As motos na faixa de 400cc estão se consolidando como uma das principais apostas do setor de duas rodas no Brasil. Esse segmento, que já teve relevância histórica nos anos 1980 e 1990 com a icônica Honda CB400, volta a crescer de forma significativa em 2025, impulsionado por lançamentos, investimentos de marcas internacionais e números de vendas crescentes.
De acordo com a Fenabrave, as motocicletas entre 161 cm³ e 499 cm³ registraram aumento de 25,7% nas vendas de 2024. A tendência positiva chama a atenção tanto de fabricantes já consolidados quanto de novas marcas que começam a apostar em modelos que combinam potência intermediária, versatilidade e valores mais acessíveis do que as altas cilindradas.
Entre os fatores que justificam o bom momento das motos na faixa de 400cc estão o equilíbrio entre desempenho urbano e estradeiro, além de uma faixa de preço que ainda é considerada competitiva frente aos modelos de menor cilindrada, principalmente com a inclusão de equipamentos de série mais sofisticados, como painéis digitais, iluminação full LED, conectividade e recursos eletrônicos.
O cenário tem incentivado a chegada de novas opções nos estilos naked, trail e esportiva. A seguir, um panorama dos principais lançamentos e modelos já disponíveis ou previstos no Brasil nesse nicho. Neste momento, falaremos apenas de motos, os scooters merecem um capítulo à parte.
Destaque: algumas motos na faixa de 400cc
Bajaj Dominar 400
A Dominar 400 representa a principal aposta da Bajaj no mercado brasileiro e se destaca pela boa relação entre desempenho e preço. O modelo é equipado com um motor monocilíndrico de 373,3 cm³, arrefecido a líquido, que entrega 40 cv de potência a 8.800 rpm e 3,56 kgf.m de torque a 6.500 rpm. A transmissão é de seis marchas e conta com embreagem assistida e deslizante. Em termos de ciclística, a moto traz suspensão dianteira invertida (USD), traseira monochoque ajustável, freios a disco com ABS em ambas as rodas e rodas de liga leve aro 17”. Com peso em ordem de marcha em torno de 182 kg e tanque de 13 litros, ela atende tanto o uso urbano quanto pequenas viagens.
Entre os itens de série, o modelo conta com iluminação totalmente em LED, painel digital com dupla tela, protetores de motor e cárter, para-brisa, bagageiro com encosto para o garupa e banco bipartido. Atualmente está disponível nas cores Charcoal Black, Savanna Green, Canyon Red, Pearl White e Indigo Blue.
Royal Enfield Himalayan 450
Lançada em março de 2024, a nova geração da Himalayan trouxe uma série de melhorias significativas. O modelo agora utiliza o motor Sherpa 450, um monocilíndrico de 452 cm³ com refrigeração líquida, que desenvolve 40 cv a 8.000 rpm e torque de 4,0 kgf.m a 5.500 rpm. O câmbio é de seis marchas e o acelerador passou a ser eletrônico, com tecnologia Ride-by-Wire. A ciclística também evoluiu: a moto agora conta com suspensão dianteira invertida e traseira monochoque ajustável. As rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 17 na traseira vêm com pneus de uso misto, com opção de câmaras ou sem câmara, dependendo da versão.
A Himalayan 450 também inova em conectividade, com painel TFT colorido e digital, que oferece navegação integrada e personalização de informações. Há ainda porta USB, iluminação em LED, bolha frontal e banco ajustável em quatro posições. Os preços variam entre R$ 29.990 e R$ 31.990, com versões que diferem pelas cores e tipo de pneus.
Royal Enfield Guerrilla 450
Prevista para estrear no Brasil em setembro de 2025, a Guerrilla 450 compartilha o mesmo motor Sherpa 450 da Himalayan. Trata-se de um monocilíndrico de 452 cm³ com arrefecimento a líquido, potência de 40 cv a 8.000 rpm e torque de 4,08 kgf.m a 5.500 rpm. A proposta do modelo, porém, é mais voltada ao uso urbano e touring leve, com um visual moderno e compacto.
O modelo tem iluminação em LED, modos de pilotagem ajustáveis e porta USB tipo C. O painel ainda não teve seu formato confirmado oficialmente, mas a expectativa é que combine elementos digitais. As cores já anunciadas são Yellow Ribbon, Brava Blue, Smoke Silver e Peix Bronze. O preço ainda não foi divulgado oficialmente, mas a expectativa gira entre R$ 27.000 e R$ 30.000, ou seja, um preço menor que a Himalayan 450.
CFMoto Ibex 450 (450MT)
A CFMoto fará sua estreia no mercado brasileiro com a Ibex 450, também conhecida como 450MT em outros países. O modelo é uma adventure de média cilindrada, equipada com motor bicilíndrico paralelo de 449 cm³, capaz de entregar 44 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 4,4 kgf.m a 6.250 rpm. O câmbio é de seis marchas, com embreagem assistida. A proposta da moto é voltada ao uso misto e traz suspensão ajustável da KYB, com destaque para o curso longo e robustez para o off-road.
A Ibex 450 possui painel TFT com conectividade, que oferece recursos de integração com dispositivos móveis e possibilidade de navegação. O modelo ainda está em fase de homologação no Brasil, com previsão de chegada ao mercado nacional apenas em 2026. O preço estimado, a princípio, é entre R$ 39 mil e R$ 41 mil.
Moto Morini Alltrhike 450
Apresentada durante o Festival Interlagos, a Alltrhike 450 é a aposta da italiana Moto Morini no segmento trail de média cilindrada. A moto utiliza um motor bicilíndrico paralelo de 450 cm³, que oferece 44 cv de potência. O modelo tem peso seco de 170 kg, o que proporciona uma combinação de leveza e robustez adequada tanto para iniciantes quanto para pilotos mais experientes no uso off-road.
O conjunto ciclístico inclui rodas raiadas com aro de 21 polegadas na dianteira e 17 na traseira, suspensões KYB com curso de 210 mm na frente e 190 mm atrás, além de freios a disco com ABS de dois canais, com possibilidade de desligamento para o off-road. O painel é digital e conta com sistema de navegação integrado.
A Moto Morini não deu mais detalhes a respeito do modelo, mas a princípio também está previsto para 2026.
Kawasaki Ninja ZX-4RR 2026
Fechando (com chave de ouro) a lista das motos na faixa de 400cc, a Ninja ZX-4RR é uma esportiva de alta performance voltada tanto para uso urbano quanto para pista. O modelo traz um motor de quatro cilindros em linha, com 399 cm³, capaz de gerar até 77 cv de potência a 14.000 rpm com o auxílio do sistema Ram Air, e torque de 3,9 kgf.m a 13.200 rpm. A diferença principal em relação à ZX-4R está nas suspensões, que são derivadas das superbikes: na dianteira, Showa SFF-BP; e na traseira, Showa BFRC-lite, com maior capacidade de ajuste e controle.
O modelo conta com painel TFT com conectividade, modos de pilotagem, controle de tração e quickshifter bidirecional. A Ninja ZX-4RR chega ao mercado brasileiro na versão KRT (verde Kawasaki), com preço público sugerido de R$ 60.390 já com frete incluso. Disponível nas concessionárias a partir de junho de 2025.