Mercado Por Sidney Levy 26/10/2015 16:28 (há 9 anos).

O licenciamento de veículos novos e usados é um bom indicador sobre como anda o nível de interesse do público pelos produtos. No caso de motocicletas, os números da ANEF – Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras – mostram que, apesar da queda geral dos licenciamentos, a participação das motocicletas usadas nos negócios vem crescendo ano após ano.

Licenciamento de motos usadas cresce

Participação das motos usadas no bolo total vem aumentando

Os dados de 2015 em relação à 2014 mostram que, enquanto o licenciamento de motos zero km cai em média 10,6%, o de motocicletas usadas cresce 5,0%. O crescimento da participação das motos usadas no total geral desde 2012 é expressivo. Em 2012, o licenciamento de motos usadas representava 59,18% do total de motos licenciadas, índice que cresceu para 68,75% em 2015 até o mês de agosto, segundo o levantamento da ANEF.

Chama atenção ainda a forma de pagamento das motocicletas pelos consumidores. A queda vertiginosa dos financiamentos, que eram responsáveis por 56% das vendas em 2007, hoje detém apenas 33% do total. Quem ocupou o espaço perdido foram os pagamentos à vista e o sistema de Consórcio, que saltou de 24% em 2007 para 35% em 2015, ficando com a maior fatia do bolo. O Leasing, que chegou a deter 8% em 2008, desapareceu completamente. Resumo do cenário: queda nas vendas totais, com avanço das motos usadas e equilíbrio entre as formas de pagamento.

Equilíbrio total entre as formas de pagamento de motocicletas

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos