Motos Elétricas Por Fernando Santos 10/02/2024 08:26 (há 3 meses).

A Yamaha, uma gigante do motociclismo mundial, investiu cerca de R$ 100 milhões em uma start-up de motos elétricas. A indiana River foi quem recebeu o voto de confiança da empresa, que agora também é sua parceira. Entenda mais sobre o negócio.

Motos elétricas: Yamaha e River

A start-up de motos elétricas River recebeu mais de 20 milhões de dólares da Yamaha. O valor correspondeu a cerca de 60% do adquirido pelos indianos, na rodada de investimentos que totalizou 40 milhões de dólares (quase R$ 200 milhões).

Indianos da River já captaram fundos no valor de US$ 68 milhões (aproximadamente R$ 337 milhões)

A River ganhou investidores como a Al Futtaim Group , Lowercarbon Capital, Toyota Ventures e Maniv Mobility. Desta forma, agora a marca elevou os fundos cumulativos arrecadados para US$ 68 milhões (aproximadamente R$ 337 milhões), desde seu início em março de 2021.

Entretanto, embora pareça apenas um movimento puramente financeiro entre as marcas, a Yamaha deixou claro que com o investimento vai além disso. Atualmente, a River não possui oferta de bateria em seu portfólio na Índia. Contudo, pode solucionar esta questão com ajuda dos japoneses, que trabalham para padronizar as unidades no mundo.

Executivos da Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha pretendem padronizar as baterias

Veja também:

Quem é a River

Fundada por Aravind Mani e Vipin George em 2021, a start-up de motos elétricas River apresenta uma rápida evolução da Índia. A marca revelou pela primeira vez seu produto inaugural em fevereiro de 2023: uma scooter elétrica chamada ‘Indie’ voltada para serviços públicos.

River Indie chegou com preço de lançamento de 125 mil rúpias (cerca de R$ 7.700 em conversão direta), o que coloca o modelo próximo de rivais como Bajaj Chetak, Ola S1 Pro e Ather 450X

As entregas da Indie começaram no final do ano, e a startup entregou cerca de 150 scooters na cidade Bangalore, até o momento. Entretanto, com os fundos recentemente garantidos, a River afirma que pretende desenvolver novos modelos futuros e expandir a sua rede de vendas e serviços em toda a Índia.

Atualmente, a startup tem um único ponto de venda. Contudo, a concessionária foi inaugurada somente em janeiro deste ano, na referida cidade de Bangalore. Por fim, a River promete novos pontos de venda e uma ambiciosa meta de produção de 5 mil unidades por mês até 2025.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. fernandosantos@motonline.com.br
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos