MotoGP Por Sidney Levy 20/05/2018 12:25 (há 7 anos).

Marcada pelas quedas inesperadas de Johann Zarco (Yamaha #5) e Andrea Dovizioso (Ducati #4), a 5ª etapa da da MotoGP, disputada no circuito francês de Le Mans, não teve grandes emoções. Para variar um pouco, o espanhol Marc Márquez (Honda #93) venceu e trouxe consigo um surpreendente Danilo Petrucci (Ducati #9) para a segunda posição e Valentino Rossi (Yamaha #46) para completar o pódio. Fechando o “top5” em Le Mans, Jack Miller (Ducati #43) em quarto e Dani Pedrosa (Honda #26) em quinto.

Como sempre, Jorge Lorenzo (Ducati #99) largou muito bem e pulou na frente, com o pole-position Johann Zarco (Yamaha #5) em segundo e a outra Ducati #4 de Andrea Dovizioso em terceiro. Lorenzo resistiu aos ataques de ambos até a queda de Dovizioso na terceira volta e logo em seguida de Zarco, que vinha empurrado pela sua torcida. Essas duas quedas logo no início facilitaram o trabalho de Marc Márques, que não teve dificuldade para ultrapassar Lorenzo, assim como Petrucci, ambos na volta 7.

Decepção de Zarco com queda na 5ª volta

Com o ritmo mais lento de Lorenzo, Rossi, Miller e Pedrosa também ultrapassaram o espanhol até o último terço da prova, quando tudo se estabilizou até a bandeirada final. Completaram o “top 10” atrás de Lorenzo, Maverick Viñales (Yamaha #25), Cal Crutchlow (Honda #35), Aleix Espargaró (Aprilia #41) e Alex Rins (Suzuki #42). Com esta terceira vitória consecutiva na temporada 2018, Márques consolida seu caminho para mais um provável título na MotoGP deste ano.

Moto2 sem emoção

Francesco Bagnaia (Kalex #42) quebrou a longa maldição de que o piloto que larga na pole-position não ganha a prova da Moto2. De ponta a ponta o piloto italiano não deu chance a ninguém e consolidou sua liderança na categoria intermediária do Mundial de Motovelocidade com a vitória no circuito francês de Le Mans.  O “irmão” Alex Márques (Kalex #73) largou em segundo e manteve a posição até o final. Joan Mir (Kalex #36) e Marcel Schrotter (Kalex #23) foram 3º e 4º respectivamente.

Petrucci bem que tentou, mas não conseguiu acompanhar Márquez

Disputa mesmo aconteceu apenas pela 5ª posição, entre Xavi Vierge (Kalex #97) que largou do box e fez uma espetacular corrida de recuperação, Romano Fenati (Kalex #13) e Miguel Oliveira (KTM #44), com Vierge levando a melhor, seguido do português Oliveira e do italiano Fenati na 7ª posição. Surpresa também foi o 10º lugar de Stefano Manzi (Suter #62), companheiro de equipe de Eric Granado (Suter #51), que teve mais um final de semana para esquecer, largando da 34ª posição e não conseguindo completar a segunda volta da prova.

Moto3: prova para cardíacos

E também para não perder o hábito, a Moto3 reservou as maiores emoções do final de semana em Le Mans. O pole-position Jorge Martin (Honda #88) liderou a corrida, revesando-se na ponta com Marco Bezzecchi (KTM #13) e Jakub Kornfeil (KTM #84). Mas o pelotão rodando no mesmo segundo tinha uma fila com outras seis motos, todas em condições de ganhar a primeira posição a qualquer momento. Lá estavam também Fabio Di Giannantonio (Honda #21), Enea Bastianini (Honda #33), Alberto Arenas (KTM #75) e Andrea Migno (KTM #16).

Na Moto3, sobra emoção e dramaticidade, com quedas e ultrapassagens todo o tempo

Com esse pelotão compacto, veio a última volta e Bastianini cai quando ocupa a 4ª posição e Korfeil bate na moto que escorrega na pista, decola e consegue seguir na prova apesar de aterrizar na brita, deixando desgarrar os 3 primeiros Bezzecchi, Martin e Di Giannantonio. Mas o melhor ainda veio na última curva, quando Di Gianantonnio ultrapassou a Martin e Bezzecchi, que se tocaram e caíram, deixando a corrida ali mesmo, a poucos metros da linha de chegada. No entanto, apesar da vitória, Di Giannantonio ficou com a terceira posição final porque foi punido com 3s por ter cortado caminho numa curva. Assim, a vitória caiu no colo de Alberto Arenas, com Andrea Migno em segundo, seguido de Marcos Ramirez (KTM #42), Di Gianantonnio e Nicollo Antoneli (Honda #23).

Fotos: motogp.com

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos