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Começa a chegar nos próximos dias nas concessionárias MV Agusta mais uma das integrantes da “famiglia” 800 da marca italiana: a Rivale. O modelo, que procura redefinir o conceito de exclusividade em duas rodas, traz em sua concepção características de uma naked com detalhes inspirados nas motocicletas de competição supermotard.

1,42 kg/cv: relação peso-potência privilegiada

1,42 kg/cv: relação peso-potência privilegiada

Seus principais destaques são o motor de 798 cc, três cilindros em linha com virabrequim contra rotativo, a potência máxima de 125 cv a 12.000 rpm, a relação peso-potência de apenas 1,42 kg/cv, a tecnologia CIVM (Motor & Vehicle Integrated Control System), o controle de tração ajustável em oito níveis, o chassi com estrutura modular com seção tubular de treliça de aço e chapas de alumínio e a suspensão traseira com braço oscilante único e amortecedor ajustável.

Esta moto valoriza o design, com o cuidado em todos os componentes e para cada superfície. A Rivale 800 flutua na fronteira entre futuro e nostalgia e foi considerada a motocicleta mais bonita do Salão de Milão/EICMA em 2012. O chassi está sempre em destaque e a área central da moto foi reduzida a limites extremos para garantir uma pilotagem com muita liberdade de movimento ao piloto. A traseira é marcada pelos piscas posicionados no para-lama “flutuante” e na dianteira a tecnologia LED é utilizada para realçar o perfil da motocicleta e os piscas frontais tridimensionais estão integrados aos protetores das mãos.

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Inspiração naked, mas com características de Supermotard

Inspiração naked, mas com características de Supermotard

O motor três cilindros em linha, desenhado e produzido inteiramente pela MV e que equipa os modelos da linha 800, já é um clássico no segmento. Muito compacto e leve, o bloco é fabricado por fundição a frio e tem forros integrais. Já os circuitos de refrigeração e lubrificação são integrados com o motor a fim de reduzir significativamente o tamanho. Com apenas 52 kg e com o virabrequim contra rotativo, equipamento de motos de competição e amplamente utilizado no MotoGP, o motor desta moto praticamente não faz qualquer efeito quando se muda de direção e isso resulta numa manobrabilidade excepcional.

A caixa de câmbio de seis velocidades independente e que pode ser extraída, está equipada com sistema EAS (Electronic Assisted Shifter) proporcionando trocas de marcha mais rápidas e precisas. Sua combinação com o motor oferece uma versatilidade e desempenho muito consistente e divertido para pilotos experientes.

Mobilidade total para o piloto, com muito controle eletrônico

Mobilidade total para o piloto, com muito controle eletrônico

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O sistema MVICS (Motor & Vehicle Integrated Control System, ou Sistema de Controle Integrado de Motor & Veículo) é uma plataforma exclusiva e que faz uma gestão integrada do funcionamento da motocicleta. Todos os parâmetros de controle eletrônico da moto podem ser geridos e coordenados, melhorando assim o desempenho e otimizando a eficiência termodinâmica em todas as condições. O sistema de aceleração Full Ride by Wire e o painel de instrumentos trabalham como interface entre piloto e o sistema MVICS, enquanto os controles no guidão possibilitam que o condutor interfira prontamente em uma ampla gama de parâmetros para personalização e segurança da motocicleta. Resposta do motor e de torque, limitação de giros, sensibilidade de aceleração e de freio motor são alguns dos itens que podem ser personalizados através da plataforma MVICS, que também inclui 8 níveis avançados de controle de tração que foram cuidadosamente definidos para garantir os melhores resultados em termos de entrega de potência, mesmo quando as condições de pilotagem forem mais críticas.

A combinação de tubulação ALS e placas de liga de alumínio foi a solução escolhida para este chassi. A seção dianteira tem tubos de aço e placas de liga de alumínio completam a estrutura traseira do chassi. O braço oscilante é longo se comparado com a distância entre eixos extremamente compacta (apenas 1.410 mm) e torna o chassi da Rivale uma peça feita sob medida. A Rivale 800 conta, ainda, com freios ABS de série com duplo disco flutuante dianteiro de 320 mm de diâmetro e as pinças Brembo radial monobloco com quatro pistões (32 mm de diâmetro). O traseiro conta com disco de 220mm e duplo pistão Brembo de 34mm de diâmetro.

Rivale 800: design em todos os detalhes

Rivale 800: design em todos os detalhes

O painel de instrumentos foi projetado e produzido exclusivamente para a Rivale. Totalmente digital, oferece fácil leitura das informações, especialmente dos indicadores de giro e velocidade. A versatilidade do painel permite ao piloto escolher a informação a ser exibida, mas o mapa de resposta do motor e a marcha selecionada estão sempre visíveis, bem como o nível do controle de tração e a temperatura do motor. Os controles no guidão são facilmente acessíveis e a distância das alavancas de freio podem ser ajustadas. As pedaleiras tem uma proteção de borracha para reduzir as vibrações, assegurando uma boa aderência ao calçado do motociclista.

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Com preço de lançamento de R$ 55.500,00, esta nova integrante da família 800 da marca italizana tem preço público sugerido de R$55.500,00 e estará disponível em outubro nas lojas da marca nas cores vermelha/prata e preto metálico.

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.