Se o futuro do off road será elétrico ainda parece ser um mistério. Porém, quando o assunto são modelos de pequena capacidade, a respostas das fabricantes certamente parecem indicar que sim. Confira como as grandes marcas estão entrando nesse nicho de mercado.
O futuro do off road pode ser elétrico?
Apesar dos vastos esforços no desenvolvimento de motos elétricas, em todo o mundo, ainda há enormes obstáculos a serem superados. Mas se há uma área em que a energia elétrica já faz sentido é a das competição off road, principalmente no nicho dos modelos de entrada, com desempenho inferior.
Isso porque, a justificativa da possibilidade de se utilizar pequenas motos elétricas de motocross é simples. São modelos que não precisarão cobrir grandes distâncias entre as cargas e, se as baterias acabarem na pior das hipóteses, um pequeno empurrão de volta aos boxes já resolverá o problema.
O mais importante de tudo! Por serem praticamente silenciosas e livres de emissões, esses modelos de motos podem abrir caminho para a realização de eventos off road, uma vez que a realização em diferentes pistas e países sofre por críticas sobre os ruídos das máquinas a gasolina.
Marcas apostam nesse nicho
Já existem muitas motos elétricas off road infantis no mercado e grandes marcas estão tomando a frente. A KTM, por exemplo, tem a SX-E 3 e a SX-E 5 em sua linha, bem como os modelos de bicicletas ainda menores SX-E 1.12 e SX-E 1.16 para crianças.
A Triumph também está lá, já que no ano passado comprou a marca Oset, que fabrica pequenos modelos elétricos enduro e bicicletas. Lembrando que a Triumph deve lançar em breve a sua própria linha de motos de motocross e enduro, mas ainda movidas a gasolina…
Não vamos esquecer também da Honda CRF-E2, uma moto elétrica oficialmente licenciada e vendida exclusivamente nas concessionárias dos EUA. E parece que é para esse nicho de mercado que a chinesa CFMoto está indo. A fabricante registrou recentemente desenhos detalhados, para uma dupla de pequenas motos elétricas de motocross, movidas, claro, a bateria!
Veja também:
- Royal Enfield elétrica já está em fase de projeto
- Autonomia das motos elétricas será reduzida no Brasil? Entenda!
- Suzuki terá moto elétrica em 2024; veja tentativas anteriores
Chineses da CFMoto fazendo off road elétrica
A CFMoto tem parcerias de trabalho e desenvolvimento com a KTM. No entanto, os registros de design recentes dos chineses não parecem compartilhar nada com os modelos elétricos KTM SX-E. Isso porque, as motos em projeto da CF tem aparência mais futurista.
Mais do que isso, os modelos chineses devem ter uma nova carroceria, já projetada para se adequar à propulsão elétrica, em vez de simplesmente serem uma motocross convencional convertida para eletricidade.
A CFMoto registrou dois modelos, ambos parecem compartilhar o mesmo arranjo de motor e bateria, mas com quadros e rodas de tamanhos diferentes. O modelo menor é semelhante em proporções de uma SX-E 3 da KTM, com rodas de 10 polegadas na frente e atrás.
Enquanto isso, a CFMoto maior apresenta um quadro diferente, com garfo mais longo e um braço oscilante esticado. Suas rodas são maiores, aparentando ter 14 polegadas na dianteira e 12 polegadas na traseira – tornando uma máquina com proporções semelhantes à Yamaha YZ65.
Curiosamente, os designs da CF surgiram por meio do Escritório de Propriedade Intelectual da União Européia, não da China – talvez uma pista sobre o mercado em que devem estrear!