Motovelocidade Por Mário Sérgio Figueredo 12/04/2015 18:51 (há 10 anos).

Depois do resultado atípico no GP do Qatar, quando amargou apenas a 5ª colocação, Marc Márquez (Repsol Honda Team) fez as pazes com a vitória neste domingo no Grande Prêmio das Américas, realizado na cidade de Austin, nos Estados Unidos. Foi a primeira vitória do bicampeão (2013 e 2014) nesta temporada, entretanto sem a costumeira tranquilidade de temporadas passadas, sendo pressionado pela Ducati de Andrea Dovizioso (Ducati Team) e a Yamaha de Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP), que completaram o pódio em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

As Ducati mostraram que o resultado da corrida passada (2º lugar com Dovizioso e 3º lugar com Andrea Iannone) não foi apenas um acaso. Provaram que vieram para disputar de igual para igual com Honda e Yamaha as primeiras posições, apresentando excepcional força nas retas, mas perdendo para Honda e Yamaha nas curvas e saídas de curvas. Seguramente vão dar muita dor de cabeça às líderes por tradição. Quem ganha com isso é o amante da motovelocidade pois essa equalização de forças favorece mais equilíbrio nas disputas, prometendo pegas espetaculares nas próximas corridas da temporada.

A corrida começou com um atraso de 37 minutos provocado por uma indesejável poça d’água causada pelas chuvas que caíram momentos antes da corrida de Moto3™, tempo necessário para que a equipe de manutenção do circuito secasse o local que oferecia grande risco aos pilotos da categoria mais rápida do motociclismo mundial. Na primeira curva a Ducati de Dovizioso pulou na frente do pole Márquez e Rossi também teve um bom momento, ganhando uma posição, passando a ocupar o 3º posto. Também na primeira volta, Pol Espargaró caiu levando consigo Scott Redding, que não conseguiu desviar sua trajetória a tempo. Espargaró abandonou na primeira volta e Redding na 16ª volta.

Na 4ª volta Doviziozo era o líder, seguido de perto por Márquez, que por sua vez corria pressionado com Rossi colado na rabeta da sua moto, sendo obrigado a acelerar e a arriscar muito, culminando por ultrapassar Doviziozo no final da volta para assumir a ponta, mantendo-a até o final da corrida. Na 6ª volta Iannone passa Lorenzo, enquanto Rossi passa Doviziozo.

Na 11ª volta a corrida mostrou uma briga ferrenha entre as Ducati, culminando com a vantagem de Doviziozo, que manteve-se na 3ª colocação, deixando seu companheiro de equipe, Iannone, logo atrás. Poucos momentos depois Dovizioso consegue ultrapassar Rossi, assumindo a 2ª posição, mantendo-se nela até o final da corrida. Jorge Lorenzo tentou sem sucesso ganhar posições e terminou a prova na 4ª colocação, seguido de pertinho por Iannone. Dani Pedrosa não correu devido estar em recuperação sofrida no braço a poucos dias, tendo sido substituido por Hiroshi Aoyama, que terminou a corrida na 11ª posição.

Resultado – MotoGP™

MotoGP™ – resultado – GP das Américas

Com esses resultados, a pontuação acumulada do Mundial de MotoGP conta com Valentino Rossi na liderança (41 pontos), seguido de Andrea Doviziozo (40) e Marc Márquez (36).

A próxima corrida do Campeonato do Mundo de MotoGP™ acontece no dia 19 de Abril no Grande Prêmio da Argentina, no circuito de Termas de Río Hondo.

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos