomoko Igata foram para a corrida de 125cc.

2 – Aragão é um de apenas dois dos presentes traçados do calendário, ao lado de Austin, onde a Yamaha nunca venceu na categoria de MotoGP™.

2 – Dois pilotos Ducati terminaram no pódio no primeiro Grande Prêmio de Aragão em 2010, com Casey Stoner vencendo a corrida e Nicky Hayden terminando em terceiro. Essa foi a última vez até à data em que a Ducati colocou dois pilotos no pódio do MotoGP.

A EXPERIÊNCIA DO ÂNGULO DE INCLINAÇÃO
Pergunte aos estreantes qual é a coisa que mais os impressiona no MotoGP™ e são muitas as vezes em que a resposta não é a velocidade, apesar dos pilotos chegarem a rodar a mais de 350 km/h.

Comparação da capacidade de inclinação entre várias categorias de motos e as do MotoGP™

Com mais frequência do que se podia pensar, são os ângulos de inclinação que os pilotos atingem em curva, fazendo pêndulo nas motos, andando o mais rápido possível, é que mais impressiona os novatos. Com as grandes melhorias nos últimos anos na tecnologia dos pneus, com particular preocupação no que diz respeito à “aderência lateral” no ombro dos pneus, os pilotos atingem ângulos impressionantes que podem chegar aos 64º face à vertical – um feito impressionante quando comparado com as capacidades de fazer curva de outras motos.

Demonstração do piloto atingindo ângulo de inclinação de 64º

Na véspera do Grande Prêmio Iveco de Aragão a Yamaha YZR-M1 do Campeão do Mundo de MotoGP Jorge Lorenzo, fez uma demonstração com a moto parada na reta de chegada do MotorLand Aragón, numa plataforma especial para reproduzir o ângulo máximo de inclinação conseguido no MotoGP™, experiência gravada em vídeo.

Durante a transmissão do Grande Prêmio deste fim-de-semana, serão introduzidos dois novos gráficos que vão demonstrar bem como é que os pilotos tiram o máximo partido da aderência lateral, para atingirem a inclinação máxima e que também possibilitarão a comparação do estilo de pilotagem entre os pilotos.

Veja matéria publicada recentemente pelo Portal Motonline sobre esse tema:  clique aqui

HORÁRIOS DE TRANSMISSÃO DAS CORRIDAS

O canal SporTV2 transmitirá as corridas ao vivo nos seguintes horários:

Moto3™ – 16H30
Moto2™ – 17H30
MotoGP –  18H30


Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos