Novidades Por Guilherme Augusto 01/05/2024 11:29 (há 2 semanas).

Hoje é um dia de lembranças, de homenagens e resgatar quem foi Ayrton Senna. Mais que ‘apenas’ um multicampeão de automobilismo, o vitorioso piloto de F1 ascendeu ao posto de herói nacional e se tornou um dos mais famosos brasileiros da história. E, como qualquer um de nós, tinha suas paixões – inclusive em duas rodas. Aliás, quase colecionou um certo modelo.

 

Motos de Ayrton Senna

Senna faleceu há exatos 30 anos, no dia 1º de maio de 1994. Impossível ser uma data mais marcante. Afinal, enquanto celebrávamos o Dia do Trabalhador aqui, ele cumpria pela última vez o seu ofício que tantas alegrias deu ao nosso país. Ayrton morreu no Hospital Maggiore, em Bolonha, poucas horas após sofrer um grave acidente no circuito italiano de Ímola.

Eternizado como tricampeão de F1 e herói brasileiro, Senna também curtia moto. E até colecionou uma – ou quase isso

Mas voltemos às paixões de Ayrton. E não vamos destacar o aeromodelismo, o icônico Honda NSX que ajudou a construir, o time de futebol Corinthians ou os inúmeros affairs com modelos e atrizes. Bora relembrar algumas motos que ficaram famosas nas mãos do tricampeão de Fórmula 1? Com destaque àquela que mais vezes passou pela sua mão, claro.

 

A moto que Ayrton Senna ‘colecionou’

Quando falamos em Ayrton Senna de moto, logo lembramos de seus rolês de NX 150 ou da icônica imagem do ‘chefe’ lustrando sua Ducati. Porém, não foi nenhuma delas que ele chegou ao ponto de colecionar. Este papel foi desempenhado pela simpática scooter Vespa.

Em 1985, a Vespa daria uma scooter ao pole position de cada GP de F1. E, como conquistou a façanha 7 vezes, Senna levou 7 unidades da motinho para casa. Uma verdadeira coleção!

Aconteceu o seguinte: em 1985, a marca italiana era uma das apoiadores da Fórmula 1 e prometeu entregar 1 Vespa ao pole position de cada prova. E Senna, em sua segunda temporada no Mundial, faturou a pole 7 vezes. Logo, levou 7 ‘motinhos’ da Vespa para casa.

A coleção foi tão grande que possibilitou que uma unidade fosse personalizada com as cores do capacete do piloto. O responsável pelo projeto foi Sid Mosca, mesmo artista que criou o icônico capacete amarelo com listras em verde e azul.

Vespa personalizada com as cores do capacete de Senna. O autor não podia ser outro, se não Sid Mosca

 

Mais motos do tricampeão da F1

Senna era realmente apaixonado por velocidade – e por motos, rápidas ou não. Bora relembrar mais algumas que ele curtia usar para deslocamentos urbanos, experiências de pista ou até eventos sociais?

Veja também:

 

1. NX 150, a brasileira preferida de Ayrton Senna

Senna tinha um carinho especial pela Honda. E um contrato multimilionário, também. Assim, era frequentemente visto pilotando modelos da marca japonesa, mas parecia ter uma favorita. Quando estava no Brasil, não abria mão de um role na recém-lançada NX 150. A pequena trail se destacava pelas inéditas carenagens que envolviam o farol e também pela sempre bem-vinda partida elétrica.

Lançada em 1989, a NX 150 era bonita, alta, versátil e tinha partida elétrica. Assim, logo se tornou a queridinha de Senna no Brasil

 

2. A ‘quase CG’, CB 125S

Falando em Honda, Ayrton Senna foi flagrado pilotando várias motos da marca, sempre com foco nas esportivas e lançamentos. Mas, eventualmente, era visto em modelos mais simples, como a CB 125S. A pequena street foi lançada no fim dos anos 1970 e tinha várias semelhanças com a CG 125 que era produzida no Brasil na mesma época. Acompanhava Senna em entrevistas e pequenos deslocamentos pela Europa, especialmente antes de chegar à F1.

 

3. Monster M900

É impossível falar nas motos de Ayrton Senna, sem lembrar da Ducati. O tricampeão foi visto diversas vezes com modelos da marca, estampou campanhas publicitárias e até teve edições especiais em seu nome, como a inesquecível 916 Senna. Aliás, usava as motos da marca até para ir a eventos sociais, como fez com a novíssima Monster, numa ação que unia marketing com sua paixão por duas rodas.

De capacete aberto e terno, Senna desfila em eventos sociais com a novíssima Ducati Monster, em 1993. Frequentemente, Ayrton unia estratégias de marketing à sua paixão por motos

 

4. Ducati 851

Não sei qual atriz, modelo ou apresentadora mais acelerou o coração de Senna, nem se foi sua esposa, mas não há dúvidas quando o assunto é motos. A Desmo 851. A esportiva da Ducati ostentava as cores da Ferrari, que Senna sonhava um dia representar nas pistas – segundo o historiador Ernesto Rodrigues -, e era capaz de chegar aos 250 km/h com seu motor de 2 cilindros em V e 93 cv de potência.

Ducati Desmo 851. Sem dúvidas, a moto preferida de Ayrton Senna

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos