Motovelocidade Por Guilherme Augusto 16/06/2019 12:46 (há 5 anos).

Uma corrida imprevisível e quase inacreditável. Assim foi a sétima etapa da MotoGP 2019, disputada neste domingo na Catalunha, Espanha. Ao longo de 24 voltas, 11 pilotos ficaram pelo caminho, incluindo um grande acidente causado por Jorge Lorenzo ainda na segunda volta, em que derrubou consigo Maverick Viñales, Andrea Dovizioso e Valentino Rossi – todo os ponteiros da prova, exceto Marc Márquez. Foi um acidente com poder de mudar o rumo do campeonato.

Acidentes, quedas e abandonos marcaram a sétima etapa da MotoGP, na Catalunha. Logo na segunda volta Lorenzo caiu, tirando também Rossi, Vinales e Dovizioso da prova. Uma queda de abala o campeonato

Com os pilotos mais rápidos no chão, Márquez reinou sozinho durante todo o restante da prova, cabendo-lhe apenas administrar uma vantagem que chegava a casa dos seis segundos de diferença ao segundo colocado. Atrás, um pequeno pelotão brigava pela medalha de prata. Após várias ultrapassagens, acidentes, algumas quedas e abandonos, o segundo lugar ficou com o poleposition (e piloto revelação da temporada) Fabio Quartararo. O terceiro foi a um seguro Danilo Petrucci.

Zona de pontuação generosa

Um fato curioso da atípica corrida em solo espanhol está na pontuação. Como 11 pilotos abandonaram – e apenas 13 concluíram – a etapa, quem sobreviveu até a volta final foi agraciado com pontos no campeonato, independente do tempo em que registrou em pista. Desta forma, o piloto convidado francês Sylvain Guintoli, que encerrou o desafio na última colocação, garantiu três pontos para seu histórico no Mundial de Motovelocidade.

Márquez, próximo campeão da MotoGP

Como o vice-líder do campeonato Dovizioso não pode concluir a prova, Márquez abriu mais pontos na liderança da temporada. Agora são 37. O pentacampeão da classe rainha (ao que tudo indica será hexa em novembro próximo) tem 140, ante 103 de Dovi. Alex Rins é o terceiro, com 101, seguido por Danilo Petruci e seus 98. Rossi, distante do sonho do nono título na MotoGP, soma 72, fechando o top5.

A cena da comemoração com a equipe e fãs após vitórias já é mais que comum. Aos poucos, Márquez caminha para seu oitavo título no Mundial (sexto na MotoGP) e reforça a pergunta: o que (ou quem?) poderá por fim à sua era?

MotoGP – 7ª etapa, Catalunha – Resultados

1 – Marc Marquez 93 – Honda
2 – Fabio Quartararo 20 – Yamaha
3 – Danilo Petrucci 9 – Ducati
4 – Alex Rins 42 – Suzuki
5 – Jack Miller 43 – Ducati
6 – Joan Mir 36 – Suzuki
7 – Pol Espargaro 44 – KTM
8 – Takaai Nakagami 30 – Honda
9 – Tito Rabat 53 – Ducati
10 – Johann Zarco 5 – KTM
11 – Andrea Iannone 29 – Aprilia
12 – Miguel Oliveira 88 – KTM
13 – Sylvain Guintoli 50 – Suzuki

OUT
Cal Crutchlow 35 – Honda
Franco Morbidelli 21 – Yamaha
Francesco Bagnaia 63 – Ducati
Hafizh Syahrin 55 – KTM
Valentino Rossi 46 – Yamaha
Andrea Dovizioso 4 – Ducati
Maverick Viñales 12 – Yamaha
Jorge Lorenzo 99 – Honda
Aleix Espargaro 41 – Aprilia
Karel Abraham 17 – Ducati
Bradley Smith 38 – Aprilia

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos