Publicidade

Existem motos de filmes que viram clássicos, ícones ou mesmo cultivam uma geração de fãs. Por vezes, também, os longas ganharam vida pelas motocicletas, que são sempre lembradas com entusiasmo.

Com isso surgiram produções em que a estrela principal foi também a máquina de duas rodas. Tanto é que em alguns trabalhos, não dá nem para imaginar como seria sem as motos em cena. Confira uma lista com as Top 13 mais icônicas das telonas:

Motos de filmes: ícones do cinema

1º O Selvagem
2º Easy Rider – Sem Destino
3º Fugindo do Inferno
4º O Exterminador do Futuro 2
5º Top Gun – Ases Indomáveis
6º Desafiando os Limites
7º Capitão América – O primeiro Vingador
8º Rambo – Programado para Matar
9º Motoqueiro Fantasma – Espírito de Vingança
10º Matrix Reloaded
11º Missão Impossível 2
12º 007 – Operação Skyfall
13º Mad Max

Veja também:

Publicidade

 

Kawasaki KZ 1000

Kawasaki KZ 1000 assombrou as estradas em Mad Max

13º Mad Max – 1979 

Mad Max de 1979 é um prato cheio para os fãs de motos e carros. No filme o personagem de Mel Gibson, Max Rockatansky, é um policial rodoviário. Em uma Austrália infestada por gangues de motociclistas, o agente atua junto do colega motorizado pela Kawasaki KZ 1000 1977, o patrulheiro Jim Goose. Mas os vilões também rodam com KZ 1000.

 

Publicidade
Honda CRF 250R

Motos de filmes como o 007 são sempre um prato cheio para os fãs das duas rodas

12º 007 – Operação Skyfall – 2012

O agente secreto mais famoso do cinema, desta vez vivido por Daniel Craig, tem duras tarefas para cumprir. Com isso, nada melhor que uma versátil Honda CRF 250R. É com o modelo que o agente vive uma perseguição alucinante por ruas estreitas. Incorporando um espírito enduro, ele sobe escadas e roda até em telhados de casas!

 

 

Publicidade
Triumph Speed Triple 955i.

Speed Triple 955i teve que fazer o impossível para andar em todos os terrenos possíveis com Tom Cruise

11º Missão Impossível 2 – 2000

Agentes secretos sempre têm máquinas interessantes. Aqui vemos Ethan Hunt, vivido por Tom Cruise, pilotando uma Triumph Speed Triple 955i. Na época, o modelo era novidade no mercado e satisfez os fãs com uma perseguição em alta velocidade nas telas. A moto rodou na terra e areia, mas também fritou muito pneu no asfalto.

 

Ducati 996

Ducati 996 atualmente descansa na garagem de Keanu Reeves. Destino?

10º Matrix Reloaded – 2003

Nesta sequência do clássico Matrix, Trinity (Carry Anne-Moss), pilota uma Ducati 996 em meio a uma auto estrada lotada de veículos. Na garupa ela leva um “chaveiro” misterioso, fugindo de maléficos gémeos albinos, e recorrendo a ajuda de Morpheus. Uma curiosidade: depois de ter rodado nas telonas, essa Ducati está agora sob os cuidados do escolhido Keanu Reeves.

 

Yamaha V-Max 1800

Motos de filmes: Yamaha V-Max dava show mesmo quando não envolvida pelas chamas

9º Motoqueiro Fantasma – Espírito de Vingança – 2011

Nicolas Cage dá vida no cinema à alma possuída de Johnny Blaze, que guiava uma Harley-Davidson. Mas para esta sequência foi escolhido um modelo de duas rodas menos óbvio ao personagem norte americano, mas não menos fascinante. Assim, quando Blaze surge em chamas na continuação da franquia, quem o carrega é a sinistra Yamaha V-Max 1800 (de quase 200 cv!).

 

Yamaha XT 250

Nada mais que ideal uma Yamaha XT 250 para as cenas de Rambo!

8º Rambo – Programado para Matar – 1982

Sylvester Stallone, ou melhor, Rambo, dá aos fãs uma perseguição quente a bordo de uma Yamaha XT 250. Fugindo do xerife Teasle ele faz poucas e boas com o modelo que era ainda uma novidade fresquinha no mercado norte americano. Vale a pena conferir Rambo dando nó nas autoridades com a sua XT.

 

Harley-Davidson WLA

Motos de filmes: história da WLA voltou aos holofotes com Capitão América

Capitão América – O primeiro Vingador 2011  

Steve Rogers, o Capitão América, pilota motocicletas Harley-Davidson, do tipo WLA. Trata-se de nada menos que o modelo que ficou conhecido como a “Libertadora”, por ter chegado com os aliados norte americanos nos fronts da Segunda Guerra Mundial. O ator Chris Evans se vale do seu personagem para comandar e dar belas imagens da WLA aos amantes da sétima arte.

 

motos de filmes - indian scout

Motos de filmes: Indian Scout “Burt Monro Special” posa para foto no Salt Flats

6º Desafiando os Limites – 2005

O mais recente vencedor do Oscar, Anthony Hopkins, vive o piloto Burt Munro. Tudo isso para contar a história do homem que conquistou diversos recordes de velocidade com motos quando já estava na terceira idade, na década de 60. Assim, vemos incríveis imagens de uma Indian Scout “Burt Monro Special” 1920, cruzando o deserto salgado de Bonneville Salt Flats, nos Estados Unidos.

 

Kawasaki GPZ 900R Ninja - motos de filmes

Quem não se imaginou pilotando a Kawasaki GPZ 900R Ninja nos anos 80?

5º Top Gun – Ases Indomáveis – 1986

Uma das amostras do ápice dos anos 80 – sem dúvidas – são as cenas de Tom Cruise de casaco de couro, cruzando estrada com a sua amada, a bordo de uma Kawasaki GPZ 900R Ninja. Se para os padrões de hoje pode parecer “cringe”, saiba que o eterno piloto de caças, Maverick, vai vir atualizado na sequência do filme ao cinema. Ele deve chegar nas telonas com uma Kawasaki H2. Mas claro, com um novo affair e casaco de couro renovado!

 

Harley-Davidson Fat Boy - motos de filmes

O destino da humanidade viajou sobre a Fat Boy em Exterminador 2

4º O Exterminador do Futuro 2 – 1991

Vindo do futuro para salvar o líder da resistência John Connor, o androide T800 tem que se virar no longínquo passado. Chegando aos nossos dias, na pele de Arnold Schwarzenegger, o exterminador elege como seu veículo uma Harley-Davidson Fat Boy. Com o modelo ele realiza perseguições e fugas memoráveis. Tamanho o destaque sem dúvidas movimentou as vendas e desejos pela Fat, que era nova no mercado e promovia um retorno às raízes da Harley.

 

Triumph T6 - Fugindo do Inferno

Cenas realizadas com a Triumph T6 são lembradas até hoje como referências no cinema

3º Fugindo do Inferno – 1963

Um clássico do cinema de Steve McQueen! No longa, o soldado Hilts tenta constantemente fugir do campo nazista de priosioneiros de guerra. Em uma destas investidas, a única alternativa a ser usada pelo personagem de McQueen é uma Triumph T6. Com ela surgem cenas de tirar o fôlego. Recentemente o modelo ganhou um “revival” com edição limitada pela fabricante de motos britânica, a Scrambler 1200 Steve McQueen Edition.

 

motos de filmes - Easy Rider

Uma das motos mais reverenciadas e reproduzidas por fãs são as Harley-Davidson de Easy Rider

2º Easy Rider – Sem Destino – 1960

Peter Fonda movimentou a imaginação de gerações com a sua Harley-Davidson “Capitão América”. Uma moto tão icônica e customizada que pouco se via da original Hydra Glide além do motor. Junto também do ator Dennis Hopper em outra Harley, a dupla de desgarrados criou um clássico da contracultura sessentista. Tudo isso em uma época em que cruzar estradas sem rumo – de motocicletas – era coisa de fora da lei.

 

motos de filmes

Motos de filmes: um ícone dos cinemas atualmente em exposição

1º O Selvagem – 1953

Tudo tem um começo, e aqui está um dos clássicos que nos anos 50 lançou os filmes com motocicletas. Baseado no conto The Ciclists’ Raid, de Frank Rooney, o longa mostra a chegada de uma gangue de motoqueiros em uma pequena cidade. O grupo é liderado por Johnny, interpretado por Marlon Brando, a bordo de uma Triumph Thunderbird T6. Sem dúvidas foi o start do casamento entre as motos e o cinema.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]