Publicidade

Se o futuro do off road será elétrico ainda parece ser um mistério. Porém, quando o assunto são modelos de pequena capacidade, a respostas das fabricantes certamente parecem indicar que sim. Confira como as grandes marcas estão entrando nesse nicho de mercado.

O futuro do off road pode ser elétrico?

Apesar dos vastos esforços no desenvolvimento de motos elétricas, em todo o mundo, ainda há enormes obstáculos a serem superados. Mas se há uma área em que a energia elétrica já faz sentido é a das competição off road, principalmente no nicho dos modelos de entrada, com desempenho inferior.

motos off road ktm na pista

Enquanto modelos de dois e quatro tempos podem ser barrados em função de nível de ruído, motos elétricas seriam a saída para competições

Isso porque, a justificativa da possibilidade de se utilizar pequenas motos elétricas de motocross é simples. São modelos que não precisarão cobrir grandes distâncias entre as cargas e, se as baterias acabarem na pior das hipóteses, um pequeno empurrão de volta aos boxes já resolverá o problema.

Publicidade

O mais importante de tudo! Por serem praticamente silenciosas e livres de emissões, esses modelos de motos podem abrir caminho para a realização de eventos off road, uma vez que a realização em diferentes pistas e países sofre por críticas sobre os ruídos das máquinas a gasolina.

KTM SX-E 5 é uma aposta da marca austríaca no mercado de pequenas elétricas off road

Marcas apostam nesse nicho

Já existem muitas motos elétricas off road infantis no mercado e grandes marcas estão tomando a frente. A KTM, por exemplo, tem a SX-E 3 e a SX-E 5 em sua linha, bem como os modelos de bicicletas ainda menores SX-E 1.12 e SX-E 1.16 para crianças.

A Triumph também está lá, já que no ano passado comprou a marca Oset, que fabrica pequenos modelos elétricos enduro e bicicletas. Lembrando que a Triumph deve lançar em breve a sua própria linha de motos de motocross e enduro, mas ainda movidas a gasolina…

Publicidade
moto eletrica off road honda

A menor CRF do mundo já é movida por baterias…

Não vamos esquecer também da Honda CRF-E2, uma moto elétrica oficialmente licenciada e vendida exclusivamente nas concessionárias dos EUA. E parece que é para esse nicho de mercado que a chinesa CFMoto está indo. A fabricante registrou recentemente desenhos detalhados, para uma dupla de pequenas motos elétricas de motocross, movidas, claro, a bateria!

Veja também:

Chineses da CFMoto fazendo off road elétrica

A CFMoto tem parcerias de trabalho e desenvolvimento com a KTM. No entanto, os registros de design recentes dos chineses não parecem compartilhar nada com os modelos elétricos KTM SX-E. Isso porque, as motos em projeto da CF tem aparência mais futurista.

Publicidade
moto eletrica off road cfmoto

Registros da marca chinesa já apontam para pequena moto off road elétrica

Mais do que isso, os modelos chineses devem ter uma nova carroceria, já projetada para se adequar à propulsão elétrica, em vez de simplesmente serem uma motocross convencional convertida para eletricidade.

A CFMoto registrou dois modelos, ambos parecem compartilhar o mesmo arranjo de motor e bateria, mas com quadros e rodas de tamanhos diferentes. O modelo menor é semelhante em proporções de uma SX-E 3 da KTM, com rodas de 10 polegadas na frente e atrás.

Modelo maior registrado pela CFMoto parece remeter as dimensões da Yamaha YZ65

Enquanto isso, a CFMoto maior apresenta um quadro diferente, com garfo mais longo e um braço oscilante esticado. Suas rodas são maiores, aparentando ter 14 polegadas na dianteira e 12 polegadas na traseira – tornando uma máquina com proporções semelhantes à Yamaha YZ65.

Curiosamente, os designs da CF surgiram por meio do Escritório de Propriedade Intelectual da União Européia, não da China – talvez uma pista sobre o mercado em que devem estrear!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]