As motos 4 cilindros têm um som único, que é só delas. Afinado e quase sinfônico, ele ganha volume e muda de tom à medida em que a rotação do motor sobe e, aliás, todo o comportamento da moto se transforma junto. Talvez por isso elas fazem tanto a cabeça do brasileiro.

Elas fazem sucesso por aqui desde os anos 1960, quando modelos como a primeira geração da Honda CB 750 vieram parar no país. Pouco depois, nos anos 1980, o assunto virou febre com a chegada da nova geração da CB Sete Galo, que em breve ganharia fabricação nacional. Aí não tinha mais jeito, a paixão pelo som e comportamento das 4cc já tinha entrado na veia.

sete galo é a mais icônica das motos 4 cilindros

A CB 750 Sete Galo era o símbolo máximo de desempenho e esportividade dos anos 1980. Há quem diga que o som de seu motor 4 cilindros lembra um carro de F1

 

Motos 4 cilindros de 2022

E assim elas se mantiveram sempre fortes e interessantes no nosso mercado. Numa história recente, as motos 4 cilindros tomaram as ruas na carona de sucessos como a Honda Hornet, a Yamaha XJ6, a Suzuki Bandit e a Kawasaki Z 800.

XJ6, Hornet, Bandit, FZ6, R6, CBR 600RR, Bandit, Z800… há algum tempo o mercado brasileiro tinha muitas opções de motos tetracilíndricas, mas a lista encolheu

Porém, hoje as opções são bem mais escassas. A Yamaha, famosa pela linha FZ, não tem mais nenhuma quatro canecos à venda no Brasil, seja naked ou esportiva. Ao mesmo tempo, várias outras marcas pisaram no freio – e a própria Hornet terá motor diferente na próxima geração. Mas então, quem restou? Quais as motos 4 cilindros mais baratas em 2022?

Moto BMW S 1000 RR

Marcas como Ducati e BMW até tem motos de 4 cilindros, mas os preços estão vários degraus acima. A S 1000 RR, por exemplo, varia de R$ 120 a R$ 158 mil

 

Motos 4 cilindros mais baratas do Brasil

Atualmente, apenas Honda, Kawasaki e Suzuki têm motos de 4 cilindros 0km à venda no Brasil. A lista também inclui BMW e Ducati, mas apenas em opções mais caras, que ultrapassam os R$ 120 mil, como as S 1000 RR e Multistrada V4S. Veja abaixo quais são as motos 4 cilindros mais acessíveis de 2022, com preços partindo da casa dos R$ 50 mil.

 

Preços das motos 4 cilindros

Modelo Preço Fipe Preço sugerido
1 Honda CB 650R R$ 56.115 R$ 48.440
2 Honda CBR 650R R$ 58.757 R$ 50.900
3 Kawasaki Z 900 R$ 59.217 R$ 57.640
4 Suzuki GSX 750S R$ 60.633 R$ 57.950
5 Kawasaki Z 900 RS R$ 65.088 R$ 63.750

Veja também

 

1. CB 650R: a mais barata das motos 4 cilindros em 2022

Com a aposentadoria da CB 650F, a CB 650R carrega a missão de ser a moto de 4cc mais acessível do país. E também é uma das com melhor relação custo e benefício.

cb 650r é a mais barata das motos 4 cilindros

Com visual no conceito NSC inspirado na 1000R e suspensões SHOWA, a CB 650R exibe seus famosos 4 canos saindo do motor. E custa cerca de R$ 50 mil

O modelo adota o mesmo visual Neo Sports Cafe da CB 1000R e desavizados podem confundi-la com a irmã maior facilmente. Além do design, se destaca pelo pacote com embreagem assistida e deslizante, iluminação full LED e suspensões SHOWA.

Motor: 649 cc
Potência: 88,4 cv a 11500 rpm e 6,13 kgf.m de torque a 8000 rpm
Dimensões (CxLxA): 2128 x 784 x 1076 mm
Peso a seco: 190 kg

 

2. Honda CBR 650R

É a irmã carenada da CB 650R, com quem compartilha inúmeros componentes, inclusive o motor. Mas há diferenças, claro.

motos 4 cilindros: cbr é a esportiva mais barata

A CBR 650R é a moto esportiva com 4 cilindros mais barata do Brasil. Tem visual inspirado na geração anterior da Fireblade e mesmo conjunto mecânico da CB – com números de potência idênticos

A CBR é esportiva e tem carenagem integral inspirada na CBR 1000RR Fireblade. Também conta com semiguidões (que deixam a posição mais baixa, garantindo uma experiência diferente ao guidão) e farol duplo. É uma opção de sport que alia conforto e desempenho.

Motor: 649 cc
Potência: 88,4 cv a 11500 rpm e 6,13 kgf.m de torque a 8000 rpm
Dimensões (CxLxA): 2128 x 749 x 1149 mm
Peso a seco: 196 kg

 

3. Kawasaki Z 900

Felizmente, as motos 4 cilindros ainda são comuns ao menos na Kawasaki. Por aqui, a marca oferece as ZX-6R, ZX-10R, Z 900 RS, Z 1000, Versys 1000 e Z 900, a mais barata delas.

z900, uma das motos 4 cilindros da kawasaki

A Z 900 é feroz e ágil. E também evoluiu muito em tecnologia recentemente

A Z 900 é agressiva, poderosa e atualizada. Em 2021 o modelo ganhou um novo pacote eletrônico, com novo conjunto de luzes full LED, painel TFT de 4,3 polegadas, 3 níveis de controle de tração, 4 modos de pilotagem e embreagem assistida e deslizante. Ainda há sistema de conectividade com smartphone, através do Rideology the App.

Motor: 948 cc
Potência: 125 cv a 9.500 rpm e 10,1 kgfm de torque a 7.700 rpm
Dimensões (CxLxA): 2.070 x 825 x 1.080 mm
Peso total (já abastecida): 212 kg

 

4. Suzuki GSX 750S

Quando o assunto é motos 4 cilindros, a Suzuki oferece as GSX-S 750, GSX-S 1000, GSX-R 1000R e Hayabusa. A mais acessível delas é a S 750, de quem fizemos um teste completo há poucas semanas.

motos 4 cilindros da suzuki, a gsx 750

Uma purista, a GSX 750 surpreende pela suvidade na cidade e empolga muito nas estradas. Só podia ser mais barata, para ser mais competitiva no segmento

O modelo aposta na harmonia de seu bem-resolvido conjunto mecânico, com motor herdado da GSX-R 750, mas tem pacote simples. Há apenas controle de tração em 3 níveis, freios ABS com pinças Nissin, sistema de partida rápida e lanterna em LED. Naked purista, também conta com suspensão dianteira KYB invertida e regulável.

Motor: 948 cc
Potência: 114 cv a 10.500 rpm e 8,26 kgfm de torque a 9.000 rpm
Dimensões (CxLxA): 2.125 x 785 x 1.030 mm
Peso a seco: 187 kg

 

5. Kawasaki Z 900 RS

Fechamos a lista das motos 4 cilindros mais baratas de 2022 com muito estilo. A Z 900 RS atrai olhares por aqui desde que chegou ao Brasil, em 2018, e inaugurou o conceito Retro Sport, hoje também seguido pela Z 650 RS.

z 900 rs tem pegada retrô e é uma das motos 4 cilindros

Que tal uma viagem ao passado, direto para a era dourada das naked de 4 cilindros? A Z 900 RS equilibra o melhor do passado com tecnologia atual

Ela tem a mesma base da Z 900 ‘padrão’ da geração anterior, mas com motor ‘amansado’ e design exclusivo. Com pegada setentista, tem visual puro e minimalista. Há tanque em formato de gota, assento único e com ranhuras, farol redondo (mas em LED), espelhos circulares e muitos detalhes em cromado. Veja o teste com o modelo.

Motor: 948 cc
Potência: 109 cv a 8.500 rpm e 9,7 kgfm de torque a 6.500 rpm
Dimensões (CxLxA): 2.125 x 785 x 1.030 mm
Peso a seco: 187 kg

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.moto>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza