Publicidade

Cada vez mais as pessoas buscam praticidade ao rodar na cidade ou mesmo em rodovias. E uma aliada nesta missão são as motos sem embreagem na mão, garantia de mais facilidade na hora de trocar as marchas. Conheça 5 modelos – para todos os gostos – que dispensam o item no guidão!

 

Motos que não tem embreagem são automáticas? 

Mas o que é mesmo embreagem? Nada mais que o mecanismo utilizado nos veículos para transmitir a rotação do motor para as engrenagens da caixa de marchas. Tudo isso, de forma resumida, para dosar a velocidade e rotação que vai ser despejada na roda.

Mas fique esperto! Nem todo modelo que dispensa o uso de manete na mão esquerda é automático. Ou seja, nem todas são automáticas de fato, com sistemas CVT ou o mais requintado DCT.

Publicidade

Yamaha Neo 125 conta com o acionamento do freio no local tradicional da embreagem

Yamaha Neo 125 

O scooter Yamaha Neo 125 conta com o câmbio automático, do tipo CVT. Mas então o que é aquele manete ali no lado esquerdo? Nesse modelo em específico trata-se do freio traseiro. Uma das diferenças na hora de guiar o pequeno de apenas 97 quilos no dia a dia da cidade.

 

 

Publicidade

Biz 110i é pratica, mas por isso automática…

Honda Biz 110i

A Honda Biz 110i por sua vez não é um scooter, mas sim uma CUB. O modelo não é automático, por tanto tem pedal de marchas. Mas dispensa o manete da mão esquerda, por ter câmbio rotativo de quatro velocidades e embreagem semiautomática, um formato que faz sucesso por aqui há mais de 20 anos.

Veja também:

 

Publicidade

 

Motos que não tem embreagem? Ou melhor um scooter que não tem o chato manete de acionamento

Kymco AK 550

Voltando a falar de modelos automáticos, essa opção não fica restrita a apenas pequenas motos. O scooter Kymco AK 550 (com motor de dois cilindros em linha de 550,4 cm³ e 51 cv) conta também com o uso de CVT. Conforto na hora de guiar e de viajar com o modelo.

 

 

VRF 1200F, a pioneira do DCT!

Honda VRF 1200F

Mas nem só de scooters e CVT é formado o mercado das motos sem embreagem, ou melhor sem o manete. A esportiva Honda VRF 1200F foi a primeira moto do Brasil com DCT, o câmbio automatizado de dupla embreagem. Se você optar por uma prepara-se para alguns solavancos, pois ela não tem a mesma suavidade da geração atual da tecnologia, presente nas Africa Twin, X-ADV e Gold Wing.

 

 

Africa Twin 1100 conta com o que tem de mais moderno na configuração DCT

Honda Africa Twin 1100

Falando em câmbio DCT, ele voltou! Desta vez na trail Africa Twin 1100. Quem disse que motos que não tem embreagem na mão não podem ser aventureiras? Nessa Honda, o sistema funciona por dupla embreagem dispensando o uso do manete e mesmo engate no pé, substituídos pela eletrônica.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]