Publicidade

O Pajero TR4/Daslu de Eduardo Souza Ramos, nÆo permitiu surpresas e mostrou que ‚ o rei de Ilhabela, chegando em quarto na regata decisiva deste s bado e garantindo o bicampeonato da 30¦ Semana Internacional de Vela de Ilhabela/Copa Mitsubishi Motors/Agfa, com apenas sete pontos perdidos.

O Pajero que possui em sua tripula‡Æo o Rafael Harada, colaborador do MOTONLINE, fez sua estr‚ia no mais importante evento n utico do pa¡s em 2001 e ficou em segundo lugar, perdendo do Sorsa. No ano passado, faturou o t¡tulo por antecipa‡Æo e nem precisou correr a £ltima regata. Agora repetiu a dose. Precisava apenas chegar em d‚cimo lugar e ganhou o t¡tulo com sobra. O segundo colocado na classe IMS (que re£ne os barcos mais r pidos) foi o Klimax, de Lars Grael e Alan Adler, com 16. Em terceiro ficou o Sorsa, com 17, vencedor da regata deste s bado.

O comandante Eduardo Souza Ramos, que venceu a competi‡Æo em 1991, com o barco Souza Ramos, detalhou que o barco de 43 p‚s ‚ ideal para ventos m‚dios, habituais em Ilhabela. “Talvez por isso estamos indo tÆo bem aqui”, acrescentou. Outro aspecto lembrado pelo velejador foi o entrosamento de sua tripula‡Æo. “A maior parte do grupo veleja junto h  mais de 10 anos. Al‚m disso, conto com o apoio de grandes amigos, como o t tico GastÆo Brun (campeÆo mundial de soling) e os argentinos Gabriel Borgstron e o Guillermo Parada, respons veis pela regulagem das velas”.

A pr¢xima competi‡Æo do Pajero ser  o Circuito Rio, no final de outubro. “Al‚m disso, estou querendo competir novamente no exterior, com outro barco. Acho que vou participar de campeonatos nos Estados Unidos no in¡cio do pr¢ximo ano”, adiantou.

Publicidade

Souza Ramos est  velejando pouco atualmente. Divide o tempo entre as atividades na sua empresa, a Mitsubishi Motors, e as competi‡äes de rally cross country. “Neste s bado fiz a minha d‚cima primeira regata do ano. Em outros momentos chegava a Ilhabela com 50 regatas disputadas. Agora est  cada vez mais dif¡cil escapar das responsabilidades. Por isso estou curtindo cada velejada, sentindo muito prazer. Quanto ao rally, estou avaliando se continuo, pois o n¡vel de exigˆncia f¡sica e t‚cnica ‚ extremamente alto e os riscos sempre crescem”, completou.

Classifica‡Æo final da 30¦ Semana de Vela de Ilhabela

1§) Pajero/Motonline TR4/Daslu Homem – 7 pontos perdidos
2§) Kl¡max – 16
3§) Sorsa Oi/Nokia – 17
4§) Touch‚ 20
5§) San Gregorio (Argentina) – 22
6§) Dreamer Delevop – 27
7§) Roberto Simäes Casa – 30
8§) Flash Gordon (Arg) – 34
9§) Neverlands 2 – 36
10§) Argos – 39.