Publicidade

O iF DESIGN AWARD é um dos mais prestigiados prêmios de design do mundo e, pelo quinto ano consecutivo, teve a Yamaha como uma das vencedoras. A marca dos diapasões conquistou a distinção na categoria ‘produto’ com a esportiva MT-10 SP e com os scooters TMAX DX e XMAX 300 – modelos que, infelizmente, não temos à venda no Brasil. No ano passado, a empresa japonesa conquistou o prêmio com a XSR 900 (lembra da bela versão especial Abarth dela? Bom, difícil esquecer…)

Yamaha venceu (pelo quinto ano consecutivo) o tradicional iF DESIGN AWARD através das linhas agressivas e angulosas da 'hiper naked' MT-10 SP e dos scooters TMAX DX e XMAX 300

Yamaha venceu (pelo quinto ano consecutivo) o tradicional iF DESIGN AWARD através das linhas agressivas e angulosas da ‘hiper naked’ MT-10 SP e dos scooters TMAX DX e XMAX 300

O prêmio é atribuído pela iF International Forum Design, a mais antiga organização de design independente do planeta, com sede em Hannover, na Alemanha. Ele elege anualmente, desde 1953, os melhores projetos de produtos industriais e outros de todo o mundo. Em 2017 o Brasil foi representado no júri pelo designer paulistano (e sócio do escritório Questto Nó) Levi Girardi. Este ano, os vencedores foram conhecidos nesta semana e receberão seus troféus em março, no Museu da BMW, em Munique.

Yamaha vence com naked e scooters

A MT-10 SP é o suprassumo da famosa série MT e, por isso, vem equipada com ‘mimos’ como suspensão Öhlins e exclusivo painel de instrumentos digital. Sua construção é dividida com a da superesportiva R1M, incluindo o motor (aqui amansado) de 161 cv e o chassi. Já o design agressivo (com uma pincelada da franquia Transformers) é marcante no modelo desde que ele foi lançado, em 2016. Infelizmente, aqui no Brasil ficamos apenas assistindo quando a MT-10 ganhou vida.

Publicidade
MT-10 SP

MT-10 SP

MT-10 SP

MT-10 SP

MT-10 SP

MT-10 SP

MT-10 SP

MT-10 SP

Publicidade

Substituto do XMAX 250, o XMAX 300 destaca-se pela sua agilidade e caráter esportivo. “O novo modelo oferece níveis ainda mais elevados de conforto e praticidade, enquanto confere ao estilo dinâmico da família MAX, performance e acabamento de luxo”, afirma a vencedora do prêmio iF DESIGN AWARD. Segundo a própria Yamaha, o XMAX 300 é um modelo intermediário da série e está prestes ‘a ser lançado globalmente’.

XMAX 300

XMAX 300

XMAX 300

XMAX 300

XMAX 300

XMAX 300

Publicidade

O TMAX é o conceituado maxi scooter de 530 cc – lançado em 2001 e famoso por ser pilotado por Valentino Rossi nos corredores da MotoGP. Para a Yamaha, hoje o “TMAX DX representa a derradeira fusão e equilíbrio de dois estilos num único conjunto. A aceleração dinâmica, juntamente com a condução ágil e a travagem fora de série, conferem a este maxi scooter níveis de performance equiparáveis aos das motos esportivas”. Além de desempenho, o modelo também se destaca pelo conforto, dando direito a itens como controle da velocidade de cruzeiro e painel digital personalizável. O modelo esteve à venda por pouco tempo no Brasil e recentemente voltou a ser notícia, quando a Kymco lançou o concorrente AK 550 aqui e deu nova vida ao segmento no País. Quem sabe, em algum carnaval futuro, ele volte ao nosso mercado…

TMAX DX

TMAX DX

TMAX DX

TMAX DX

TMAX DX

TMAX DX

TMAX DX

TMAX DX

separador_yamaha

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza