Motos na faixa de 400cc ganham força em 2025 com novos modelos, desempenho equilibrado e preços competitivos. Veja alguns destaques!

As motos na faixa de 400cc estão se consolidando como uma das principais apostas do setor de duas rodas no Brasil. Esse segmento, que já teve relevância histórica nos anos 1980 e 1990 com a icônica Honda CB400, volta a crescer de forma significativa em 2025, impulsionado por lançamentos, investimentos de marcas internacionais e números de vendas crescentes.

A Bajaj Dominar 400 é sem dúvida um dos grandes destaques entre as motos na faixa de 400cc - Divulgação
A Bajaj Dominar 400 é sem dúvida um dos grandes destaques entre as motos na faixa de 400cc – Divulgação

De acordo com a Fenabrave, as motocicletas entre 161 cm³ e 499 cm³ registraram aumento de 25,7% nas vendas de 2024. A tendência positiva chama a atenção tanto de fabricantes já consolidados quanto de novas marcas que começam a apostar em modelos que combinam potência intermediária, versatilidade e valores mais acessíveis do que as altas cilindradas.

Entre os fatores que justificam o bom momento das motos na faixa de 400cc estão o equilíbrio entre desempenho urbano e estradeiro, além de uma faixa de preço que ainda é considerada competitiva frente aos modelos de menor cilindrada, principalmente com a inclusão de equipamentos de série mais sofisticados, como painéis digitais, iluminação full LED, conectividade e recursos eletrônicos.

CFMoto Ibex 450: bastante aguarda no mercado nacional - Foto: Guilherme Augusto - Motonline
CFMoto Ibex 450: bastante aguarda no mercado nacional – Foto: Guilherme Augusto – Motonline

O cenário tem incentivado a chegada de novas opções nos estilos naked, trail e esportiva. A seguir, um panorama dos principais lançamentos e modelos já disponíveis ou previstos no Brasil nesse nicho. Neste momento, falaremos apenas de motos, os scooters merecem um capítulo à parte. 

Destaque: algumas motos na faixa de 400cc

Bajaj Dominar 400

A Dominar 400 representa a principal aposta da Bajaj no mercado brasileiro e se destaca pela boa relação entre desempenho e preço. O modelo é equipado com um motor monocilíndrico de 373,3 cm³, arrefecido a líquido, que entrega 40 cv de potência a 8.800 rpm e 3,56 kgf.m de torque a 6.500 rpm. A transmissão é de seis marchas e conta com embreagem assistida e deslizante. Em termos de ciclística, a moto traz suspensão dianteira invertida (USD), traseira monochoque ajustável, freios a disco com ABS em ambas as rodas e rodas de liga leve aro 17”. Com peso em ordem de marcha em torno de 182 kg e tanque de 13 litros, ela atende tanto o uso urbano quanto pequenas viagens.

Bajaj Dominar 400 - Novas cores - Divulgação
Motos na faixa de 400cc – Bajaj Dominar 400 – Novas cores – Divulgação

Entre os itens de série, o modelo conta com iluminação totalmente em LED, painel digital com dupla tela, protetores de motor e cárter, para-brisa, bagageiro com encosto para o garupa e banco bipartido. Atualmente está disponível nas cores Charcoal Black, Savanna Green, Canyon Red, Pearl White e Indigo Blue.

Royal Enfield Himalayan 450

Lançada em março de 2024, a nova geração da Himalayan trouxe uma série de melhorias significativas. O modelo agora utiliza o motor Sherpa 450, um monocilíndrico de 452 cm³ com refrigeração líquida, que desenvolve 40 cv a 8.000 rpm e torque de 4,0 kgf.m a 5.500 rpm. O câmbio é de seis marchas e o acelerador passou a ser eletrônico, com tecnologia Ride-by-Wire. A ciclística também evoluiu: a moto agora conta com suspensão dianteira invertida e traseira monochoque ajustável. As rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 17 na traseira vêm com pneus de uso misto, com opção de câmaras ou sem câmara, dependendo da versão.

Royal Enfield Himalayan 450 - Divulgação
Royal Enfield Himalayan 450 – Divulgação

A Himalayan 450 também inova em conectividade, com painel TFT colorido e digital, que oferece navegação integrada e personalização de informações. Há ainda porta USB, iluminação em LED, bolha frontal e banco ajustável em quatro posições. Os preços variam entre R$ 29.990 e R$ 31.990, com versões que diferem pelas cores e tipo de pneus.

Royal Enfield Guerrilla 450

Prevista para estrear no Brasil em setembro de 2025, a Guerrilla 450 compartilha o mesmo motor Sherpa 450 da Himalayan. Trata-se de um monocilíndrico de 452 cm³ com arrefecimento a líquido, potência de 40 cv a 8.000 rpm e torque de 4,08 kgf.m a 5.500 rpm. A proposta do modelo, porém, é mais voltada ao uso urbano e touring leve, com um visual moderno e compacto.

Royal Enfield Guerrilla 450 no Festival Interlagos - Foto: Guilherme Augusto - Motonline
Royal Enfield Guerrilla 450 no Festival Interlagos – Foto: Guilherme Augusto – Motonline

O modelo tem iluminação em LED, modos de pilotagem ajustáveis e porta USB tipo C. O painel ainda não teve seu formato confirmado oficialmente, mas a expectativa é que combine elementos digitais. As cores já anunciadas são Yellow Ribbon, Brava Blue, Smoke Silver e Peix Bronze. O preço ainda não foi divulgado oficialmente, mas a expectativa gira entre R$ 27.000 e R$ 30.000, ou seja, um preço menor que a Himalayan 450.

CFMoto Ibex 450 (450MT)

A CFMoto fará sua estreia no mercado brasileiro com a Ibex 450, também conhecida como 450MT em outros países. O modelo é uma adventure de média cilindrada, equipada com motor bicilíndrico paralelo de 449 cm³, capaz de entregar 44 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 4,4 kgf.m a 6.250 rpm. O câmbio é de seis marchas, com embreagem assistida. A proposta da moto é voltada ao uso misto e traz suspensão ajustável da KYB, com destaque para o curso longo e robustez para o off-road.

CFMoto Ibex 450 (450MT) - Divulgação
Motos na faixa de 400cc – CFMoto Ibex 450 (450MT) – Divulgação

A Ibex 450 possui painel TFT com conectividade, que oferece recursos de integração com dispositivos móveis e possibilidade de navegação. O modelo ainda está em fase de homologação no Brasil, com previsão de chegada ao mercado nacional apenas em 2026. O preço estimado, a princípio, é entre R$ 39 mil e R$ 41 mil.

Moto Morini Alltrhike 450

Apresentada durante o Festival Interlagos, a Alltrhike 450 é a aposta da italiana Moto Morini no segmento trail de média cilindrada. A moto utiliza um motor bicilíndrico paralelo de 450 cm³, que oferece 44 cv de potência. O modelo tem peso seco de 170 kg, o que proporciona uma combinação de leveza e robustez adequada tanto para iniciantes quanto para pilotos mais experientes no uso off-road.

Moto Morini Alltrhike 450: novidade no Festival Interlagos Motos 2025 - Divulgação
Moto Morini Alltrhike 450: novidade no Festival Interlagos Motos 2025 – Divulgação

O conjunto ciclístico inclui rodas raiadas com aro de 21 polegadas na dianteira e 17 na traseira, suspensões KYB com curso de 210 mm na frente e 190 mm atrás, além de freios a disco com ABS de dois canais, com possibilidade de desligamento para o off-road. O painel é digital e conta com sistema de navegação integrado.

A Moto Morini não deu mais detalhes a respeito do modelo, mas a princípio também está previsto para 2026.

Kawasaki Ninja ZX-4RR 2026

Fechando (com chave de ouro) a lista das motos na faixa de 400cc, a Ninja ZX-4RR é uma esportiva de alta performance voltada tanto para uso urbano quanto para pista. O modelo traz um motor de quatro cilindros em linha, com 399 cm³, capaz de gerar até 77 cv de potência a 14.000 rpm com o auxílio do sistema Ram Air, e torque de 3,9 kgf.m a 13.200 rpm. A diferença principal em relação à ZX-4R está nas suspensões, que são derivadas das superbikes: na dianteira, Showa SFF-BP; e na traseira, Showa BFRC-lite, com maior capacidade de ajuste e controle.

Kawasaki Ninja ZX-4RR 2026 - Foto: Guilherme Augusto - Motonline
Kawasaki Ninja ZX-4RR 2026 – Foto: Guilherme Augusto – Motonline

O modelo conta com painel TFT com conectividade, modos de pilotagem, controle de tração e quickshifter bidirecional. A Ninja ZX-4RR chega ao mercado brasileiro na versão KRT (verde Kawasaki), com preço público sugerido de R$ 60.390 já com frete incluso. Disponível nas concessionárias a partir de junho de 2025.

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Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
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