Enfim, a notícia que todos apaixonados pela motovelocidade aguardavam: a MotoGP terá transmissão no Brasil em 2020. A Fox Sports divulgou nesta quinta-feira, 5 de março, que irá exibir ao vivo as provas do Mundial de Motovelocidade dessa temporada. A informação encerra a incerteza gerada em janeiro, quando a SporTV não renovou os direitos de transmissão e a competição não tinha outro contrato vigente para o país.
- Globo e SporTV não transmitirão a MotoGP em 2020
- MotoGP 2020: veja as novas motos, times e calendário
- Marc Márquez alcança recorde de pontos na MotoGP
- Saiba tudo o que aconteceu na temporada 2019 e as principais notícias da MotoGP
Para garantir a transmissão, a emissora estabeleceu parceria com o consórcio Rio Motorsport, adquirindo os direitos de imagem. Para lembrar, o grupo pretende construir o novo autódromo do Rio de Janeiro, traçado que deve receber o Mundial em 2022.
Junto da categoria principal, a MotoGP, as classes Moto2, Moto3, e classe elétrica Moto E (que conta com a participação do piloto brasileiro Eric Granado) também estarão na tela da Fox Sports. Já neste final de semana as competições da leve e superleve entram em ação na pista e na tela para o Grande Prêmio do Catar.
A estreia da MotoGP, entretanto, foi adiada. A presença da categoria rainha no grid do Catar foi cancelada em virtude do coronavírus e, pelo mesmo motivo, a corrida na Tailândia ganhou nova data, passando de 22 de março para 4 de outubro. Assim, a classe entra em cena apenas no GP das Américas, em Austin, nos Estados Unidos, em 5 de abril.
Guto, Fausto e o possível time de transmissão
A Fox Sports ainda não divulgou a equipe de apresentadores e comentaristas que vai tomar conta das corridas da MotoGP. Nos últimos dez anos a categoria esteve nas telas brasileiras pelo canal da SporTV, aos cuidados da dupla Guto Nejaim e Fausto Macieira, como narrador e comentarista, respectivamente.
A nova casa do campeonato, porém, dispõe de um grande time para transmissões de esporte a motor, tendo narradores como Téo José, Thiago Alves, Felipe Motta e Hamilton Rodrigues e os comentaristas Flávio Gomes, Rodrigo Mattar e Edgard Mello Filho. Atualmente a Fox Sports conta também com as categorias da Fórmula E, Nascar, SportsCar e o Mundial de Endurance.
Novo calendário da MotoGP 2020
Adotando procedimentos de segurança em virtude do coronavírus, o Mundial teve um leve ajustes no calendário. Além da estreia da MotoGP, que passou de 8 de março para 5 de abril, o GP da Tailândia, que seria a segunda etapa de 2020, passa a ser o 16º encontro da temporada. Ainda, o GP de Aragão, na Espanha, foi antecipado de 04 de outubro para 27 de setembro.
1ª – 08 de março – GP do Catar/Losail (apenas Moto2 e Moto3)
2ª – 05 de abril – GP das Américas/Austin
3ª – 19 de abril – GP da Argentina/Termas de Rio Hondo
4ª – 03 de maio – GP da Espanha/Jerez (válido também pela MotoE)
5ª – 17 de maio – GP da França/Le Mans
6ª – 31 de maio – GP da Itália/Mugello
7ª – 07 de junho – GP da Catalunha/Barcelona
8ª – 21 de junho – GP da Alemanha/Sachsenring
90ª – 28 de junho – GP da Holanda/Assen TT (válido também pela MotoE)
10ª – 12 de julho – GP da Finlândia/KymiRing
11ª – 09 de agosto – GP da República Tcheca/Brno
12ª – 16 de agosto – GP da Áustria/Red Bull Ring (válido também pela MotoE)
13ª – 30 de agosto – GP da Grã-Bretanha/Silverstone
14ª – 13 de setembro – GP da San Marino/Misano (válido também pela MotoE)
15ª – 27 de setembro – GP da Aragão/MotorLand
16ª – 04 de outubro – GP da Tailândia/Chang
17ª – 18 de outubro – GP da Japão/Motegi
18ª – 25 de outubro – GP da Austrália/Phillip Island
19ª – 01 de novembro – GP da Malásia/Sepang
20ª – 15 de novembro – GP da Valência/Ricardo Tormo (válido também pela MotoE)