Publicidade

Recentemente, a Suzuki anunciou o seu novo projeto em parceria com a SkyDrive para produzir um veículo voador da marca japonesa. Isso só mostra o quanto motos e aviões já estiveram (e seguem) próximos. Relembre histórias envolvendo marcas de motos e projetos alados – alguns de sucesso, outros que ficaram pelo caminho.

Motos e aviões: BMW

Começando com um clássico, a BMW. A Fábrica Bávara de Motores (Bayerische Motoren Werke) surgiu como uma fabricante de motores de aeronaves na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Por isso muitos acreditam, ainda hoje, que o logo da marca faz alusão a hélices de aviões.

Famosa por carros e motos, a BMW nasceu como uma fábrica de motos para aviões. Por isso, segundo muitos, seu logo foi inspirado em hélices

A empresa desenvolveu, por exemplo, o motor BMW VI que serviu para equipar os caças da Luftwaffe. Dentre alguns modelos de aviões que receberam motores BMW estão os modelos Dornier Do 10 e o Heinkel He 70. Dessa forma, a BMW é um dos poucos casos em que saiu dos céus para a terra, até se tornar a BMW que conhecemos hoje em dia.

Publicidade
Motor BMW usado em aviões durante a Segunda Guerra Mundial

Motor BMW usado em aviões durante a Segunda Guerra Mundial

Mitsubishi e seu início da aviação

Assim como a BMW, a Mitsubishi iniciou suas operações durante a Segunda Guerra, só que dessa vez para os japoneses. A empresa foi responsável por produzir os caças A6M Zero e F-1. Aliás, o A6M foi uma das principais armas de guerra do Japão durante os conflitos e tido como imbatível nos primeiros anos do confronto.

aviões e motos - mitsubishi

Mesmo com cabine e tanque de combustível praticamente desprotegidos, o Mitsubishi Zero era tão eficiente ao ponto de ganhar o apelido de ‘invencível’

Recentemente, a Mitsubishi tentou reviver suas origens ao começar a trabalhar no Mitsubishi SpaceJet. Um jato com capacidade para 100 passageiros para concorrer nesse mercado crescente da aviação. Porém, o desenvolvimento precisou parar por conta da pandemia. Além disso, claro, ela segue como refência no segmento de carros e caminhonetes.

Publicidade
aviões e motos - scooter da mitsubishi

Pigeon, scooter da Mitsubishi fazia referência à aviação e foi lançada logo após o fim da Segunda Guerra Mundial

Mas e as motos? A marca nasceu com os aviões e ficou famosa pelos carros, mas já investiu no segmento duas rodas também. Um de seus principais produtos foi a Silver Pigeon, scooter criada para ajudar o país a se reerguer no pós-guerra. Produzida de 1946 a 1963 foi um dos poucos projetos de motos da japoensa.

Honda: sucesso com aviões e motos

A Honda é a única dessa lista que ainda produz de forma simultânea motos e aviões. Aliás, conquistou o êxito nos dois segmentos. Fundada em 1946, a marca é a maior fabricante de motos da atualidade, única a quebrar a barreira das 15 milhões de motocicletas/ano.

Honda entra de vez no mercado de aviões com o Honda Jet

Sucesso de vendas, o HondaJet é um dos aviões executivos mais famosos do mundo

Publicidade

 

 

E segue ativa na aviação, especialmente com jatos executivos. Entre seus modelos estão o HA-420 HondaJet, com capacidade para seis passageiros e que pode chegar aos 790 km/h. Seu preço de venda gira em torno de US$ 5 milhões, cerca de R$ 25 milhões. Agora, a empresa trabalha no seu próximo modelo para ampliar a frota com o HondaJet 2600, prometendo mais autonomia, capacidade de passageiros e velocidade.

Kawasaki Heavy Industries

No Brasil, conhecemos bem a Kawasaki como uma das principais marcas de motos de alta cilindrada, mas na verdade ela faz parte de uma estrutura muito maior. Tanto que recentemente a divisão de motos se separou da poderosa Kawasaki Heavy Industries, companhia de maquinário pesado, desenvolvimento industrial, navios e, claro, aviões. De todas as marcas de motos citadas aqui, a Kawasaki talvez seja a que mais se destacou na aviação.

Kawasaki ganha o céus com o modelo militar C-2

Atualmente, a Kawasaki ganha os céus com o C-2, um dos aviões militares mais difundidos no mundo! Lembrando que ainda há vários outros modelos, claro…

A empresa já esteve na linha de frente fabricando caças durante as duas guerras mundiais e com a Kawasaki Heavy Industries já trouxe 7 modelos de aviões. No entanto, o maior sucesso continua sendo o Kawasaki C-2, uma aeronave de transporte militar, uma evolução do modelo C-1. Além disso, a marca esteve em projetos para desenvolver um avião movido a hidrogênio, que pode revolucionar o mundo da aviação.

Este é o Tamagawa, um navio-petroleiro com mais de 330 metros de extensão. A Kawasaki ainda faz diversas outras embarcações, submarinos, subversivos, navios governamentais, aviões, caças, máquinas pesadas. Ah, e motos

 

Veja também:

 

Avião da Yamaha?

Se tem Honda, Kawasaki e Suzuki tem Yamaha, certo? Sim, mas em pequena escala. Ao logo das décadas a marca nunca investiu pesado em aviões, mas criou alguns protótipos e motores para aeronaves, para clientes e fins específicos. Inclusive, neste momento está desenvolvendo um projeto em parceria com a ShinMaywa.

Aviao-com-motor-Yamaha-800x420

A Yamaha também tem alguns projetos de aeronaves. Inclusive um pequeno avião criado em parceria com a ShinMaywa e movido por um motor de 499 cc

A empresa japonesa atua em diversos setores do transporte e é responsável pelo grande avião anfíbio US-2, por exemplo. Com a Yamaha, está trabalhando em um pequeno monomotor, com finalidades civis e até agropecuárias. Uma curiosidade está no motor, um pequeno bicilíndrico de 499 cc que lembra muito os propulsores de motos – e assinado pela Yamaha, claro. Conheça essa história aqui.

 

 

 

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.